Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conhecendo a Aromaterapia

Óleos essenciais | Foto: Divulgação
Óleos essenciais | Foto: Divulgação

A programação do Sesc Avenida Paulista no Sesc Verão explora a relação dos cinco sentidos com os elementos da natureza. A proposta é reforçar a importância da atividade física ao levar a mensagem da busca pelo cuidado relacionado ao indivíduo e à sociedade com foco na saúde e no bem-estar.

Pensando nisso, a primeira atividade apresenta informações e dicas sobre Aromaterapia, trazidas pela educadora do físico-esportivo do Sesc Avenida Paulista, Ellaine Delboni. Você sabe o que é isso?

É uma terapia baseada no uso dos óleos essenciais, substâncias naturais presentes nas plantas, para auxiliar na energia de cura interna do corpo físico, da mente e da psique. Tais substâncias estão presentes nas flores, folhas, cascas, raízes, frutos e sementes das plantas, de acordo com cada tipo, e são extraídas por meio de processos como a destilação a vapor ou a prensagem a frio. O resultado desta extração são os óleos essenciais concentrados, ou seja, pequenas doses de saúde e autocuidado proporcionadas pela natureza.

Técnicas terapêuticas tradicionais, como a indiana e a chinesa, já utilizavam terapias com óleos aromáticos há milênios, levando em conta as características pessoais e as necessidades de cada um na preparação dos blends* mais apropriados, a fim de estimular a harmonização corpo-mente do individuo e sua reconexão com o universo.

A aromaterapia moderna foi descoberta - como ciência terapêutica - por um químico francês, René-Maurice Gattefossé, enquanto estudava aromas para perfumes. Certa vez, em seu laboratório, ele se acidentou queimando gravemente as mãos, o que o fez tratá-las com uma solução, na tentativa de frear a evolução dos ferimentos. Suas mãos rapidamente pararam de arder, não infeccionaram e as queimaduras regeneraram bem rápido. A solução continha óleo essencial de lavanda, e seu poder curativo foi então descoberto, abrindo caminho para muitos outros estudos.

Vieram então experimentos no campo da cosmética, visando rejuvenescimento celular, no campo da psicoterapia, no qual descobriu-se que o aroma de certos óleos essenciais induzia ao otimismo e poderia ser coadjuvante no tratamento da depressão, além de usos em banhos terapêuticos, massagens, dietoterapia etc.

*Blend é o nome que se dá à combinação de dois ou três óleos essenciais em um preparo. A ação conjunta entre os elementos complementares gera uma sinergia, na qual as propriedades de cada óleo, somadas, geram um efeito terapêutico potencializado.

UTILIZAÇÃO

Atualmente, há muitas formas de incorporar a aromaterapia no dia a dia, aproveitando grandes benefícios em nosso lar, trabalho ou, independentemente do local, em momentos de estimular os sentidos e a mente, relaxar o corpo ou revigorar a alma. Seguem alguns usos possíveis:

Óleo essencial concentrado: para adicionar em óleo vegetal ou creme para massagem corporal
Sinergia: composição entre óleos, para banhos terapêuticos, sabonetes líquidos e escalda-pés
Aromatizador da ambiente: blends para difusor, spray de ambiente ou para borrifar nos travesseiros

É importante lembrar que cada óleo possui uma concentração, então as quantidades de aplicação corretas variam. Alguns deles também têm contraindicações para determinados casos.

Conheça alguns dos principais óleos essenciais e algumas informações sobre cada um:
 

   

    

    

    


Gostou? Compartilhe este conteúdo com quem você acha que vai gostar também!

Outras programações