Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

À minha mãe e ao meu pai, com orgulho

Qual é a sua história?

A partir dessa pergunta, o mundo se abre em escuta e muita coisa pode acontecer.

O ato de narrar nossas histórias de vida nos aproxima como seres humanos e nos faz construir laços e redes de apoio com quem tem trajetórias parecidas com a nossa. No caso das pessoas LGBTQIA+, o processo de se assumir para o mundo ficou popularmente conhecido pela expressão “sair do armário”. E, diante de uma sociedade heteronormativa e muito preconceituosa, esse episódio pode marcar negativamente a vida de muitos sujeitos.

É bastante comum, inclusive, uma pessoa LGBTQIA+ escutar a pergunta: “Como foi quando você saiu do armário?

 

As respostas podem variar, mas o senso comum nos faz pensar automaticamente em episódios dolorosos, violentos e dramáticos. Assumir-se LGBTQIA+ no Brasil é um ato de coragem. 

Pensando nisso, o Sesc Santo André criou o projeto “À minha mãe e ao meu pai, com Orgulho”, que busca celebrar a identidade LGBTQIA+ a partir da dinâmica e das histórias das relações familiares. 

A ideia é recolher depoimentos de pessoas LGBTQIA+ sobre o momento em que se assumiram para a família (de sangue ou coração).

Para participar, é só preencher o formulário e abrir o coração! A participação pode ser anônima.

No futuro, os relatos formarão um mural de frases, palavras e narrativas no Espaço de Tecnologias e Artes da unidade. 

 


 

MINHA VIDA: UM CONTO

 

Para quem tem uma história digna de roteiro de cinema, o projeto ainda oferece o curso “Minha Vida: Um Conto”, com Marcelino Freire.

Em seis encontros, o escritor dará dicas para escrever sem amarras, desbloquear o texto, dar voz a uma ideia, criar um personagem, e ainda organizar um livro, valorizar o próprio repertório e o vocabulário. 

Depois de trabalhada, as histórias poderão se transformar em obras literárias que podem ajudar muita gente que ainda não conseguiu declarar-se LGBTQIA+.

O curso online acontece entre 7/11 e 5/12, das 14h às 17h, sempre aos sábados.

Para participar, é necessário o envio do depoimento por meio do formulário. Os melhores textos serão selecionados por uma comissão, conforme o número de vagas para o curso.

 

 


 

VESTIR É POLÍTICO

Como parte da programação do projeto, a unidade promove ainda um curso de criação de roupas não-binárias, com a estilista Helena Kuasne.

Em uma série de 4 vídeos, Helena percorre a história da moda para revelar as imposições que homens e mulheres sofrem há séculos quando o assunto é vestimenta. Ela ainda relata como descobriu um jeito de acolher o masculino e o feminino que nela habita.

As videoaulas percorrerão temas que permeiam o mundo LGBTQIA+, em uma pesquisa de histórias e relatos de corpos e corpas transfemininas, transmasculinas, bissexuais, gays, lésbicas e agêneros para a criação de roupas sob medida, que respeitem a identidade e a diversidade de todes.

As aulas são publicadas sempre aos domingos, no canal do Sesc Santo André no Youtube. Para participar, é só assistir aos vídeos e realizar os exercícios. Até agora, dois episódios já foram publicados. É só dar play e aprender a ter estilo sem limitações de gênero!