Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Leonardo Rogério
Leonardo Rogério

Conexão sem barreiras

Programação de ações culturais e socioeducativas protagonizadas por pessoas com e sem deficiência levanta desafios atuais quanto à acessibilidade

De 3 a 10 de dezembro, o Sesc São Paulo realiza a Semana Modos de Acessar, projeto que enfatiza a participação ativa das pessoas com deficiência nas programações culturais e socioeducativas, além de realizar atividades que abordam temas concernentes à educação e às tecnologias para a acessibilidade, bem como barreiras, atitudes inclusivas e direitos sociais. Nesta edição, totalmente digital, serão ressaltadas duas cenas: produções culturais protagonizadas por pessoas com deficiência e tecnologias para a difusão de projetos nos meios virtuais – além da dimensão de acesso e de conexão entre pessoas com e sem deficiência.

“‘Todo artista tem de ir aonde o povo está’, diz a canção. Mas e se o artista não consegue chegar? A importância de eventos como a Semana Modos de Acessar é a de alertar para as questões que podem passar despercebidas aos olhos da maioria dominante. Não se trata só de leis ou de rampas apenas. Perceber e valorizar a diversidade deve ser o compromisso e o dever de todos, para garantir a cidadania, a autonomia, o direito de escolha e os acessos”, explica Silvia Mayeda Dangelo, técnica de programação do Sesc São Paulo.

Um dos destaques da Semana Modos de Acessar é o projeto Home Art, elaborado por artistas, produtores e outros profissionais com e sem deficiência que atuam no campo da cultura. A proposta prevê a exibição de sete vídeos de artistas com deficiência que, no contexto de isolamento social provocado pela pandemia, desenvolveram performances em casa. Ainda compõem a programação cursos, debates, exibição de documentários e outras atividades realizadas, e disponibilizadas, nas redes sociais, no canal do YouTube do Sesc São Paulo e no portal do Sesc São Paulo. Acesse: www.sescsp.org.br/modosdeacessar.

 

ESTREIA NA VITROLA

O Sesc São Paulo mergulha no mundo dos LPs levando aos amantes da música um ritual que passa pela leitura do encarte e da capa, do manuseio do disco e da fruição de composições do Lado A ao Lado B. O primeiro bolachão do Selo Sesc é uma reedição do álbum Donato Elétrico, lançado em 2016 e indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental do mesmo ano. Neste álbum duplo, composições inéditas de João Donato carregam a sonoridade da fase setentista do compositor e músico, dos discos A Bad Donato e Donato/Deodato. Ainda em caráter experimental, a experiência analógica do Selo Sesc deve abrir caminho para outros títulos. Saiba mais: www.sescsp.org.br/selosesc.

 

 

GARRINCHA, UMA ÓPERA DAS RUAS

O SescTV estreia, no dia 18/12, às 23h, o musical Garrincha – Uma Ópera das Ruas, encenado no palco do Sesc Pinheiros em 2016 e dirigido por Bob Wilson. Outro destaque da programação do canal neste mês é um documentário sobre o coletivo teatral Coletivo Estopô Balaio, desenvolvido a partir das dificuldades, perspectivas e sonhos de moradores do Jardim Romano, na Zona Leste de São Paulo. Sob direção de Cristiano Burlan, o documentário parte de cenas caseiras que retratam inundação na região, durante uma enchente no rio Tietê. Dia 12/12, às 22h. Ambos os programas estarão disponíveis on demand. Confira: www.sesctv.org.br.

Foto: Julian Mommert

 

 

PRÊMIO JABUTI

O livro Memória da Amnésia: Políticas do Esquecimento (2019), das Edições Sesc São Paulo, ficou entre os cinco finalistas do 62º Prêmio Jabuti na categoria Capa. A arte da capa desta obra foi desenvolvida por Fábio Prata e Flávia Nalon, do escritório PS2. No livro, a pesquisadora, artista e professora Giselle Beiguelman reúne ensaios textuais e visuais no campo das estéticas da memória.

 

 

 

CONSCIÊNCIA EM AÇÃO

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º/12), o Sesc São Paulo realiza a terceira edição do projeto Contato. Neste ano, a programação, inteiramente online, promove informações sobre saúde, experiências de vida e outras reflexões sobre o tema HIV/Aids e IST. As atividades serão realizadas no canal do YouTube do Sesc São Paulo. Mais informações: www.sescsp.org.br/contato.

 

 

PODE TRANSBORDAR

Ao contrário da pintura e da escultura, a prática artística do bordado já foi considerada uma “arte menor” pelo sistema artístico. Essa desvalorização, no entanto, começou a ser fortemente questionada por diversos artistas já no final do século 19. Desde então, o bordado é cada vez mais reconhecido. É sob essa perspectiva de questionamento de hierarquias estéticas e sociais que se dá a exposição Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte, sob a curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni. Em cartaz no Sesc Pinheiros, a mostra reúne o trabalho de mais de 30 artistas de diversas gerações que discutem o lugar do bordado na arte, ao longo da história. Para visitar a exposição, é preciso fazer agendamento pela internet. Saiba como: sescsp.org.br/pinheiros.

 

Fábio Carvalho - Bai feliz buando

 

 

Foto: Ricardo Ferreira

 

Respeitável público! Acrobacia, magia e gargalhadas voltaram a encantar o público presencialmente no Sesc Parque Dom Pedro II. A retomada de apresentações circenses aconteceu em novembro com espetáculos do Circo Zanni e da trupe Arena Circus, seguindo os protocolos de segurança e saúde.

 

 

NA GRANDE TELA

Reaberto desde o final de outubro, o CineSesc segue todos os protocolos de sanitização e segurança recomendados pelas autoridades públicas para que os cinéfilos de plantão possam retornar aos poucos. Em dezembro, a programação fica por conta da 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, que oferece a oportunidade de ver ou rever uma seleção de filmes nacionais que estrearam nas salas paulistanas de novembro de 2019 a outubro de 2020. Os espectadores ainda poderão conferir uma retrospectiva que homenageia o diretor Leon Hirszman (1937-1987), um dos expoentes do Cinema Novo. O CineSesc funciona em horário reduzido e com lotação máxima de 30% da capacidade da sala. O uso de máscara é obrigatório para entrada e permanência no local, e a venda de ingressos é feita exclusivamente pelo site sescsp.org.br/cinesesc.

 

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão / Divulgação

 

 

+     de 1 milhão

   de visualizações da programação de filmes

   do Sesc Digital*

     De junho a dezembro de 2020

*Número correspondente à soma de títulos em streaming da série Cinema #EmCasaComSesc, do CineClubinho e de 13 festivais de cinema que passaram pela plataforma do Sesc Digital

 

revistae | instagram