Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival A Fome Não Espera leva apoio aos povos indígenas

A fome não espera. É com essa certeza que a Frente de Apoio aos Povos Indígenas do Brasil (FABIP) iniciou em abril uma campanha de distribuição de alimentos e agora realiza o festival homônimo, em parceria com o Sesc São Paulo e apoio da Associação SOS Pankararu e do Instituto Akhanda.

Com objetivo de combater a fome de mais de 40 mil indígenas aldeados ou em contexto urbano no estado de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro, o Festival A Fome Não Espera será transmitido no dia 5 de dezembro de 2020, a partir das 14h, pelo Canal YouTube do SescTV e pelo Instagram do Sesc SP.

Lideranças indígenas como Ailton Krenak, Sônia Guajajara e Davi Karai Popygua estarão presentes, assim como o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda. Fazem parte da programação musical Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Yamandu Costa, Badi Assad e músicos indígenas como Djuena Tikuna, Brô MC´s, Gean Ramos Pankararu, MC Kunumi, Tainara Takuá, dentre outros. A apresentação será feita pelas atrizes Andreia Duarte e Priscila Jácomo e pela jornalista Cláudia Tavares.

Todos os envolvidos no festival são voluntários e os recursos arrecadados serão destinados a 20 povos indígenas do estado de SP e RJ que, além de enfrentarem lutas históricas por suas terras, estão sendo brutalmente atingidos pelos efeitos causados pela pandemia do Covid-19, potencializados pelo modo de vida comunitário. Altamente vulneráveis diante do alto risco de contágio, são vítimas de um maior índice de mortalidade em relação aos não indígenas. Impedidos de se deslocar para vender seu artesanato e ganhar seu sustento, necessitam de alimentos, suprimentos básicos e atendimento médico. 

Para atender a população indígena de São Paulo e litoral do Rio de Janeiro, um  coletivo de voluntários da FAPIB e colaboradores têm se mobilizado e, nos últimos sete meses, já distribuíram mais de 100 toneladas de alimentos, EPIs e produtos de higiene.

O festival visa estimular a sociedade a fazer doações para que esse apoio continue chegando. As doações para a campanha A Fome não espera serão feitas através do site Vakinha (vaka.me/1285746) ou transferência na conta do Instituto Akhanda.

Dados bancários:
Caixa Econômica Federal
Ag. 2995 - CC 00000930-0
CNPJ 13.986.026/0001-00

Instituto Akhanda


 

Serviço: Festival A FOME NÃO ESPERA 

Quando: Sábado, 5/12, das 14h às 18h.

Onde: Canal YouTube do SescTV e no instagram.com/sescsp
 

Artistas e lideranças convidadas:

Ailton Krenak, Aliã Waramiri Guajajara, André Antonio Nóbrega e Maria Eugenia Tati, Avani Fulni-ô, Arissana Pataxó, Badi Assad, Beatriz Azevedo, Brô MC´s, Canto de Rojões Kariri-Xocó, Carlinhos Antunes, César Maluf, Coral Cênico Cidadãos Cantantes, Cristine Takuá, David Karai Popygua, Djuena Tikuna, Dois Sóis, Edgard Scandurra,Flaira Ferro, Gean Ramos Pankararu, Gustavo Von Ha, Helena de los Andes, Heloísa Fernandes, Iara Rennó, Ibã Sales Huni-Kuin, Juan Cusicanki Aymara, Lívia Mattos, Maria Eugênia e Antonio Nóbrega, Mawaca e Kayapó, MC Kunumi, Nasi (Ira!), Natália Mattos, Orquestra Multiétnica (Encontro de Culturas da Chapada), Patrícia Ahmaral, Patrícia Bastos e Dante Ozzetti, Paulinho Moska, PoemaCombate (Taciana Barros), Rafael Lima, Priscila Jácomo, Sônia Ara Mirim, Sônia Guajajara, Tainara Takua, Tawanã, Toninho Carrasqueira, Toré Multiétnico - Indígenas em Contexto Urbano, Toré Pankararu - Indígenas da Cidade - Comunidade do Real Parque, SP, Watatakalu Yawalapiti, Yamandu Costa, Xofan e Zeca Baleiro.