Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

In-Edit Brasil 2020 - Festival Internacional do Documentário Musical

In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical chega à sua 12ª edição totalmente on-line com acesso em todo território nacional; acesse br.in-edit.org e saiba mais!

 

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical chega à sua 12ª edição totalmente on-line e acontece de 9 a 20 de setembro, com mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. Entre as atividades que compõe a programação desta edição estão a Mostra Portugal, uma masterclass com o cultuado diretor inglês Julien Temple, encontros, debates e shows exclusivos com Autoramas, Felipe Cordeiro, Flicts e Negro Leo.

Toda a programação poderá ser acessada pela plataforma do Festival em in-edit-brasil.com e também através de plataformas parceiras (Sesc Digital e Spcine Play). Algumas programações tem ingressos vendidos pelo valor simbólico de R$3 e todo o dinheiro arrecado pelo será revertido em solidariedade a trabalhadores da cultura afetados pela pandemia.

No Panorama Brasileiro, que está dividido em Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc e Curtas Brasileiros, o Festival celebra mais um ano com uma ótima safra de documentários musicais que apresentam personagens como Dorival Caymmi, Pitty, Arto Lindsay, Mestre Cupijó, banda Flicts, Quebradeiras de Coco Babaçu, Felipe Cordeiro, Walter Smetak, Autoramas, Amaro Freitas, Mateus Aleluia, Elton Medeiros, entre outros.

Já na programação internacional, foram selecionados 20 filmes inéditos em circuitos comerciais. Entre os destaques estão White Riot, de Rubika Shah, sobre o movimento Rock Against Racism, que teve apoio de bandas como The Clash, Sham 69, Steel Pulse, entre outros; My Darling Vivian, de Matt Riddlehoover, no qual as filhas do primeiro casamento de Johnny Cash decidem contar sua versão após o sucesso do filme "Johnny e June";  Aznavour by Charles, de Marc di Domenico, com imagens feitas pelo cantor com uma câmera bolex que ganhou de presente de Edith Piaf; Kate Nash: Underestimate the Girl, de Amy Goldstein, sobre a cantora e compositora Kate Nash; entre outros.

Em 2020, o Festival apresenta a Mostra Portugal, em parceria com o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal e a agência de música Conecting Dots, com uma seleção dos documentários musicais recentes mais destacados do país. "Com o forte crescimento da economia portuguesa, a oferta de documentários musicais no país tem crescido como nunca. Para a ocasião, foram selecionados 5 documentários, além da biopic sensação do ano: Variações, que terá sua pré-estreia brasileira no festival", conta o diretor artístico do In-Edit Brasil, Marcelo Aliche.

Além dos filmes, o In-Edit Brasil oferecerá uma masterclass com o diretor inglês Julien Temple, com mediação do jornalista André Barcinski, e uma série de shows exclusivos com Autoramas, Felipe Cordeiro, Flicts e Negro Leo, que tocarão no estúdio Espaço Som, sem público e com transmissão ao vivo. Para completar, bate-papos com alguns dos diretores do Panorama Brasileiro e do Panorama Mundial. 

Uma parte da seleção do festival foi reservada para o streaming na plataforma beta do Sesc Digital. O In-Edit Brasil conta com patrocínio máster de Colombo Agroindústria, apoio da Spcine e realização de Sesc São Paulo, In Brasil Cultural e Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

 

Veja abaixo a programação dos filmes que estarão disponíveis gratuitamente no Cinema #EmCasaComSesc:

 

The Men's Room

Petter Sommer, Jo Vemund Svendsen | Noruega | 2018 | 75 minutos

O emocionante dia a dia de um coro masculino da Noruega que, enquanto ensaia para abrir o show do Black Sabbath, recebe a notícia de que seu maestro está morrendo de câncer. Filme vencedor do In-Edit Barcelona e de muitos outros festivais.

Sexta 11.09 às 18h até domingo 13.09 às 18h

 

Ibiza - The Silent Movie

Julien Temple | Reino Unido | 2019 | 90 minutos

A história de Ibiza contada em filme sem diálogos, mas cheio de música. Da chegada dos fenícios à explosão das macrodiscotecas, esta ilha mediterrânea sempre foi refúgio para forasteiros e sonhadores.

Domingo 13.09 às 18h até segunda 14.09 às 18h

 

Sufi, Saint And Swinger

Andrés Borda, Camila French | Colômbia, Reino Unido e Estados Unidos | 2019 | 71 minutos

A vida do jazzman Dr. Lloyd Miller parece ficção. Poliglota e multi-instrumentista ele estabelece uma estreita relação com o Irã e acaba se mudando para lá, onde passa a atender pelo nome Kurosh Ali Khan.

Segunda 14.09 às 18h até terça 15.09 às 18h

 

Memórias Afro-Atlânticas

Gabriela Barreto | Brasil | 2019 | 76 minutos

A história do linguista negro norte-americano Lorenzo Dow Turner, responsável por gravar e fotografar os terreiros de Candomblé, na Bahia, entre 1940 e 1941, gerando um acervo inédito.

Quarta 16.09 às 18h até sexta 18.09 às 18h

 

Batida de Lisboa

Rita Maia e Vasco Viana | Portugal | 2019 | 76 minutos

Músicos de diferentes gerações e origens, de Angola, São Tomé, Cabo Verde e Guiné Bissau, hoje tomam a cena de Lisboa e convertem a sua batida em um novo símbolo de identidade da capital lusitana.

Sexta 18.09 às 18h até sábado 19.09 às 18h