Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Hora da seresta – Abraço em Canção

Foto: Fernanda Righi
Foto: Fernanda Righi

A continuidade das ações do Trabalho Social com Idosos durante a pandemia da covid-19

 

Texto: Fernanda Terezinha Righi Queiroz de Souza | Aline de Castro Jesus | Thiago Pinguelli Magalhães

 

Em 17 de março de 2020, todas as unidades do Sesc São Paulo fecharam suas portas, seguindo as orientações de isolamento social, com o estabelecimento da pandemia de covid-19. Uma situação inédita, que deixou todos muito apreensivos, inseguros e gerou profundas mudanças na vida das pessoas.

Diante desse novo cenário, fomos estimulados a criar uma programação para ser realizada pela unidade durante esse período. Apesar da orientação de que prioritariamente a difusão desses conteúdos deveria se dar por via digital, dada a circunstância de vulnerabilidade dos idosos frequentadores do programa Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Taubaté. Porém, uma vez que a maioria não tem acesso às redes sociais ou possui aparelho de telefone celular, consideramos que, para atender esse público, era preciso encontrar uma forma segura de chegar até ele de maneira presencial sem expor ninguém a qualquer tipo de risco.

A realização de uma seresta foi a forma encontrada para quebrar um pouco esse isolamento social e digital presente no cotidiano de muitos idosos, levando até suas casas uma atividade que tem a capacidade de proporcionar alegria e bem-estar, sendo também uma prática social presente na vida de todos e capaz de despertar diferentes sensações e lembranças.

Para a execução da seresta foram contratados músicos e profissionais locais, fortalecendo a rede de artistas da região, que também se encontravam em situação de vulnerabilidade em razão da impossibilidade de trabalho durante esse período.

O contato com os idosos se deu pelo aplicativo de mensagem WhatsApp e por chamada telefônica, informando a intenção de uma visita em suas casas com a realização de uma intervenção, mas sem mencionar nesse momento a linguagem artística escolhida. Eles foram orientados que, para participar, precisavam se manifestar como interessados dentro de um prazo de tempo estabelecido.

Com a definição dos idosos inscritos para a atividade, foi feito um levantamento da música de preferência de cada um, dentro de uma pesquisa mais ampla, para que não se gerasse suspeita e permanecesse a surpresa.

Foi elaborado um roteiro das casas a serem visitadas e agendado com cada idoso o dia e horário que seria realizada a visita. O acompanhamento da atividade foi feito pela técnica responsável pelo programa TSI da unidade, Fernanda Righi, e pelos educadores físicoesportivos Aline Castro e Thiago Magalhães, que atuam no Programa Sesc de Esportes e são as pessoas que mantém contato mais próximo com os idosos.

Ao chegar nas casas, informávamos a necessidade de permanecermos do lado de fora e distantes uns dos outros. Os idosos nos recebiam com muita alegria e no momento que o músico se aproximava e iniciava a seresta, eles eram tomados pela emoção, o que era contagiante, e as reações mais diversas se manifestavam, como espanto, euforia, alegria e, entre lágrimas e risos, alguns falavam sem parar, outros dançavam, cantavam, expressando cada um a sua maneira o sentimento despertado pela música.

As visitas duravam em torno de 15 minutos, com a execução de quatro a seis músicas e, dentre elas, a preferida do idoso, o que trazia ainda mais emoção ao momento.

Foi muito emocionante e gratificante realizar e acompanhar essa ação. Momentosnque ficarão para sempre em nossa memória. Compreender a importância do Sesc na vida dos idosos, o quanto representa para cada um deles todas as vivências e experiências que eles têm na unidade nos estimula a continuar com mais amor e entusiasmo o nosso trabalho. É para eles um local de encontro e troca, onde podem se socializar, aprender, ensinar, interagir e se divertir e, dessa forma, concluímos que muitos dos objetivos do programa TSI são contemplados nas nossas atividades.

A seresta foi realizada durante quatro dias, com quatro visitas por período em cada dia, contemplando 28 endereços e atendendo a 36 idosos, pois em algumas casas residia mais de um idoso.

Toda a ação foi realizada com muita segurança, cumprindo-se os protocolos de distanciamento, evitando contato entre as pessoas e todos utilizando máscaras e álcool em gel constantemente.

Todas as serestas foram gravadas por uma equipe de produção que fez a edição de um vídeo que está disponível para acesso no canal do Youtube do Sesc Taubaté, nomeado como Abraço em Canção.

Compartilhamos a seguir, alguns depoimentos dos idosos durante a realização da atividade e outros enviados posteriormente por mensagens e telefonemas, de forma a mostrar o quão sensível e representativo foi esse momento para eles.

 

Helena Humberto: “Amamos! Muito agradecida, por essa apresentação, tão acolhedora e carinhosa do Sesc, perante essa pandemia em que estamos vivendo, agradeço muito pelo carinho”.

 

Nancy Paduan: “Agradeço pela atividade, atenção e preocupação. Só o Sesc mesmo para nos proporcionar isso”.

 

Lourdes Abreu: “Não tenho palavras para agradecer pelo presente que vocês do Sesc me ofertaram. Isso vai marcar pro resto da minha vida. Essa vai ser uma das lembranças prazerosas dessa pandemia, dessa loucura, dessa doença que está por aí. Só o Pai do Universo para retribuir o prazer que vocês me deram”.

 

Valdevino Lourenço de Castro: “Fiquei muito feliz com a carinhosa visita de vocês. Só senti não poder sentar com vocês para um café. Muito obrigado. Valeu. Foi ótimo. Minha filha também ficou emocionada. Sensacional. Vocês são ótimos. Que Deus abençoe a todos”.

 

Lourdes Arnaldo: “Foi muito gostoso. Essa vai ser uma data inesquecível para mim. Foi muito gostoso mesmo. Deus abençoe todos vocês, toda a equipe que veio aqui”.

 

Marly Gomes: “Imensamente Agradecida por fazer parte do Sesc. Vocês não sabem, ou sabem, a imensa falta que fazem no ritmo da minha Vida. Vamos continuar em oração para que possamos o mais rápido possível voltar com as nossas atividade. Mais uma vez, obrigada a toda a equipe. Vocês são demais! Melhor dia da minha vida”.

 

Selma e Ernesto Pereira: “Vocês nem imaginam a felicidade que sentimos. Para nós a gratidão é enorme de falar sobre o Sesc, a dedicação de todos os funcionários. Só peço a Deus que essa pandemia passe e que possamos voltar [às] nossas aulas. Mas Deus sabe o tempo, então vamos esperar confiantes. Muito obrigada. Vou guardar como muito amor. Gratidão”.

 

Maria Aparecida Bueno Queiroz: “Muito obrigada, foi uma coisa muito muito legal, eu gostei demais, a gente [se] sente melhor sabendo que o Sesc se preocupa tanto com a gente, assim a gente fica muito feliz. Obrigada”.