Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cartografias Possíveis: após fórum temático, projeto se prepara para lançar documentário

Com a proposta de construir ações colaborativas a partir de iniciativas e atividades de agentes socioculturais de Bauru e cidades da região, o projeto Cartografias Possíveis teve início no final do mês de julho, contou com um fórum e agora se prepara para o lançamento de um documentário. 

Cartografias Possíveis teve o envolvimento de 90 iniciativas de diversas áreas, tais como saúde, artes, esportes, entre outras, que colaboraram com o projeto, encaminhando relatos sobre suas trajetórias e informações sobre as condições vivenciadas no momento da pandemia. A intenção era aprofundar o conhecimento dos agentes locais, compreender mais profundamente as dificuldades enfrentadas no contexto atual, mas também conhecer iniciativas que surgiram durante a pandemia para construir práticas de enfrentamento da deterioração das condições de vida da população.

A fase de pesquisa e levantamento de informações resultou na realização de um fórum virtual temático de cinco dias, realizado entre setembro e outubro, que reuniu as iniciativas Angoleiros do Sertão (Bauru), Assentamento Luiz Beltrame (Gália), Bem Viver Para Tod@s Unesp (Botucatu/Bauru), Mirante das Artes (Botucatu) e Projeto Caná (Bauru) para falarem sobre Identidade, Comunidade, Saúde, Criatividade e Território em debates cíclicos, com o tema de um dia se conectando ao tema do dia seguinte, bem como o último voltando ao primeiro.

Clique aqui e saiba como foi o “Fórum Cartografias Possíveis: Invenção de realidades socioculturais durante e após a pandemia”


Iniciativas serão reunidas em documentário

Durante o Fórum, também foram exibidos vídeos relacionados às temáticas abordadas e que apresentaram outras cinco iniciativas. O material fará parte de um documentário de curta-metragem, com entrevistas e participações da Casa do Hip Hop de Bauru, do coletivo Raízes do Baobá (Jaú), Pachamama (Bauru), CSA Demétria (Botucatu) e Instituto Shanti (Bauru). O documentário traz as perspectivas dessas iniciativas sobre três eixos temáticos: cultura, saúde e território.

Conduzida pelo Coletivo Plano Conjunto, coletivo de produtores de Bauru, a produção estará disponível ao público gratuitamente no canal do YouTube do Sesc Bauru, a partir do dia 30 de novembro.

Confira a participação da Casa do Hip Hop de Bauru: