Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Panorama da Arte Colombiana (Séculos XX-XXI)

Recortes de artes colombianas | Montagem: Carlos Monroy
Recortes de artes colombianas | Montagem: Carlos Monroy

Curso ao vivo e online, com Carlos Monroy, Panorama da Arte Colombiana (Séculos XX-XXI) acontece de 3/11 a 1/12, terças, das 19h às 21h, pelo Microsoft Teams.

A atividade oferece um panorama da arte colombiana desde o início do século XX até os nossos dias. Nesse percurso, os participantes serão convidados a adentrar as principais discussões estéticas, artísticas e historiográficas que afetaram o território sul-americano: a formação do estado, a colonialidade, a mestiçagem racial e cultural, o conflito armado, o processo de paz, entre outros assuntos.

O curso possibilitará ainda, um reconhecimento panorâmico dos movimentos modernistas, bem como das tendências contemporâneas da arte colombiana, de modo a analisar os momentos chaves nos processos artísticos em relação à história política, social e econômica do país.

Carlos Monroy é artista e pesquisador colombrazuco, migrante em São Paulo desde 2006, carregando consigo um coração andino tropical. Suas performances questionam as fronteiras entre repertórios ditos de alta cultura, de cultura popular e de cultura de massa. Formou-se em Artes pela Universidad de los Andes, Colômbia, em 2008, e concluiu mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), em 2014. Em 2017 ganhou o prêmio de pesquisa da 32ª Bienal de Artes Gráficas de Ljubljana, na Eslovênia, e em 2015 o edital de obras comissionadas do 19º Festival Sesc VIDEOBRASIL. Também em 2017 participou do Festival FRASQ, em Paris, no ano França-Colômbia. Entre suas exposições individuais se encontram Monroy Living Cliche Since 1984, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, e SCOTOMA, no Ateliê 397, ambas em 2014. Suas mostras coletivas incluem a Mostra 3M Canções de Amor, no Instituto Tomie Ohtake, e o Rencontre Internationale d’Art Performance de Quebec, dentre outras.

Grátis. Vagas limitadas. A partir de 18 anos.
Inscrições de 23/10, a partir das 14h, até 30/10, aqui.