Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Lugar de Jogo destaca interfaces entre Jogo, Arte e Cultura

O projeto Lugar de Jogo tem como objetivo trabalhar o jogo eletrônico para além de uma perspectiva da produção de entretenimento em escala industrial, propondo um olhar para os games enquanto prática diferenciada de representação cultural e espaço de reflexão.

A programação, que tem curadoria compartilhada do Sesc com a GameArte, conta com um ciclo de debates pelo Centro de Pesquisa e Formação, entre os dias 17/11 e 1/12 (vagas esgotadas), e conteúdos disponíveis nas plataformas do Sesc Digital, com jogos para download, sob produção do Sesc Avenida Paulista. Todas as atividades são gratuitas e em ambiente virtual. Os jogos serão disponibilizados mensalmente ao longo de três meses, sendo quatro jogos distintos a cada mês.

Esta perspectiva de análise dos jogos é proposta em dois eixos de atividades: o primeiro se dá por meio de um ciclo de debates, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação, que propõem discussões sobre o papel dos jogos enquanto elemento de (re)produção da cultura em nossa sociedade, e como é possível utilizá-los como ponto de partida para discutir educação, identidade de gênero e outras temáticas.

O segundo eixo se dá pela disponibilização de uma seleção de jogos nacionais independentes, na plataforma do Sesc Digital, que, cada um à sua maneira, se coloca como um espaço de reflexão e expressão de seus criadores, abordando temáticas e pensares que não possuem espaço na produção mainstream de jogos eletrônicos. A partir da interatividade e protagonismo que os jogos propiciam aos jogadores, eles propõem um contato diferenciado com temáticas como preservação ambiental, solidão, entre outras.


PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
Disponíveis a partir de 17/11. Clique nos títulos para acessar e baixar cada um.
Atenção: Os jogos funcionam somente na versão desktop.


BRIGHT DAYS IN QUARANTINE (DIAS BRILHANTES NA QUARENTENA)
Delta Arcade - Niterói/RJ


Sinopse: Num mundo onde você precisa ficar em casa para ajudar a combater uma terrível pandemia, revisite hobbies antigos e encontre prazer nas pequenas coisas em um jogo de ritmo frenético. Caso contrário, você enlouquece! É difícil se adaptar às drásticas mudanças em nossas vidas diárias em um mundo onde a maioria de nós precisa ficar em casa para ajudar a combater uma pandemia. Não é fácil manter a casa em ordem durante a quarentena, especialmente quando você também tem que trabalhar em casa. Nesse furação de tarefas domésticas e intermináveis videoconferências, a única coisa que nos resta é revisitar hobbies antigos e encontrar alegria nas pequenas coisas do dia a dia.


FLORESCER
PugCorn - São Paulo/SP


Sinopse
: Florescer é um serious game narrativo desenvolvido pela PugCorn em parceria com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer. O jogo tem o objetivo de provocar a reflexão e causar empatia para com as pessoas trans, colocando jogadores no papel de uma adolescente trans e mostrando as dificuldades e os preconceitos presentes em seu cotidiano. Bia, a protagonista, é uma adolescente trans do ensino médio que acabou de se mudar para uma cidade nova. Ela tem paixão por desenhar roupas e um humor sarcástico, e convive principalmente com pessoas do meio familiar e da escola.


GARDENIA
Enric Llagostera - Campinas/SP


Sinopse: Gardenia é um jogo de criação de pequenos mundos. É um jogo minimalista com um ritmo contemplativo e de experimentação sobre natureza, extrativismo e controle.


GUARDIÕES DA AMAZÔNIA
WolfTiger - Curitiba/PR


Sinopse: Guardiões da Amazônia é um jogo estilo tower defense, em que o jogador defende a floresta, controlando fauna, flora e lendas. Proteja a floresta das investidas de caçadores, agroquímicos e incendiários que querem desmatar e explorar a floresta amazônica!
 

Outras programações