Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma imagem a.não seguir para Giovanni Venturini

#pracegover #pratodesverem imagem que mostra Giovanni Venturini durante o espetáculo Vida de Circo. O ator está caracteriza como palhaço, com uma camisa lilás, calça vermelha, chapéu do tipo coco, vermelho, um nariz de palhaço vermelho, e duas bolas nas mãos, a verde na esquerda e amarela na direita. Foto de Lúcio Érico.

 

“Eu costumo dizer que comecei desde pequeno [carreira artística] o problema é que eu parei de crescer” - Giovanni Venturini 

 

Com atuações no cinema, televisão, teatro, circo, publicidade e internet, Giovanni Venturini construiu uma carreira bastante versátil. Embora seu pai seja do ramo artístico, o primeiro contato de Giovanni foi com a arte circense, aos 15 anos. No início como um hobbie, mas que o ajudou a trabalhar questões latentes de autoaceitação na adolescência, período de desenvolvimento complexo para todos.  

O exercício de trabalhar o clown na arte circense o ajudou a “rir de si mesmo, porque o palhaço é isso, rir do seu próprio tombo”, conta Giovanni.  

Nos anos seguintes, ele dedica-se aos estudos, termina o ensino médio e cursa Gestão de Turismo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Já bem estabelecido no mercado de trabalho na área de Turismo, Giovani levava uma vida dupla entre a sua profissão e as atividades artísticas. 

#pracegover #pratodesverem Foto preto e branco onde Giovanni Venturini está em primeiro plano. O ator está com os braços abertos, levantados para o alto, com o rosto levemente levantado, ele está realizando a fala do personagem que interpreta. Giovanni está com sapatos, uma calça e uma camisa. Foto de Caio Gallucci

#pracegover #pratodesverem Foto preto e branco onde Giovanni Venturini está em primeiro plano. O ator está com os braços abertos, levantados para o alto, com o rosto levemente levantado, ele está realizando a fala do personagem que interpreta. Giovanni está com sapatos, uma calça e uma camisa. Foto de Caio Gallucci.

 

Até que recebe um convite importante e irrecusável que o faria ter de escolher entre a profissão ou a carreira de artista, como ele conta: “Eu me joguei, sem falar para ninguém ou meus pais. Pedi demissão, falei com a minha gerente, que tentou me convencer a ficar, mas não tinha mais volta... receber o convite da Família Imperial foi muito importante, era do Cao Hamburger, ele fez a minha infância.”.

A partir de então, ele experimenta o trabalho artístico com diferentes tipos de personagens e públicos para além do infantil. Mas foi a participação na novela "Chiquititas", do SBT, para o público infantil, que impulsionou a sua carreira.  

A atuação conquistou a equipe e o público, o que lhe rendeu uma participação maior do que a prevista e um convite para a próxima novela "Cúmplices de um Resgate", assinando um contrato de dois anos com a emissora. 

#pracegover #pratodesverem Foto do ator Giovanni Venturini na peça Casa de Bonecas. O ator está sentado em uma banco do tipo divã, com as pernas cruzadas olhando para esquerda da imagem. Ele veste conjunto completo de terno, com calça cinza, blazer xadrez em tom cinza, chapéu cinza do tipo coco, luvas e sapato de couro. Ele está com barba e um olhar do tipo satisfeito. O cenário simula dentro de uma casa. Ao fundo há uma porta branca. Atrás da cadeira onde o ator está sentando, há uma arvore de natal, uma caixa azul com um vaso com flores em cima. As paredes são da tonalidade rosa com quadro, relógio e um suporte para por chapéu. Foto de Edson Prudêncio

#pracegover #pratodesverem Foto do ator Giovanni Venturini na peça Casa de Bonecas. O ator está sentado em uma banco do tipo divã, com as pernas cruzadas olhando para esquerda da imagem. Ele veste conjunto completo de terno, com calça cinza, blazer xadrez em tom cinza, chapéu cinza do tipo coco, luvas e sapato de couro. Ele está com barba e um olhar do tipo satisfeito. O cenário simula dentro de uma casa. Ao fundo há uma porta branca. Atrás da cadeira onde o ator está sentando, há uma arvore de natal, uma caixa azul com um vaso com flores em cima. As paredes são da tonalidade rosa com quadro, relógio e um suporte para por chapéu. Foto de Edson Prudêncio.

 

Giovanni comenta que foram poucas as oportunidades de personagens que não caíam no clichê do anão, sendo uma dessas experiências com o espetáculo "Brian ou Brenda" de 2019, com direção de Yara de Novaes e Carlos Gradim, que debateu sobre identidade de gênero e diversidade.
 

“É super importante ter um corpo diverso ou alguém que você se identifique, eu não tive isso quando escolhi a carreira artística. Eu tive as referências que eram o anão do circo, o anão que faz programa de humor na televisão, e não era isso que eu queria. Então, eu tive uma imagem a não seguir, eu sabia que eu queria seguir a carreira artística, mas não aquela que eu conhecia” - Giovanni Venturini 
 

“Eu não sou contra o humor, pelo contrário, o palhaço é muito importante na minha vida. Desde que seja feito com um objetivo de não ofender as outras pessoas que tenham nanismo ou outras deficiências. Eu uso o meu nanismo ao meu favor, eu uso da minha altura como humor, mas um humor respeitoso”, ressalta. 

Além de artista, ele participa de discussões relacionadas à temática de estigmas das pessoas com deficiência e apresenta uma leitura crítica do mercado artístico enquanto responsável por proporcionar a visão do artista com nanismo de forma diferente, assim como as oportunidades de locais e datas para apresentações. Segundo Giovanni, ter espaços específicos para mostrar a arte é importante, mas é necessário ampliar o público, pois quem assiste ao artista com deficiência, em sua maioria, é a pessoa com deficiência. 
 

“Hoje em dia o nanismo é uma das poucas deficiências que ainda é levada para esse lugar cômico. Você não vê piadinhas em peças com pessoas em cadeiras de rodas ou síndrome de down” - Giovanni Venturini


Além de todas as linguagens que citamos, ele também estudou e atua no cinema. Em 2018, participou de três longa metragens. Um deles, "Veneza", com direção de Miguel Falabella, foi premiado no Festival de Gramado. Os filmes estão em pós-produção devido à pandemia de COVID-19 e tiveram seus lançamentos adiados.

Para conhecer mais trabalhos do artista, acesse seu site oficial e redes sociais. Lá é possível encontrar diversos trabalhos e a sua produção durante os meses de quarentena.  

Giovanni Venturini e a performance Vitamina “C”irco 

A Vitamina “C”irco é uma das sete performances que compõem as apresentações da Semana Modos de Acessar 2020. O vídeo é uma meta linguagem, de um artista pensando em um número de circo, em sua casa.  

Giovanni explica que “isso brinca com a necessidade de se reinventar no meio da pandemia, e como pensar em um número circense dentro de casa”. 

Assista à performance do artista: 

 

---

Semana modos de acessar 2020 

A Semana Modos de Acessar, ação do Sesc São Paulo, acontece de 3 a 10 de dezembro e promove diversas atividades para incentivar a participação social das pessoas com e sem deficiência. Diante do momento de pandemia, o evento acontece inteiramente no ambiente digital. 

A perfomance de Giovanni Venturini é uma das sete que compõem a apresentação proposta pelo Coletivo Home Art.

Acompanhe em: www.sescsp.org.br/modosdeacessar