Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Semana Modos de Acessar 2020

#pratodesverem #pracegover (foto do artista Giovanni Venturini.  Sob fundo de uma quadra esportiva e rede, ele está vestido com calça e chapéu vermelhos, uma camisa lilás e gravata azul, sapatos pretos e um acessório de nariz de palhaço. Ele está se apresentando no Sesc Ipiranga em 2016. O artista está sorrindo e segurando bolas coloridas de malabarismo em cada uma das mãos. Giovanni Venturini se apresentará na Semana Modos de Acessar. Crédito da foto: Lúcio Érico/Sesc SP

 

A Semana Modos de Acessar, ação em rede do Sesc São Paulo, acontece de 3 a 10 de dezembro, e enfatiza o estimulo à participação ativa das pessoas com deficiência nas programações culturais e socioeducativas, além de abordar temas relacionados à educação e às tecnologias assistivas, às barreiras, às atitudes inclusivas, aos direitos sociais e à cidadania. 

EDIÇÃO 2020

#pracegover #pratodesverem  Descrição da imagem. Arte com fundo Azul, na esquerda da imagem há duas mãos desenhadas na cor branca com textura em giz. Elas realizam o simbolo em Libras da Acessibilidade. A direita da imagem há o seguinte texto "SEMANA MODOS DE ACESSAR, 3 a 10 de dezembro de 2020". Fim da descrição da imagem.

 

A edição deste ano tem o objetivo de promover reflexões a respeito das produções culturais das pessoas com deficiência e as tecnologias de difusão nos meios digitais, além de destacar a importância do protagonismo da pessoa com deficiência no processo de elaboração, produção e atuação no teatro, na música, dança... seja qual for linguagem artística.  

A programação pretende, portanto, chamar a atenção para as questões sociais, educacionais e culturais referentes à pessoa com deficiência e suas produções artísticas, a partir de uma abordagem transversal da acessibilidade.
 

APRESENTAÇÃO VIRTUAL DO SESC SP

Diante do momento de pandemia, o evento será realizado inteiramente no ambiente digital. Dentre as programações, está a websérie Home Art, com sete vídeos performances, elaborada por profissionais com e sem deficiência que atuam na área artístico cultural. A série trata das produções desenvolvidas, do início ao fim, em ambiente doméstico durante o isolamento social da pandemia de Covid-19.  

São diversas linguagens apresentadas na série, que irá ao ar pelo canal do Sesc São Paulo no YouTube: performances teatrais, com Alinne Prado, Arthur Baldin, Carolina A. Ribeiro, David Vinícius, Giuli Grama e Edilene/Lírio; Edinho Santos e Nayara Silva trazem poesia; Felipe Nicastro e Marita Oliveira em performance; Giovanni Venturini em circo; Mariana Ayelen em contação de história; Sabrina Ribeiro está em artes visuais; e Ari Protázio protagoniza o episódio de música 

Todas as apresentações contam com recursos assistivos como Libras, legenda e audionarração, e estarão disponíveis também no Portal do Sesc SP.

Além das intervenções artísticas, no dia 5 de dezembro, às 16h, um encontro dentro da série Ideias do #EmcasacomSesc propõe muitas reflexões sobre o protagonismo das pessoas com deficiência nas produções artísticas nos meios digitais. São convidades: Cintia Alves, diretora teatral, pedagoga e pesquisadora de acessibilidade Estética, e Eduardo O., artista plástico, arteterapeuta, escritor, ator e professor, com mediação de Nicole Somera, bacharel em música popular (canto) e mestre em Artes pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. Você poderá acompanhar no canal do YouTube do Sesc SP, youtube.com/sescsp

ACESSIBILIDADE NO SESC SÃO PAULO

Para o Sesc São Paulo, a acessibilidade é uma das premissas que fortalecem a democratização das oportunidades, valor este que favorece e impulsiona o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todes possam usufruir igualmente de espaços compartilhados. 

Em 2017, o  Sesc 24 de Maio recebeu o “Selo de Acessibilidade” da Prefeitura de São Paulo. A concessão do selo é feita para edificações que seguem as normas técnicas de acessibilidade e estabelecem todos os itens de arquitetura, como banheiros, bebedouros, acessos aos espaços, corredores, sinalizações, piso podo-tátil e elevadores. 

No Sesc Av. Paulista, que recebeu em 2019 o “Selo de Acessibilidade”, parte da equipe teve formação para atendimento em Libras. Ações como esta compõem a Acessibilidade Atitudinal, que é entendida como conjunto de boas práticas e experiências de cidadania, que, somadas aos recursos assistivos, possibilitam relações de mais respeito e paridade para todos. 

No vídeo abaixo, você conhece um pouco sobre a Libras no Sesc Av. Paulista. 


WEBDOC O QUE É NORMAL 

A partir de dez entrevistas, realizadas durante o Seminário Modos de Acessar do Sesc São Paulo, o documentário “O que é normal” reflete sobre as barreiras que se impõem às pessoas com deficiência no Brasil. Assista a seguir:
 

Para saber mais sobre o Seminário, acesse: https://oqueenormal.sescsp.org.br/