Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

"Damas do Samba" (2013) | Divulgação

Carnaval na tela

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO SESCTV CONVIDA FOLIÕES E FOLIÃS A CELEBRAR A FESTA EM CASA, COM UM PÉ NO SAMBA

Nas ladeiras, ruas, sambódromos e praças, a festa mais popular do país contagia homens e mulheres de todas as gerações e regiões. No entanto, o Carnaval de 2021 será bem diferente devido aos cuidados necessários com a pandemia. Mesmo assim, quem disse que a folia não pode reinar até quarta-feira de cinzas na sua casa? Hora de preparar uma playlist com frevo, samba, marchinhas e outros gêneros musicais, arrastar os móveis da sala e brincar.

Pensando nisso, a programação do SescTV exibirá documentários sobre músicos, cantores, passistas e tantos outros personagens do Carnaval. Em Damas do Samba (2015), série de quatro episódios que estreia dia 13/2, a diretora Suzanna Lira ressalta o protagonismo feminino. Para isso, entrevista mulheres de diferentes gerações e que transbordam amor e dedicação ao samba e às escolas de samba cariocas. Entre relatos, músicas e imagens de arquivo, a alegria e a esperança se entrelaçam num registro emocionante de Dona Ivone Lara cantando Sonho Meu.

“Sendo o Carnaval uma das manifestações culturais mais populares do país, e, considerando a pandemia – em que as aglomerações não devem acontecer, de acordo com as orientações oficiais –, o SescTV leva para casa uma programação especial. Além de um conteúdo diverso e focado em artes e educação, selecionamos documentários que mostram a riqueza cultural da música brasileira e seus criadores”, explica Silvia Garcia, animadora sociocultural e técnica de programação do SescTV.

Disponível gratuitamente – e sem necessidade de cadastro – na internet e em operadoras de TV por assinatura, em várias regiões do país, o SescTV pode ser assistido por meio de diversos suportes de mídia, incluindo a plataforma streaming on demand.

Confira: www.sesctv.org.br.

 

 

TRÍADE DAS ARTES

Protagonistas na história da música e do teatro brasileiro têm a trajetória registrada em obras recém-lançadas pelas Edições Sesc São Paulo.

Em Metade é Verdade: Ruth Escobar, o jornalista Álvaro Machado costura textos e imagens para falar da herança deixada por essa atriz e produtora luso-brasileira no campo das artes cênicas. Já no livro Sérgio Mamberti – Senhor do Meu Tempo, o próprio ator e diretor celebra 80 anos de vida revisitando uma jornada dedicada aos palcos e às telas numa escrita em parceria com o jornalista Dirceu Alves Jr. No cenário musical, é a vez de Tom Zé – O Último Tropicalista, de Pietro Scaramuzzo, compartilhar com os leitores a saga criativa desse irreverente artista de Irará (BA) lançado ao mundo. Conheça estas e outras publicações no site: www.sescsp.org.br/edicoessesc.

 

        

Capas: Divulgação

 

MAPEAR PARA APROXIMAR

Quais iniciativas sociais, culturais e ambientais estão sendo realizadas na cidade de Piracicaba? Ao fazer esse mapeamento, o projeto EngrenAgem, realizado pelo Sesc Piracicaba, busca dar visibilidade a essas causas e promover pontes de aproximação com a população. Podem participar do Mapa Socioambiental e Cultural de Piracicaba: coletivos, movimentos independentes, grupos de pesquisa universitária, associações, cooperativas, ONGs, institutos, entre outros. Para isso, representantes deverão preencher o formulário online do projeto (bit.ly/EngrenAgemSescPira) até dia 15/2. Informações pelo e-mail: engrenagem.piracicaba@sescsp.org.br.

 

Casa do Hip Hop / Foto: Lucas Cersosimo

 

PENSAMENTO EM PAUTA

Neste mês, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc dá continuidade ao curso Introdução ao Pensamento Crítico Hoje, promovido em parceria com a editora Boitempo, e com a participação de importantes pesquisadores brasileiros da atualidade. O curso propõe apresentar um panorama de algumas das mais vibrantes obras de pensamento crítico da contemporaneidade. Ao longo de 12 encontros, serão apresentados o pensamento e as principais obras de premiados estudiosos que pensam a sociedade. Entre eles, Angela Davis, Domenico Losurdo, Judith Butler e Michael Löwy. Realizado no ambiente digital, o curso se encerra dia 2 de março. Saiba mais: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

 

Rogério Vieira

 

CENA PREMIADA

Série do SescTV sobre a nova geração do teatro de grupo brasileiro recebe o prêmio especial na categoria Teatro do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de  Arte) de 2020, divulgado em janeiro. Dirigida por Toni Venturi, com curadoria de Silvana Garcia, Cena Inquieta reúne 26 documentários com a participação de 48 companhias de teatro e mais dez artistas solo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Neste mês, novos episódios serão exibidos no canal SescTV, disponível em tevês por assinatura (consulte sua operadora) e no site sesctv.org.br/noar, todas as quintas, às 23h, sábados, às 2h, domingos, à meia-noite, segundas às 2h e terças, às 23h. Saiba mais: www.sesctv.org.br. Acesse também pelo app do SescSP.

 

Companhia do Miolo, espetáculo Casa de Tolerância | Foto: Arô Ribeiro
 

LEITURA EM DIA

Espaços de leitura, convivência, trocas de experiências culturais e educativas, as Bibliotecas do Sesc São Paulo ainda não podem ser ocupadas pelo público, mas o empréstimo e devolução de livros podem ser feitos mediante retirada de ingresso online. Para isso, as equipes das bibliotecas realizaram curadorias do acervo, selecionando livros clássicos, obras voltadas para crianças e jovens, entre outras. Já o projeto BiblioSesc, que leva bibliotecas circulantes para as regiões de Osasco, São Caetano, Santana, Campo Limpo, Interlagos e Itaquera, conta com atendimento realizado dentro das unidades. Saiba mais no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/bibliotecas.

 

Mesa Brasil

2021(janeiro)

• 407 MIL kg de alimentos foram distribuídos

2020

• 7.200 toneladas de alimentos foram distribuídas

• 470 toneladas de produtos de higiene pessoal e limpeza

• 1.200 doadores participaram

• 1.100 Instituições receberam

• 85.000 pessoas foram atendidas (dentro das instituições)

• 116.000 famílias foram atendidas

 

 

AGENDE SEU APETITE

Neste momento, a capacidade de atendimento nas Comedorias do Sesc São Paulo está reduzida em função das legislações sanitárias, dos protocolos internos e procedimentos estabelecidos pelo Plano São Paulo. Quem tem a Credencial Plena do Sesc pode agendar a próxima refeição pela internet na Central de Relacionamento Digital ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP (disponível no Google Play e Apple Store). Durante o almoço os restaurantes estão oferecendo o serviço de “Prato Porcionado”, ou seja, a equipe de alimentação serve os pratos, seguindo um cardápio adequado e equilibrado do ponto de vista nutricional. O cardápio pode ser consultado na própria ferramenta de agendamento. Algumas cafeterias também retomaram o atendimento, com cardápio simplificado, para os frequentadores dos serviços agendados nas unidades. Saiba mais no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/restaurantesretomada.

 

 

Carolzinha Teixeira

 

Neste mês, a escritora Elizandra Souza é a convidada do experimento literário Folhetim, realizado pelo Sesc Pompeia. Nas próximas semanas, será publicada uma narrativa exclusiva da autora, em seis episódios,  acompanhados por ilustrações criadas para cada texto. Outros escritores já participaram dessa ação – Conceição Evaristo, Luiz Ruffato, Aline Bei e Ricardo Terto. Confira: https://folhetimsescpompeia.medium.com/

 

 

revistae | instagram