Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários 2020 apresenta o Ciclo Sesc

A 25ª edição do É Tudo Verdade, maior festival internacional de documentários da América Latina, apresenta o Ciclo Sesc, com 6 longas-metragens brasileiros premiados na Competição Brasileira do festival na última década.

Os filmes ficam disponíveis na plataforma Sesc Digital a partir de 8 de outubro, pelos períodos abaixo:

 

Auto de Resistência (Police Killing) - Até 07/11
Direção: Natasha Neri e Lula Carvalho. Brasil, 2018, 104 minutos.
Classificação indicativa: 16 anos
Roteiro: Natasha Neri e Juliana Farias
Fotografia: Lula Carvalho e Pedro Von Krüger

Um panorama contemporâneo de homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em situações inicialmente classificadas como legítima defesa. As vítimas de assassinato são acusadas de serem traficantes e de terem trocado tiros com os policiais. No entanto, a versão da PM e´posta em xeque pelo surgimento de vídeos e pela luta de mães que tentam provar a inocência de seus filhos. O filme retrata o embate de versões no julgamentos de casos nas varas dos Tribunais do Júri, os bastidores das investigações policiais e a Comissão Parlamentar de Inque´rito estadual instaurada para apurar o alto índice de mortes decorrentes da ação policial no Rio.
Longa brasileiro vencedor de 2018

Cidades Fantasmas (Ghost Towns) - Até 23/10
Direção: Tyrell Spencer. Brasil, 2017, 70 minutos.
Classificação Indicativa: 10 anos
Roteiro: André Luís Garcia, Carolina Silvestrin e Guilherme Soares Zanella
Fotografia: Glauco Firpo

Em Humberstone (Chile), resquícios na paisagem e memórias de sobreviventes mal conseguem ilustrar a prosperidade da época em que dali saía boa parte do salitre exportado para todo o mundo. Nas imediações da antiga Fordlândia (PA), casas hoje ocupadas por posseiros são os últimos sinais de uma cidade norte-americana construída por Henry Ford no auge do ciclo da borracha. Armero, na Colômbia, teve sua população praticamente erradicada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985. Vinte e cinco anos depois de ter sido inundada, após a quebra de uma barragem, ruínas da Villa Epecuén, na Argentina, emergiram para expor os restos de uma antigamente animada estação de águas medicinais.
Longa brasileiro vencedor de 2017

O Futebol (O Futebol) - Até 07/11
Direção: Sergio Oksman. Brasil/Espanha, 2015, 70 minutos.
Classificação indicativa: Livre
Roteiro: Carlos Muguiro, Sergio Oksman
Fotografia: André Brandão

Sergio e seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20 anos. A realização da Copa de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando seu antigo hábito de assistirem a jogos juntos, mantido quando o filho era garoto. À medida que ambos se reaproximam, suas conversas os levam ao encontro do passado e das questões deixadas em aberto pela distância. Correndo em paralelo com os jogos da Copa, seus encontros deixam claro que algo escapou do plano inicial. E que esta viagem poderá trazer, mais do que reconciliação, uma exploração em território desconhecido.
Longa brasileiro vencedor de 2016

Homem Comum (Ordinary Man) - Até 07/11
Direção: Carlos Nader. Brasil, 2013, 110 minutos.
Classificação Indicativa: Livre
Roteiro: Carlos Nader
Fotografia: Azul Serra / Carlos Nader / Fernando Laszlo / Victor Civita

Ao longo de quase 20 anos, o cineasta Carlos Nader conviveu com o caminhoneiro paranaense Nilson de Paula e sua família. Desde o início, havia o projeto de realizar um documentário, cujas intenções se transformam visceralmente, num processo também captado pela câmera. Durante esse período, transformam-se as vidas de Nilson, que adoece, de sua mulher, Jane, e de sua única filha, Liciane, assim como a do diretor, que passa a fazer parte deste círculo também afetivamente. Grandes questões, como o sentido da vida, incorporam-se à própria tessitura do filme, ao qual se contrapõem trechos do clássico “A Palavra” (Ordet), de Carl Dreyer, evidenciando conexões estéticas e existenciais.
Longa brasileiro vencedor de 2014

Mataram Meu Irmão (They Killed My Brother) - Até 07/11
Direção: Cristiano Burlan. Brasil, 2013, 77 minutos.
Classificação Indicativa: 12 anos Roteiro: Cristiano Burlan Fotografia: Rafael Nobre

Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão, Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo, onde morava a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros, em 2001. Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais.
Longa brasileiro vencedor de 2013

Dois Tempos (Welcome Back) - Até 07/11
Direção: Dorrit Harazim e Arthur Fontes. Brasil, 2010, 82 minutos.
Classificação Indicativa: Livre
Fotografia: Alberto Bellezia

Apontada pelas estatísticas, a ascensão da classe média brasileira é radiografada neste documentário, em que os diretores Dorrit Harazim e Arthur Fontes revisitam uma família da zona leste paulistana que protagonizou um trabalho anterior, “A Família Braz” (2000). Seu Toninho, dona Maria e três dos quatro filhos, Denise, Gisele e Éder – o mais velho, Anderson, se casou e mudou – continuam morando na mesma casa, na Vila Brasilândia. Mas sua renda e perspectivas profissionais e culturais visivelmente se ampliaram. Denise, que era recepcionista, hoje é vendedora, tem cartão de crédito, já fez plástica e viajou de avião. Gisele estuda pedagogia e tem seu notebook. Éder desistiu de ser motoboy, formando-se técnico de laboratório. Anderson trabalha com seguros e planeja uma viagem ao exterior.
Longa brasileiro vencedor de 2011

Assista em sescsp.org.br/etudoverdade
Plataforma Sesc Digital Beta