Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Pitadas online

Imagens: Reprodução
Imagens: Reprodução

Se tem uma coisa que muitos se aventuraram a fazer em casa na quarentena foi cozinhar. De avental e, claro, celular à mão, velhos, jovens e até crianças aprenderam receitas nestes últimos meses. No começo, “como fazer pão” ocupou o primeiro lugar nas buscas da internet segundo informações divulgadas pela página de busca Google. Depois, o interesse foi ampliando e o cardápio incluiu outros pratos e sobremesas. Sozinhos ou acompanhados, aspirantes a chefs, padeiros, pizzaiolos e até sushimen entraram em ação. Assar um bolo, montar uma lasanha, preparar uma salada se tornaram tarefas saborosas, mas também momentos de troca e de afeto entre pais e filhos, de conversa sobre recordações de receitas de família. Cozinhar se tornou até mesmo uma atividade terapêutica. Descobrimos outros ingredientes e formas de preparar, assim como recuperamos o prazer de sentar à mesa e degustar um almoço feito pelas próprias mãos. Para que isso acontecesse, diversas ações na internet inspiraram curiosos e veteranos das caçarolas. Conheça algumas:

 

Ciclo do alimento

Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Neide Rigo ensina o bê-á-bá de um pão: desde o preparo do levain (fermento natural) do zero até colocar a mão na massa e assar o favorito da quarentena. Além disso, ela convida os usuários da rede social a colocar as mãos na terra e fazer uma composteira de vaso até para quem mora em apartamento e, assim, transformar os restos de comida orgânica em adubo para sua horta. Acompanhe: @NeideRigo.

 

 

Cozinha consciente

Diversas ações disponíveis nas redes sociais e no canal do YouTube do Sesc São Paulo incentivam pessoas de todas as idades a cozinhar. Na websérie Alimentação #EmCasaComSesc, cada episódio traz um nutricionista do Sesc para falar sobre a escolha dos alimentos, a importância do ato de cozinhar, a higienização adequada de frutas/legumes/verduras, além de outras questões comportamentais associadas à comida. Também participam cozinheiros do Sesc, que apresentam receitas desenvolvidas pelas equipes das comedorias com ingredientes acessíveis e modos de preparo simples. Experimente: No canal do YouTube do Sesc São Paulo Alimentação #EmCasaComSesc e no perfil @SescSP.

 

 

Comida que transforma

Criado pelo chef Edson Leite e pela sócia e terapeuta Adélia Rodrigues, o Gastronomia Periférica acredita na gastronomia como ferramenta de transformação social. Por isso, durante a pandemia, eles e outros professores e parceiros da iniciativa ensinaram receitas de pratos e como aproveitar ao máximo os ingredientes em casa. Os vídeos, disponíveis no perfil do Gastronomia Periférica no Instagram, também são voltados para empreendedores do segmento. Somam-se ainda lives sobre consumo consciente, responsabilidade social no setor de alimentação, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), agroecologia, história e cultura da alimentação, entre outros assuntos. Conheça: @GastronomiaPeriferica.

 

Do lado de lá

Logo no começo da quarentena no primeiro país a fazer lockdown para contenção da Covid-19, um dos chefs mais premiados do mundo, o italiano Massimo Bottura, começou a fazer transmissões ao vivo na cozinha da própria casa, junto à família. Em seu perfil do Instagram, o chef esbanja bom humor ao ensinar receitas de massas, carnes, sorvete e outros doces, além de ensinar delícias a partir de ingredientes que sobraram na geladeira. Para isso, deu até um nome ao programa: Kitchen Quarantine. Massimo Bottura gravou lives respondendo dúvidas dos internautas (os vídeos foram gravados em inglês). Confira: @MassimoBottura

 

 

revistae | instagram