Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

No último ato, janeiro traz o teatro ao Sesc Parque Dom Pedro II

Espetáculo Oroboro marca o retorno do teatro ao Sesc Parque Dom Pedro II (Foto: Osvaldo Gabrieli)
Espetáculo Oroboro marca o retorno do teatro ao Sesc Parque Dom Pedro II (Foto: Osvaldo Gabrieli)

O palco, a cortina, o cenário, os personagens e os aplausos.  

No Sesc Parque Dom Pedro II, os próximos dois fins de semana - um deles prolongado, por conta no aniversário da cidade de São Paulo (25/1) -, serão dedicados ao teatro. 

Oroboro 

A primeira peça a ocupar o palco da unidade, desde o início da pandemia, será Oroboro, do grupo XPTO. Em cartaz para apresentações nos dias 23 (sábado), 24 (domingo) e 25 de janeiro (feriado), Oroboro utiliza a linguagem de Teatro de Bonecos e Formas Animadas para narrar uma fábula de um náufrago à deriva que, hostilizado por urubus, resolve atirar-se ao mar mergulhando nas águas do oceano.  
 
Numa ilha próxima, uma misteriosa serpente deixa um estranho ovo que provoca a curiosidade e a ambição dos seres que habitam o lugar. Nesta montagem, repleta de humor, mistérios e trapaças o mito de "Oroboro" (a serpente que devora a própria cauda) representa alegoricamente o caráter cíclico da existência. 

A narrativa é desenvolvida sem a utilização da palavra, sendo conduzida pela música ao vivo e pela ação dos atores que manipulam bonecos e objetos de forte impacto visual, criando imagens poéticas que estimulam a sensibilidade e a imaginação do público infantil.  

Mosca na Sopa de Letrinhas  

Quem também retorna ao Sesc Parque Dom Pedro II, depois de quase um ano, é a Cia Variante
 
Desta vez, o grupo teatral traz o repertório musical de seus espetáculos e canções de outros autores para apresentar, como é sempre sua proposta, um painel de questões complicadas do mundo adulto para a linguagem das crianças: a guerra, a pobreza, a degradação do meio ambiente e outros.  

Depois de uma mostra de repertório, apresentada em fevereiro de 2020, com os espetáculos The Ratos (ou o Camarim da Fama Encardida), a Cruzada dos Corações Puros (ou Quem Inventou a Guerra) e Zepelim (ou o Balão que Nunca Existiu) - eleito o melhor espetáculo para o público infantil e jovem, em 2017, pelo prêmio Aplauso Brasil de Teatro, com votação feita pelo público - o reencontro com o palco e, principalmente, com o público da Unidade promete. 


AGENDA


Orobroro, com grupo XPTO 
Dias 23, 24 e 25 de janeiro, às 17h.

Ingressos disponíveis a partir de 19 de janeiro (terça), às 17h, sescsp.org.br/pqdompedro.
 

 
Oroboro, do grupo XPTO (Foto: Osvaldo Gabrieli) 



Mosca na Sopa de Letrinhas, com Cia Variante  
Dias 30 e 31 de janeiro, às 17h.

Ingressos disponíveis a partir de 19 de janeiro (terça), às 17h, em sescsp.org.br/pqdompedro
 


Cia Variante (Foto: Coletivo Ludovico)