Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Memórias do primeiro ano do Centro de Música de Guarulhos

Violonista Fábio Lima pelas lentes do público, foto Alexandre Leopoldino
Violonista Fábio Lima pelas lentes do público, foto Alexandre Leopoldino

O Centro de Música do Sesc Guarulhos é o caçula dos Centros de Música. Nasceu em maio de 2019, porém já chegou de maneira imponente: com 14 estúdios, mais de 70 instrumentos e um auditório com 100 lugares, palco de cursos, apresentações e encontros muito especiais. 

A sua chegada significou forte movimentação dos artistas da cidade. Logo no primeiro dia de funcionamento, o público pôde vivenciar na prática o uso de instrumentos diversos, com a orientação de músicos da região que iam desde membros da Orquestra e professores do Conservatório de Guarulhos até sambistas e violeiros da cidade, passando por professoras de guitarra e bateria guarulhenses. Foram 10 estúdios dedicados a essa vivência durante todo o período de inauguração, sem interrupção. 

No mesmo dia, um grande flashmob surpresa ocupou a Praça de Convivência com instrumentos típicos de uma banda, inclusive alguns de grande porte como contrabaixos e tubas, sensibilizando e surpreendendo pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de sonoridade. 

"É um espaço que, além de ser amplo, é muito versátil. Dá pra fazer muita coisa ali. Tenho certeza de que essa semente vai dar frutos que nem estamos imaginando agora", diz Emiliano Patarra, ex-aluno e ex-educador do Centro de Música do Sesc Consolação e atual regente das orquestras Jovem Municipal e GRU Sinfônica, ambas de Guarulhos.

 

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e Vanessa da Mata, foto Alexandre Leopoldino

 

Patarra se apresentou junto à Orquestra Jovem Municipal na inauguração do Sesc e, pouco tempo depois, também em um programa com a cantora Vanessa da Mata como convidada. "Temos uma atuação constante em parceria. Sou diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos e tínhamos desenhado uma programação enorme para este ano, que infelizmente não puderam ser realizadas por conta da pandemia. Mas pretendemos retomar tão logo a situação permita", conta o maestro.

No mês da inauguração, mais de 150 atividades tomaram conta do Sesc Guarulhos, grande parte delas dedicadas à música. Concertos comentados de artistas, como os de Arnaldo Antunes e do violonista e youtuber Fábio Lima, que aconteceram na abertura, acabaram se tornando parte da programação, tamanho sucesso feito junto ao público. Além dos shows, os artistas falavam sobre suas trajetórias e abriam espaço para perguntas. Passaram por lá Chico César, Margareth Menezes e Zélia Duncan, entre outros grandes nomes.

Se, por um lado, a apresentação do grupo Os Favoritos da Catira trouxe a tradição para os palcos do Sesc, com sua viola ritmada pelas batidas dos pés e mãos dos dançarinos, a música experimental também não ficou de fora, como foi no caso do espetáculo 'Baquirivu - Imersão e Confluência'. Na ocasião, os artistas guarulhenses Sombra, Kiko Dinucci, Edgar, Valério, Anna Raquel, Esdras e Marcos Gerez, uniram música e visuais em uma grande homenagem a cena musical da cidade. Como apontou o próprio Dinucci, "os artistas locais estão precisando de espaço e de dignidade pra tocar e o Sesc Guarulhos é um pólo de cultura que as pessoas vão ganhar como presente".

 

Hemerto Pascoal, foto Mateus José Maria

 

De maio de 2019, mês da inauguração, até março de 2020, quando ocorreu o fechamento de todas as unidades do Sesc devido a pandemia, passaram por lá mais de 3000 pessoas em 58 oficinas. Em uma dos encontros de maior sucesso, o grande arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal convidou pais e filhos a descobrirem novos sons, através de suas experimentações com um piano, uma flauta e a sua famosa chaleira.

Por enquanto, as portas do Centro de Música continuam fechadas, para evitar a propagação do coronavírus, mas você já pode matar as suas saudades através de cursos e conteúdos disponíveis nas redes do Centro de Música do Sesc. Acompanhe a programação pelo Instagram (www.instagram.com/cmsesc), Facebook (www.facebook.com/cmsesc), Twitter (www.twitter.com/cmsesc) e YouTube (www.youtube.com/cmsesc).