Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Lugar de Jogo destaca interfaces entre Jogo, Arte e Cultura

O projeto Lugar de Jogo tem como objetivo trabalhar o jogo eletrônico para além de uma perspectiva da produção de entretenimento em escala industrial, propondo um olhar para os games enquanto prática diferenciada de representação cultural e espaço de reflexão.

A programação, que tem curadoria compartilhada do Sesc com a GameArte, conta com um ciclo de debates pelo Centro de Pesquisa e Formação, entre os dias 17/11 e 1/12/20, e conteúdos disponíveis nas plataformas do Sesc Digital, com jogos para download, sob produção do Sesc Avenida Paulista. Todas as atividades são gratuitas e em ambiente virtual. Os jogos serão disponibilizados mensalmente ao longo de três meses, sendo quatro jogos distintos a cada mês.

Esta perspectiva de análise dos jogos é proposta em dois eixos de atividades: o primeiro se dá por meio de um ciclo de debates, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação, que propõem discussões sobre o papel dos jogos enquanto elemento de (re)produção da cultura em nossa sociedade, e como é possível utilizá-los como ponto de partida para discutir educação, identidade de gênero e outras temáticas.

O segundo eixo se dá pela disponibilização de uma seleção de jogos nacionais independentes, na plataforma do Sesc Digital, que, cada um à sua maneira, se coloca como um espaço de reflexão e expressão de seus criadores, abordando temáticas e pensares que não possuem espaço na produção mainstream de jogos eletrônicos. A partir da interatividade e protagonismo que os jogos propiciam aos jogadores, eles propõem um contato diferenciado com temáticas como preservação ambiental, solidão, entre outras.


PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
Disponíveis em 17/11 (Lote 1), 17/12 (Lote 2) e 19/1 (Lote 3). Clique nos títulos para acessar e baixar cada um.
Atenção: Os jogos funcionam somente na versão desktop.
 

_____________________________LOTE 1_____________________________


BRIGHT DAYS IN QUARANTINE (DIAS BRILHANTES NA QUARENTENA)
Delta Arcade - Niterói/RJ


Sinopse: Num mundo onde você precisa ficar em casa para ajudar a combater uma terrível pandemia, revisite hobbies antigos e encontre prazer nas pequenas coisas em um jogo de ritmo frenético. Caso contrário, você enlouquece! É difícil se adaptar às drásticas mudanças em nossas vidas diárias em um mundo onde a maioria de nós precisa ficar em casa para ajudar a combater uma pandemia. Não é fácil manter a casa em ordem durante a quarentena, especialmente quando você também tem que trabalhar em casa. Nesse furação de tarefas domésticas e intermináveis videoconferências, a única coisa que nos resta é revisitar hobbies antigos e encontrar alegria nas pequenas coisas do dia a dia.


FLORESCER
PugCorn - São Paulo/SP


Sinopse
: Florescer é um serious game narrativo desenvolvido pela PugCorn em parceria com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer. O jogo tem o objetivo de provocar a reflexão e causar empatia para com as pessoas trans, colocando jogadores no papel de uma adolescente trans e mostrando as dificuldades e os preconceitos presentes em seu cotidiano. Bia, a protagonista, é uma adolescente trans do ensino médio que acabou de se mudar para uma cidade nova. Ela tem paixão por desenhar roupas e um humor sarcástico, e convive principalmente com pessoas do meio familiar e da escola.


GARDENIA
Enric Llagostera - Campinas/SP


Sinopse: Gardenia é um jogo de criação de pequenos mundos. É um jogo minimalista com um ritmo contemplativo e de experimentação sobre natureza, extrativismo e controle.


GUARDIÕES DA AMAZÔNIA
WolfTiger - Curitiba/PR


Sinopse: Guardiões da Amazônia é um jogo estilo tower defense, em que o jogador defende a floresta, controlando fauna, flora e lendas. Proteja a floresta das investidas de caçadores, agroquímicos e incendiários que querem desmatar e explorar a floresta amazônica!
 

_____________________________LOTE 2_____________________________

DISORDER
Fumetsu - São Paulo/SP


Sinopse: O jogo traz a história da personagem Ilio, um jovem de etnia Vinco, bastante curioso e compreensivo. Durante sua jornada, Ilio é avisado pelos habitantes de sua vila para não se aproximar de certos lugares habitados por Vincos diferentes dos demais. Porém, sua curiosidade e complacência lhe permitem cruzar estas fronteiras insensíveis e interagir com os habitantes marginalizados. O jogo fala sobre depressão e outros transtornos mentais, numa fábula em que a personagem principal vive em comunidade com outras personagens.


O CONTO DE AHED
WolfTiger - Curitiba/PR


Sinopse: Trazendo referências da cultura árabe, a proposta compreende, de antemão, o jogo como uma poderosa ferramenta para conhecermos novas culturas e ampliarmos nossas visões de mundo. O apagamento de culturas está diretamente ligado à possibilidade - ou não - de conhecimento por parte das pessoas. Chamado de epistemicídio, termo cunhado pelo pesquisador português Boaventura de Sousa Santos, tratam-se de mecanismos de destruição e apagamento de culturas que não foram assimiladas pela cultura branca e ocidental.


SÉCULOS
Gools - Recife/PE


Sinopse: Séculos é um jogo curto, inspirado pelo período da quarentena, onde você tem que passar o tempo fazendo várias atividades pela casa até chegar o fim do dia. As atividades envolvem mini jogos e puzzles simples, que levam a diferentes finais para o dia do personagem.


A NOVA CALIFÓRNIA
Game e Arte - São Paulo/SP


Sinopse: A Nova Califórnia busca criar a experiência de um dos protagonistas da história original, tecida pelo grande escritor brasileiro Lima Barreto, em 1910. Apresentando mecânicas que buscam transformar a história em uma vivência rica e jogável, o game é compreendido como um objeto repleto de possibilidades de construção de saberes, buscando atender aos jogadores a partir de sua jogabilidade, e não sendo conteudista. Apresenta-se com um grande diferencial no processo de design, que foge da substituição do conteúdo original e parte para a exploração do potencial dos games quanto à sua natureza: a liberdade em jogar, aprender e divertir-se em qualquer lugar.
 

_____________________________LOTE 3_____________________________


​​​​​​​MANGUE & BEACH
Mangrove Game Studio - Recife/PE


Sinopse: Um jogo de plataforma que aborda temas como sustentabilidade e os impactos ambientais da poluição na vida das pessoas. O jogo é carregado de elementos culturais, musicalidade e referências a grandes personalidades da capital pernambucana, como o artista Chico Science.


AS AVENTURAS DE ZÉ BALDINHO
Paulo Andrés de Matos Villalva (Amaweks) - Florianópolis/SC


Sinopse: O personagem é um carismático baldinho, uma bombona azul para depósito de resíduos orgânicos destinados a compostagem. Um jogo que foi fruto posterior a atuação do Grupo de Pesquisa "Arte e vida nos limites da Representação", Ceart UDESC, entre 2011 e 2013, no projeto Revolução dos Baldinhos, da Comunidade do Chico Mendes, Florianópolis SC.


QUEEN OF SEAS 2
Kombits Game Studio - Distrito Federal/BSB


Sinopse: Um jogo de plataforma inspirado em elementos de culturas afrobrasileiras. A vila de pescadores sofreu com duros acontecimentos nos últimos tempos e está perdendo a sua fé em Yemanjá, sua orixá protetora. O jogador precisa ajudar a vila a recuperar sua esperança, resgatando, do fundo do mar, as memórias perdidas de moradores.


BEDTIME FRIGHT
REVstudio - São Paulo/SP


Sinopse: Jogo que é um quebra cabeça 2D. Siga a misteriosa história de Kiddo enquanto você ajuda a criança a garantir que a casa toda esteja devidamente apagada, sem dar de cara com nenhum fantasma.


Boas jogadas!