Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Parceria entre Heliópolis e Sesc Ipiranga chega à rádio

Heliópolis (Foto: Douglas Cavalcante)
Heliópolis (Foto: Douglas Cavalcante)

Apenas três quilômetros separam a unidade do Sesc Ipiranga, na rua Bom Pastor, de Heliópolis, que com cerca de 200 mil habitantes é a maior favela da cidade de São Paulo. Mas estar verdadeiramente próximo da comunidade e das pessoas que moram lá sempre foi um dos principais objetivos do trabalho do Sesc. Nos últimos meses, com a pandemia e a suspensão das atividades presenciais na unidade, o desafio de manter esse elo ficou ainda maior. E foi nesse contexto que surgiu o “Sesc Ipiranga Na Comunidade”, um projeto em parceria com o centro cultural, a UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) e a rádio comunitária Heliópolis, para conexão, troca, informação e acolhimento – mesmo que à distância.

“Decidimos fazer esse programa com o bairro para falar dos diferentes projetos do Sesc Ipiranga em conjunto com Heliópolis. Nosso objetivo era não só continuar a fortalecer essa parceria, mas também trazer pessoas da comunidade para que elas participassem da discussão e continuassem tendo mais um canal de voz e atuação”, explica Maria Cristina Vilas Boas, responsável pelo programa socioeducativo do Sesc Ipiranga.
 

Maria Cristina Vilas Boas no programa Bairro Educador
 

Desde julho, em todas as segundas-feiras, o “Na Comunidade” entra ao vivo no programa “Bairro Educador”. A transmissão acontece das 12h às 14h, nos perfis do Sesc Ipiranga e da Rádio Heliópolis no Facebook e também na frequência de rádio 87,5 FM. Mais de 15 programas já foram ao ar e trouxeram para comunidade a discussão de diferentes temas nas área de saúde, bem-estar, cultura, educação, literatura, esporte e cidadania – todos atrelados às parcerias já desenvolvidas com a comunidade. 
 

O apresentador Rubenildo Limeira na Rádio Heliópolis


Na primeira semana de novembro, por exemplo, o programa reuniu representantes de diferentes coletivos e associações para debater a violência contra a população negra no Brasil. Além de estimular debates importantes para toda a sociedade, o programa também serve como importante ferramenta de informação e conscientização para os moradores, levando dicas de saúde e orientações para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Todos os vídeos do “Na Comunidade” ficam disponíveis no perfil do Sesc Ipiranga no Facebook e você pode acompanhar as discussões em: facebook.com/SESCIpiranga.

O coordenador da Rádio Heliópolis, Reginaldo José, conta que a parceria chegou em um momento muito importante no bairro: “Diante do enfrentamento à pandemia, com o isolamento social e o distanciamento físico, o programa Sesc Ipiranga Na Comunidade acabou nos aproximando ainda mais dos moradores e dos ouvintes. Com os convidados, o conteúdo dos programas facilitou o enfrentamento ao coronavírus de uma maneira mais consciente, mais saudável e mais leve”.

Ele lembra que não só as informações sobre saúde, mas também a programação artística e cultural ajudou em pontos importantes durante a quarentena, como a saúde mental e o bem-estar dos ouvintes. “O fortalecimento dos sentimentos das pessoas é muito importante para enfrentar esse desafio da pandemia, que é um problema mundial, mas que se agrava nas comunidades e periferias”, ressalta.  
 


O coordenador da rádio Heliópolis Reginaldo José


De acordo com Maria Cristina, a parceria com a rádio se estenderá até dezembro. Fora o caráter de aproximação com a comunidade, o projeto também contribuiu para valorização cultural do território e dos artistas e de outras vozes da região. A parceria deu tão certo que ganhou um outro espaço dentro da programação da rádio comunitária, o “Literatura na Quebrada”. Com quatro episódios transmitidos às quintas-feiras, das 17h às 19h, o programa também vai contar com poetas e escritores de Heliópolis, além de convidados, para falar de literatura. 
 

Programa Literatura na Quebrada, com transmissão pelo Facebook do Sesc Ipiranga e da Rádio Comunitária Heliopólis, todas as quintas, a partir das 17h
 

“Mesmo com pouco tempo de programa, a gente já tem alguns impactos que são visíveis na programação da rádio”, afirma Reginaldo. Segundo ele, a parceria permitiu uma melhor profissionalização da grade dos demais programas, que têm replicado os aprendizados obtidos a partir do Bairro Educador, como o formato de roteiro e uso das plataformas online para trazer convidados de forma remota. Ainda em sua avaliação, a troca com diferentes profissionais convidados pelo Sesc também enriqueceu o conteúdo da programação, o que aumentou a audiência da rádio. 

“Com isso, a gente está tendo uma comunidade mais esclarecida sobre seus direitos e deveres de cidadão. Lutamos para transformar Heliópolis em um bairro educador e o Sesc Ipiranga está, através dessa parceria, ajudando a gente a instrumentalizar e fortalecer essa luta para que a gente consiga conquistar nossos objetivos, sendo referência para outras comunidades”. 

Outros projetos

O “Na Comunidade” é só um dos muitos projetos realizados em parceria entre o Sesc Ipiranga e os moradores de Heliópolis. Também durante a pandemia, a Unidade reforçou o seu compromisso social e educativo com os moradores da região por meio do Tecido Solidário, iniciativa que permitiu a promoção do trabalho comunitário e a geração de renda com a confecção de máscaras artesanais de tecido. Até agora, mais de 2 mil máscaras já foram produzidas por costureiras da comunidade e distribuídas para uso de moradores de Heliópolis e funcionários do Sesc Ipiranga.
 

Equipe de Costureiras de Heliópolis no projeto Tecido Solidário (Foto: Douglas Cavalcante)


Outro grande projeto institucional do Sesc São Paulo e com uma forte atuação em Heliópolis é o Mesa Brasil. Rede nacional de alimentos que atua contra a fome e o desperdício de alimentos, levando comida de onde sobra para quem mais precisa, o Mesa Brasil distribuiu, entre abril e novembro deste ano, 278 toneladas de alimentos para associações de acolhimento, instituições assistenciais e famílias vulneráveis da região próxima ao Ipiranga.
 

Entrega de Cestas Básicas em Heliópolis pelo Mesa Brasil (Foto: Matheus Jose Maria)


Camile Lopes Magalhães, supervisora da programação de esportes do Sesc Ipiranga, conta que o próprio programa com a rádio nasceu de outra iniciativa feita em conjunto com a comunidade de Heliópolis no início deste ano, dentro das atividades do Sesc Verão, o "Conexcidade Esportiva". O projeto, que estabeleceu uma programação com diferentes atividades durante os meses de janeiro e fevereiro, contou com a cobertura da Rádio Comunitária de Heliópolis e foi, então, que nasceu a parceria.

Assim como Reginaldo, ela reforça o papel ativo que toda a comunidade desenvolve nesse trabalho depois de tantos anos de parceria: “Hoje, o Sesc é apenas um articulador dos projetos, quem faz acontecer é a comunidade”. Durante a agenda do Sesc Verão de 2020, por exemplo, muitas das atividades e eventos paralelos foram organizados pelos coletivos e grupos culturais de Heliópolis. Mesmo com a pandemia, a parceria entre o bairro e o Sesc Ipiranga segue a todo vapor e novos projetos devem ser desenvolvidos até dezembro. “O fato é que a gente já não pensa mais na programação da unidade sem a comunidade", resume Camile.
 

Ocupação na praça Altemar Dutra Sesc Verão 2020 (Foto: Matheus Jose Maria)


Parceria já faz parte da história

A sinergia entre a Unidade e Heliópolis é resultado de um trabalho que já faz parte da história do Sesc Ipiranga. Uma das ações mais emblemáticas e que reforçou ainda mais esse trabalho conjunto foi a ocupação da praça Altemar Dutra. O local que estava bastante abandonado foi ocupado pela comunidade em 2017. Diante desse movimento, uma parceria entre o Sesc Ipiranga, ONGs e Instituições do bairro de Heliópolis promoveu uma série de ações para promoção de esporte e cultura no local.

Conheça um pouco mais do início dessa parceria clicando aqui.