Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Centro de Música Sesc: conheça a programação de cursos online

Como é bom poder tocar um instrumento – já dizia Caetano Veloso! Melhor ainda se for em grupo, aprendendo a conviver com o outro, e descobrindo, para além da técnica, todas as possibilidades da expressão musical. Por acreditar nesses princípios e na importância da música como parte da formação humana, é que o Centro de Música do Sesc São Paulo foi criado há mais de 40 anos e agora se expandiu para o ambiente digital.

As atividades presenciais do Centro de Música (nas unidades Consolação, Guarulhos e Vila Mariana) permanecem suspensas, mas a programação online busca transpor para o ambiente virtual pilares do programa, como a prática coletiva e a diversidade - de técnicas, de públicos e de abordagens no ensino, tendo como eixos condutores as trocas de saberes (ainda que mediadas pela tecnologia), a ludicidade e a busca pela autonomia

Desenvolvidas por educadores do Sesc e por profissionais convidados, as primeiras atividades acontecem por meio de aulas em grupo na plataforma Zoom, vídeos abertos no Youtube e conteúdos em textos, vídeos e playlists que serão compartilhados nas redes sociais do Centro de Música Sesc. 

Siga e se inscreva nos canais do Centro de Música:

youtube.com/cmsesc
instagram.com/cmsesc
facebook.com/cmsesc
twitter.com/cmsesc

 

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO

> INSCRIÇÕES
   
a partir de 25 de novembro

Atividades com inscrição prévia
a partir de 25/11, 14h (Credencial Plena)
e de 26/11, 14h (vagas remanescentes para todos os públicos)

 

CONHECENDO O ESTUDO Nº1 DE VILLA-LOBOS
O professor do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, Mayki Fabiani, apresenta curso que detalha o Estudo n. 1 de Villa-Lobos em três partes, sendo a primeira uma contextualização histórica. Nesta parte comentaremos brevemente a respeito da vida e da obra de Villa-Lobos. Na segunda parte, conheceremos todos os acordes que compõem o Estudo n1, e na terceira parte trabalharemos o dedilhado da peça e falaremos da organização para que os interessados possam estudar de maneira eficiente. Além dos vídeos, haverá um encontro virtual com os integrantes do curso, para uma conversa sobre o Estudo n. 1.
 
Na década de 1920, o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos escreveu 12 estudos para violão e os dedicou ao renomado violonista Andres Segovia, a quem conhecera em 1923, em Paris. Há evidências de que o espanhol teria menosprezado as obras do brasileiro, hoje consideradas síntese do pensamento criador de Villa-Lobos, sobretudo o Estudo n. 1.
 
O objetivo pedagógico deste curso é trazer à luz conceitos históricos e práticos a respeito da obra de Heitor Villa-Lobos e oferecer uma orientação didática e prática sobre uma das obras mais icônicas para violão clássico.
 
Do ponto de vista metodológico, pretende-se criar uma narrativa que se inicia na historicidade do Estudo n. 1, passando pela construção técnica baseada em peças do violão clássico que antecipam o estudo propriamente dito e, então, o desenvolvimento técnico do próprio estudo, discutindo os acordes e os dedilhados.
 
Foram produzidos três vídeos com duração de 15’ a 25’ e, após a publicação do último, será realizado um encontro pela Plataforma Zoom para que o público interessado conheça um pouco mais sobre o conteúdo da ação, de forma interativa.

De 12 a 26/11, quintas-feiras, às 16h. Grátis. Vagas ilimitadas.
Plataforma: Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube 
Público: estudantes de violão e interessados em geral

27/11, de 19h às 21h. Encontro pela Plataforma Zoom somente para inscritos. 30 vagas. Valores: R$ 10,50 (Credencial Plena); R$17,50 (Meia); R$ 35 (Credencial de Atividades ou não credenciado). Inscrições a partir de 25/11, às 14h (Credencial Plena), e para todos os públicos em 26/11, às 14h (vagas remanescentes).
>>>> inscreva-se aqui a partir das 14h do dia 25 de novembro, quinta-feira

 

WORKSHOP DE FREVO COM O MAESTRO SPOK
Neste workshop ministrado pelo Maestro Spok, o público terá uma noção sobre os principais aspectos que caracterizam o frevo como identidade cultural pernambucana. Sua história, suas peculiaridades musicais e um passeio pela trajetória da SpokFrevo Orquestra.

Primeiro dia: A história do frevo. Principais raízes musicais do frevo. Modalidades do frevo. Maestros: os Sete Corações. Frevo: Patrimônio Imaterial da Humanidade. Celebração: 100 anos de Frevo. Orquestrão, a maior Orquestra de Frevo do mundo. Novos compositores e o futuro do Frevo

Segundo dia: Peculiaridades musicais do frevo. “Solando Frevo” – uso das partituras contidas no livro do Maestro Spok. O frevo na prática – tocando com o Maestro Spok.

Terceiro dia: A SpokFrevo Orquestra: início e formação. História. Turnês internacionais. O frevo nos maiores festivais de jazz do mundo. Do Frevo ao Jazz – a visita de Wynton Marsalis com a Jazz at Lincoln Center a Recife.

Dias 1, 3 e 8/12, terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30. Encontro pela Plataforma Zoom somente para inscritos. 80 vagas. Valores: R$ 16,50 (Credencial Plena); R$ 27,50 (Meia); R$ 55 (Credencial de Atividades ou não credenciado). Inscrições a partir de 25/11, às 14h (Credencial Plena), e para todos os públicos em 26/11, às 14h (vagas remanescentes).
>>>> inscreva-se aqui a partir das 14h do dia 25 de novembro, quinta-feira

 

GÊNEROS MUSICAIS
O que está por trás de conceitos como samba, choro, baião, jazz, pop ou rock? Quando e por que uma prática musical pode ser classificada como um gênero? O que é gênero musical? Buscando refletir sobre essas e outras questões quanto ao conceito de gênero em música, Marcio Guedes faz uma abordagem interdisciplinar sobre as práticas musicais nos âmbitos da música popular e erudita.

11/12, sexta-feira, às 20h. Encontro pela Plataforma Zoom somente para inscritos. 25 vagas. Valores: R$ 10,50 (Credencial Plena); R$17,50 (Meia); R$ 35 (Credencial de Atividades ou não credenciado). Inscrições a partir de 25/11, às 14h (Credencial Plena), e para todos os públicos em 26/11, às 14h (vagas remanescentes).
>>>> inscreva-se aqui a partir das 14h do dia 25 de novembro, quinta-feira

 



>>  PARA TODOS INTERESSADOS

Atividades online,
gratuitas,
sem necessidade de inscrição

 

– WEBSÉRIE: PAPO POP
de 7 de novembro a 12 de dezembro, sábados, 18h.
Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube 

Bozzo Barretti e Murilo Lima debatem as transformações da música popular brasileira ao longo das décadas baseando-se em canções icônicas de cada período. Serão abordados os fatos relevantes das diferentes fases em que as canções apresentadas nasceram e que influenciaram suas criações, desde contextos histórico-políticos até os dispositivos disponíveis para as produções musicais e que ditavam sonoridades.

- BATE-PAPO AO VIVO: CONVERSANDO SOBRE FREVO
26/11. Quinta, 18h.
com Maestro Spok e Mauricio Narutis
Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube

A SpokFrevo Orquestra é um patrimônio da cidade de Recife (PE) e tem viajado o mundo difundindo esse ritmo centenário. O Maestro Spok conta a história da orquestra e conversa sobre tradição e contemporaneidade no frevo.

- BATE-PAPO AO VIVO: MÚSICA E ARTES EM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
3/12. Quinta, 18h.
com Renato Veras Baptista e Thiago Ruiz
Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube

O encontro propõe um debate sobre os modos de uso das tecnologias aplicadas aos processos criativos artísticos, quer sejam as práticas musicais, quer sejam práticas artísticas diversas que fazem uso de recursos tecnológicos.
Ao longo do encontro, Renato Veras Baptista, músico e educador do Centro de Música, e Thiago Ruiz, artista e educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), ambos do Sesc Vila Mariana, irão conversar sobre suas práticas artísticas autorais, estabelecendo proximidades e distanciamentos entre seus processos criativos e os campos da música, da arte, e da tecnologia.

- BATE-PAPO AO VIVO: ENSINO COLETIVO DE MÚSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
10/12. Quinta, 18h.
com Samuel Kerr e Renata Celano
Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube

O bate-papo, que tem como convidado o regente e arranjador Samuel Kerr, aborda temas como o ensino e aprendizagem de práticas musicais coletivas, no passado e no presente, a trajetória musical de Samuel e sua atuação no Centro de Música do Sesc. Apresentação e mediação: Renata Celano, técnica de programação em música e diversidade do Sesc Consolação.

PLAYLISTS: O QUE É MÚSICA PARA CRIANÇAS
de 29 de novembro a 20 de dezembro, domingos, 11h
Educadores do Centro de Música
Playlists do Sesc São Paulo no Spotify e Deezer

Série de playlists no Spotify e Deezer, elaboradas pelos educadores dos Centros de Música, com o intuito de incentivar a discussão e curiosidade no tema. O repertório escolhido contempla músicas de diversos gêneros, estilos e épocas, em diferentes recortes. A intenção é promover a expansão da paisagem sonora das famílias, e o aprofundamento do vínculo entre pais e filhos. Como complemento serão indicadas em postagens informações para uma escuta guiada.
 


SOBRE OS EDUCADORES DO SESC E PROFISSIONAIS CONVIDADOS

Bozzo Barretti

Produtor, compositor, arranjador e ex-tecladista do Capital Inicial. Trabalhou com centenas de nomes da nossa música, como Tim Maia, Toquinho, Zezé di Camargo e Luciano, Arrigo Barnabé, Wilson Simonal e muitos outros.

Clara Dum
Formada em Flauta Transversal pelo Conservatório Beethoven e Educação Musical pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Atua na área da educação musical há 12 anos. Ao se tornar mãe, há quase cinco anos, pôde acompanhar de perto a importância da música no desenvolvimento dos bebês e, desde então, especializou-se nesta área. Atua como instrumentista nos grupos POIN, Epifolias e Cumbia Calavera. Toca flauta, saxofone, violão e canta.

Florencia Saravia-Akamine
Há 26 anos no mercado de áudio, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional e internacional especializada. Trabalhou como segunda engenheira de master na Classic Master, de 2005 a 2009. Atua em live sound para Gal Costa, Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, e para vários artistas independentes.  Foi engenheira responsável pelo projeto Escuta as Minas, do Spotify Brasil, em 2019.

Inaldo Spok Cavalcante de Albuquerque
Natural de Igarassu, começou na música aos 13 anos. É considerado o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano. No final dos anos de 1980, passou a estudar no Centro de Criatividade Musical do Recife (CPCMR) e pôde trabalhar com os mestres do gênero, como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo. Nos anos de 1990, em meio à ebulição musical que ocorreu na cidade, Spok enxergou outros horizontes. Entendeu que a liberdade deveria ter lugar assegurado na sua música. É, há quase 20 anos, instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, com a qual viaja o mundo e desenvolve projetos especiais de difusão do frevo. Com três discos lançados (“Passo de Anjo”, “Ninho de Vespa” e “Frevo Sanfonado”) e um DVD ao vivo, “Passo de Anjo Ao Vivo”, a SpokFrevo Orquestra tornou-se referência da música instrumental brasileira, elevando o frevo ao seu status merecido.

Mariane Cristina Souza de Oliveira
Graduada em Música com habilitação em Educação Musical e Mestre em Educação. Educadora do Programa Curumim do Sesc Guarulhos. Especialista em aprender com crianças.

Maurício Narutis
Começou suas atividades musicais em grupos de práticas coletivas. Em 1986, ingressou no Conservatório Musical do Brooklin Paulista. Formou-se em trompete pela Universidade de São Paulo. Estudou com Reginaldo Farias, Gilberto Siqueira, Sérgio Cascapera, Naílson Simões e Edgar Baptista dos Santos (Capitão). Desde 1988 atua como professor de trompete, pesquisando sobre técnicas, tendências e metodologias. Já participou de projetos em CEUs, Emesp e Projeto Guri Santa Marcelina. É educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana desde 2000.

Mayki Fabiani
Técnico em violão popular pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, bacharel em composição pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, pós-graduado em docência pela FMU e mestre em educação, arte e história da cultura pela Universidade Mackenzie. É arte-educador, compositor e regente. Atualmente desenvolve atividade como produtor e guitarrista de diversas bandas e em 2018 lançou "Tempestade Brasileira". É educador na área de cordas dedilhadas no Sesc Vila Mariana desde 2014.

Murilo Lima
Começou sua carreira na Banda Rúcula, logo depois assumiu (entre 1993 e 1998) os vocais do Capital Inicial e tem uma vivência de shows solos há muitos anos, sendo figura icônica na Baixada Santista.

Pedro Beviláqua
Fez sua iniciação musical na Escola Municipal de Música de São Paulo e é bacharel em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Arte Barroca. Hoje, desenvolve a música popular no violoncelo com o grupo Cello Choro. Como educador musical, atuou no Projeto GURI e nas escolas Rudolf Steiner e Manacá. Desde 2014 leciona música para crianças e adultos no Centro de Música do Sesc Consolação.

Salloma Salomão Jovino da Silva
Educador, historiador e crítico da cultura brasileira. Possui Doutorado em História Social (2005) pela PUC-SP. Seus trabalhos autorais mais recentes são o livro Negras Insurgências, a peça musical agosto na Cidade Murada (2018) e a trilha sonora do filme Todos Mortos.

Sheila de Souza Ferreira Murahovschi
Educadora Musical Licenciada em Música pela UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Formação em Terapia Corporal pelo Instituto Neo-Reichiano Lumen. Integra a equipe do Centro de Música do Sesc Consolação desde 1998 nas áreas de Voz e Musicalização. Foi preparadora vocal do elenco do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, à época dirigido por Antunes Filho. Compositora de obras no Manual “Canto, Canção, Cantoria” de Gisele Cruz (Sesc, 1997). Integra os Grupos Vocais “La Once” (Octeto Vocal Feminino), Rock’N’Voice (Sexteto Vocal) e Cantadeiras como Regente e Voz.

Solange Assumpção
Educadora musical e regente coral. Mestre em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, desenvolvendo pesquisa sobre o Canto na Educação Musical, sob a orientação de Martha Herr; estudos de Regência com Abel Rocha e Naomi Munakata. Certificada Somatic Voicework (nível 3). Em 2017, participou do 11 th Symposium on Choral Music em Barcelona. Foi professora da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo e da FASCS – Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Desde 2001, é membro da equipe de educadores do Centro de Música do Sesc. Conduz o Grupo Madrigueiros desde a sua criação em 2010.

Valdir Maia
Iniciou seus estudos de violoncelo na então ULM – Universidade Livre de Música, tendo como professores Watson Clis (UNIRIO) e Marialbi Trisolio (OSESP). Formado em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes, leciona desde 2001 em projetos musicais, como o Guri Santa Marcelina, e já atuou artisticamente com a Orquestra Jovem Tom Jobim, Camerata Erudita, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Tenor do Madrigal Sempre EnCanto, de Regina Kinjo. É educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana desde 2015.

Renato Veras Baptista
Pós-graduado em Semiótica, sob orientação do professor Norval Baitello Júnior, na PUC-SP. Foi pioneiro no ensino e estudo de MIDI e programação de sintetizadores, tendo sido aluno de Lucas Shirahata, Jorge Poulsen e Conrado Silva. É professor de instrumentos de madeira no Sesc Vila Mariana desde 1998, participando também dos cursos infantis. Tem formação em flauta transversal com Toninho Carrasqueira, clarinete e saxofone com Hector Costita, manutenção de instrumentos com José Augusto e arranjo com Nelson Ayres.

Thiago Ruiz
É artista e investiga diferentes modos de trabalhar com o som nas Artes Visuais. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, atualmente é mestrando em Processos e Procedimentos Artísticos, com orientação do Prof. Dr. Agnus Valente, pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em São Paulo/SP. É educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Vila Mariana.

Samuel Kerr
Samuel Kerr tem conduzido sua carreira musical ao som da voz cantada, seja como regente, arranjador, organista ou professor. Dentre seus trabalhos corais estão os realizados à frente do Coral da 3ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo, Coral da Unesp, por ele criado, Cia Coral, Associação Coral Cantum Nobile, Coral dos Estudantes de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Madrigal Psichopharmacom e muitos movimentos corais por ele liderados. Foi também Diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo, Regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo e Professor do Instituto de Artes da Unesp. Atualmente tem participado dos Painéis Funarte de Regência Coral.

Renata Celano
Jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão no Terceiro Setor, pela Faculdade SENAC. Suas áreas de atuação prioritárias são cultura popular, raça e educação pública. Em paralelo ao jornalismo, canta profissionalmente há 34 anos. Estudou canto lírico e popular com Lenice Priolli (Universidade Livre de Música), Beth Amin, Baldur Liesemberg e Adélia Issa (CoralUSP). Integrou diversos grupos vocais, como o Beijo/CoralUSP (1991 a 1996) e o quarteto Happy Hour (1992 a 2002), e em ambos os grupos gravou CDs que foram indicados ao Prêmio Sharp como melhor grupo vocal. Integrou a equipe de técnica vocal do CoralUSP (1993 a 1996). Canta desde 2010, como solista, no grupo Camará, voltado para a interpretação de um repertório inspirado na dança de salão.