Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema Negro: Histórias e Experiências Estéticas

Em mais uma atividade relacionada à sétima arte, o Sesc Parque Dom Pedro II realiza, a partir do próximo dia 21 de setembro, o curso "Cinema Negro, Histórias e Experiências Estéticas". 

Realizada de forma on-line, em função do distanciamento social, a iniciativa, que faz parte do projeto institucional Do 13 ao 20 - (Re)Existência do Povo Negro, será conduzida ao vivo por Janaína Oliveira.

Pesquisadora e curadora, Janaína é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e e Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, nos Estados Unidos. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro), é idealizadora e coordenadora do FICINE (Fórum Itinerante de Cinema Negro) e é a programadora do Flaherty Film Seminar (EUA) para 2020/21.

Janaina Oliveira

A pesquisadora Janaina Oliveira (foto: arquivo pessoal)

 

Com pesquisas centradas na reflexão sobre o Cinema Negro no Brasil e na diáspora, assim como sobre as cinematografias africanas, sempre buscando conexões que possam incidir também na área da educação das relações étnicorraciais, há 11 anos Janaina orienta o projeto de pesquisa "Cinenegritude: reflexões sobre a invisibilidade das produções cinematográficas africanas e afro-brasileiras na contemporaneidade".

Quatro encontros, com muita história pra contar

Em quatro aulas, o curso traçará um panorama histórico e estético de algumas experiências fundamentais do cinema negro na diáspora, com ênfase no produção norte-americana e inglesa.

Aula 1
Cinema Negro / Negridade fílmica, sempre uma pergunta e nunca uma resposta. 

Aula 2 

As origens nos EUA: a era dos Race Movies
 

Aula 3
Cinema Negro, experiências coletivas: LA Rebellion, Black Audio Film Colective, Sankofa Film Collective

Aula 4
Cinema negro com Mulheres: os cinemas de Julie Dash, Kathleen Collins e Ja'Tovia Gary.

Sala cheia

Com vagas limitadas, as inscrições foram abertas e encerradas rápidamente. Mas o projeto do Do 13 ao 20 segue no Sesc São Paulo, com uma programação intensa e diversas oportunidade de aprendizagens significativas.

Continue acompanhando nossas redes e aproveite!