Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Andar com fé

Gerard Giaume
Gerard Giaume

MÚSICO BAIANO ACREDITA NO PODER DA ECONOMIA CRIATIVA APOIADA NAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA SUPERAR ADVERSIDADES ACENTUADAS PELA PANDEMIA

Gilberto Gil: 78 anos de vida, uma discografia composta por mais de 70 álbuns, entre discos solos, coletâneas, trilhas sonoras e parcerias: gravações com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Rita Lee, Milton Nascimento, Nando Reis e Ivete Sangalo. Ativo nas redes sociais durante toda a quarentena de 2020 até o presente momento, Gil aproveitou as ferramentas digitais para se juntar a vozes da nova geração, caso da cantora Iza, na live As Canções de Gilberto Gil por Iza e Gil. Entre outros destaques, o músico foi o convidado da estreia da série digital Muito Prazer, Meu Primeiro Disco, do Sesc Pinheiros. No programa, foi entrevistado pelo musicólogo Zuza Homem de Mello (1933-2020), e pelos jornalistas Lucas Nobile e Adriana Couto. O episódio está disponível no YouTube. Na seara familiar, então, o alimento é a música. Com a neta Flor Gil, de 12 anos, fez brotar o EP Gil e Flor – De Avô pra Neta. Em meio a essa intensa agenda virtual, Gil participou de uma live do Sesc Ideias que apresentou os resultados da pesquisa Impacto da Covid-19 na Economia Criativa, realizada pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (Obec-BA). Além do compositor, participaram Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, Paulo Miguez, docente e vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Daniele Canedo, coordenadora da pesquisa no Obec-BA. Na ocasião, Gil, que foi ministro da Cultura entre os anos de 2003 e 2008, comentou os resultados e apontou novos caminhos desenhados a partir da tecnologia.

 

VALORIZAR O NOSSO

A pesquisa fala por si, na medida em que acumula, organiza e distribui uma série de dados importantíssimos sobre os setores criativos da vida cultural brasileira. Traz um panorama sobre o papel das artes, dos conhecimentos tradicionais e das formas identitárias na formação da cultura brasileira.

O pressuposto básico responsável por essa pesquisa vem à tona, que é o conceito da economia criativa, portanto, a necessidade de compreensão de uma aderência fundamental entre a produção do conhecimento, do mundo da subjetividade, com a condição material da formação de riqueza do país.

 

No momento da pandemia, em que os contextos culturais tiveram que se redesenhar,

ficou evidente a importância que as novas tecnologias ganharam nesse processo

 

 

DEMANDA DE TECNOLOGIA

No momento da pandemia, em que os contextos culturais tiveram que se redesenhar, ficou evidente a importância que as novas tecnologias ganharam nesse processo. O fato importante que a pesquisa aponta claramente é para a demanda das pequenas organizações, dos pequenos coletivos de criação, a demanda por desenvolvimento tecnológico, por acesso aos meios digitais. A consciência dos indivíduos e das organizações da necessidade dessa atualização tecnológica e demandas cada vez mais sérias crescem nesse sentido.

 

DESIGUALDADE E IDENTIDADE

A pesquisa também tem o papel de evidenciar a condição dramática que as desigualdades, as assimetrias sociais e econômicas estabelecem para o povo brasileiro, colocando como um dos elementos de formação o fato de que todas essas mazelas e dificuldades profundas enfatizadas pela pandemia são historicamente grandes problemas da sociedade brasileira.

Um dado importante revelado é o aprimoramento organizacional ligado às estruturas, à busca pelo conhecimento, o elencamento dos vários setores envolvidos na produção da vida cultural, os clássicos já considerados e, mais recentemente, a necessidade de incorporação dos elementos tradicionais. A importância recém-surgida, no Brasil e no mundo, dos contextos identitários. Assim, a pesquisa é bem-vinda em vários aspectos. A maneira rápida como foi feita me levou até a relacionar essa agilidade ao desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, que associou correntes variadas e esforços múltiplos no mundo. Este é um dos aspectos de novos estímulos que a pandemia provocou. 

 

Assista à entrevista com Gilberto Gil no programa Muito Prazer, Meu Primeiro Disco, no canal do YouTube do Sesc Pinheiros:

 

 

revistae | instagram