Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

CineSesc estreia podcast "Era Uma Vez... São Paulo – 10 Anos Depois" para celebrar o cinema e os cineastas que retratam a cidade

Um podcast para celebrar a cidade e o cinema de São Paulo e também a memória do cinema brasileiro. Assim nasceu o "Era Uma Vez... São Paulo – 10 Anos Depois", que estreia em 25 de janeiro, aniversário da capital paulista, e traz entrevistas com cineastas que retratam as tantas facetas da metrópole em seu cinema. 

A nova série retoma o ciclo de encontros "Era Uma Vez... São Paulo", realizada há dez anos pelo CineSesc e conduzida pelo crítico e jornalista Christian Petermann, que mediava a conversa dos realizadores com o público. Nos encontros, nomes importantes do cinema nacional conversavam sobre suas carreiras, seus filmes e sobre a influência e importância de São Paulo não só como cenário mas como verdadeira personagem das histórias. 

Uma década depois, os debates registrados na ocasião foram resgatados pela equipe do CineSesc e ganham nova vida na série "Era Uma Vez... São Paulo – 10 Anos Depois". Com apresentação e produção da jornalista e crítica Flavia Guerra, os episódios mesclam trechos dos debates originais, com destaque para a contribuição de Petterman, falecido em 2016, em uma nova conversa com as diretoras e diretores, que revisitam seu cinema e atualizam sua trajetória e sua perspectiva sobre o cinema paulista e brasileiro. 

Quem abre a série é Anna Muylaert. A cineasta, que há dez anos falou de seu início de carreira, do caráter paulistano dos longas que dirigira até então, como "Durval Discos" e "É Proibido Fumar", desta vez, conversa também sobre o divisor de águas "Que Horas Ela Volta?", além de seus novos projetos: o documentário "Alvorada", codirigido com Lô Politi, e "O Clube de Mulheres de Negócios", que participa em março do Berlinale Co-production Market, organizado pelo Festival Internacional de Cinema de Berlim.

 

Assista aos episódios

 

Do som à imagem

Para marcar a estreia do podcast, o CineSesc programou especialmente dentro da série Cinema #EmCasaComSesc dois filmes da diretora e roteirista Anna Muylaert. Protagonizado pela atriz Regina Casé, "Que Horas Ela Volta?" é um filme que trata dos conflitos que acontecem entre Val, uma empregada doméstica do Brasil e seus patrões de classe média alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira. O longa-metragem teve sua estreia mundial no renomado Festival Sundance de Cinema (EUA).
 

Val (Regina Casé), uma mulher de Pernambuco, vai para São Paulo, deixando para trás sua filha, Jéssica (Camila Márdila), com o avô. Em São Paulo, Val encontra um emprego como babá e depois de empregada doméstica na casa de Bárbara (Karine Teles) e José Carlos (Lourenço Mutarelli), uma família de classe alta onde ela cuida do filho dos patrões, Fabinho (Michel Joelsas).

Treze anos depois, Val é economicamente estável, mas sente culpa por ter deixado para trás Jéssica. De repente, sua filha decide ir a São Paulo para fazer um vestibular, na mesma época que o filho do casal, e pede apoio a mãe, esta acreditando em uma segunda chance para um melhor relacionamento entre as duas. Mesmo assim, a convivência é complicada, ainda mais pela personalidade da garota e forma como ela se comporta na casa e perante os patrões de sua mãe, se sentindo mais a vontade e não aceitando a separação de classes e posições impostas no lugar.
 

Exibido no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Berlim (Alemanha), "Mãe Só Há Uma" é roteirizado por Anna Muylaert e Marcelo Caetano e tem no elenco Naomi Nero, Dani Nefussi, Matheus Nachtergaele e Luciana Paes. O filme é produzido pela Africa Filmes e Dezenove Som e Imagem, da produtora Sara Silveira.

A vida do adolescente Pierre vira de cabeça pra baixo quando ele recebe uma denúncia e é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, descobre que a mulher que o criou não é sua mãe biológica, e sim uma estranha que o roubou na maternidade. Assim, ele é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola. No meio desse processo, talvez acabe trocando também até de gênero.

Para assistir aos filmes, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa