Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tem bate-papos, oficinas e mostra de cinema na programação de fevereiro do Sesc Sorocaba

Ilustração: Luis Gustavo Marques
Ilustração: Luis Gustavo Marques

O mês de fevereiro está recheado de ações online, nas mais diversas áreas da programação do Sesc Sorocaba. São bate-papos musicais, literários e ambientais, além de oficinas sobre empreendedorismo para pessoas trans, fotografia e artesanato com materiais acessíveis.
Dentro das novidades do mês, também tem a programação especial Arte em Domicílio, que consiste no envio de cartões postais produzidos por artistas da região - e que o público poderá receber em casa, além de intervenção literária pelos bairros da cidade através de um carro de som, e a exibição de curtas-metragens durante a 3ª edição da mostra Cine Caneca.

Listamos as atividades de destaque para você conhecer e programar sua participação! 

--

MÚSICA  

Para quem se interessa sobre o universo musical, o bate-papo online Cio da Terra – Entre Escutas traz convidados especiais para comentar experiências acerca do processo de criação, produção e toda carreira artística. Neste encontro, participam Khalil, cantor e compositor sorocabano, e Alê Siqueira, produtor musical que coleciona trabalhos ao lado de grandes nomes como Elza Soares, Tom Zé e Arnaldo Antunes. Além do papo, o público ainda pode contar com Khalil performando algumas músicas do seu mais recente álbum, De Cara Pro Vento.  

O encontro acontece no dia 10/2, quarta, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Sesc Sorocaba.  

--

ARTES VISUAIS  

Convidamos artistas visuais da região para elaborar cartões-postais que você pode receber diretamente em sua casa. Pra isso, envie um e-mail para cursos.sorocaba@sescsp.org.br, com seu nome e endereço completos. As edições são limitadas - então quanto antes você se inscrever, mais chances terá de receber o material deste Arte em Domicílio.

--

CINEMA 

Os amantes do cinema poderão curtir três dias de exibição de curtas-metragens durante a 3ª edição do Cine Caneca – mostra de produções independentes da região interiorana de São Paulo. As produções apresentadas trazem temas envolvendo feminismo, diversidade religiosa, conceitos familiares, comunidade LGBTQIA+, entre outros.  

A programação acontece sempre às terças, a partir das 20h. No dia 16/2, o público pode assistir aos filmes “Luci”, “Tranças” e “Desaparecidas”. No segundo dia, 23/2, os curtas exibidos são “De Mãe Para Filha”, “Irã” e “Tirou Minha Máscara Me Deixando Apenas de Máscara”. O encerramento da mostra ocorre no dia 2/3, com a exibição de “Rejunte”, “De Onde Nascem os Deuses”, e “Minha Deusa e Eu”.  

A mostra, que tem classificação indicativa de 12 anos, acontecerá no canal do Sesc Sorocaba no Youtube

--

AÇÕES PARA CIDADANIA 

O mercado de trabalho para pessoas trans é tema de oficina online, voltada ao público interessado em desenvolver projetos individuais e/ou coletivos e pessoas trans já com pequenos negócios para geração de renda. Os encontros objetivam a troca de conhecimentos e experiências entre as pessoas trans, incentivando a possibilidade de empreender na prática.  

A oficina, que tem classificação de 16 anos, é sequencial e acontece nos dias 25/2 e 4/3, quintas, das 19h às 21h. Para participar, é necessário a inscrição através do link http://sescsp.org.br/inscricoes, entre os dias 11 a 18/2.

--

TECNOLOGIAS E ARTES 

Que tal aprimorar o conhecimento como fotógrafo? A oficina online Como Funciona a Fotografia? explica funções presentes em câmeras DSLR e celulares, funções essas que podem ser aplicadas na composição da foto. A primeira aula, que mostra o conceito de Abertura da lente, já está disponível no Youtube.

 

A próxima vídeo aula entra no ar dia 10/fev, quarta, às 19h, e tem o tema Velocidade da foto - também no canal do Sesc no Youtube e nas demais redes sociais da Unidade.

E já que a fotografia é a captura de um momento, por que não aproveitar e criar um espaço para guardar recordações? A oficina Caixas de memórias: colagem e assemblagem te incentiva a montar sua própria caixa de memórias utilizando objetos de fácil acesso. As aulas acontecem dias 17 e 24/2, quartas, às 14h, na Plataforma Teams - acesso neste link.

--

LITERATURA 

Clube de Leitura deste mês debate a obra A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, da jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, vencedora do Nobel de Literatura de 2015. O encontro acontece dia 20/2, sábado, às 10h, via Microsoft Teams - acesse em http://bit.ly/clubeleiturafev.  

E a literatura também vai para as ruas! A atividade No Princípio Era o Verbo leva textos literários de autores da região interpretados por atores para os ouvidos do público, por meio de carros de som - daqueles que já são bem comuns na cidade, que anunciam serviços e produtos! A intervenção literária acontece de 9 a 12/2, terça a sexta, das 10h às 14h

--

MEIO AMBIENTE

Dentro do projeto Florestar, projeto que incentiva a preservação e ampliação de áreas verdes, acontece este mês o ESUPAP - Encontro sobre uso público de áreas protegidas, um bate-papo online em parceria com o Programa de Pós graduação em Turismo (PPGTUR) da Escola de artes, ciências e humanidades (EACH/USP) e Programa latinomericano de estudos (PROLAM/USP). O encontro acontece de 23 a 26/2, terça a sexta, das 19h às 21h no canal do Sesc Sorocaba no Youtube.

--

SESC VERÃO 2021 

O Sesc Verão, realizado desde 1995 pelo Sesc SP, traz diversas atividades que visam a promoção da cultura esportiva e a inclusão de esportes e atividades físicas no dia a dia, com foco no bem-estar e na qualidade de vida da população. 

Dentro da programação do especial no Sesc Sorocaba, estão vídeos com treinos rápidos, de 10 minutos, que podem ser feitos em casa - como esse treino dos membros superiores:
 

A próxima aula acontece no dia 10/2, quarta, às 10h - também no Youtube e nas outras redes sociais do Sesc Sorocaba.

Também dentro deste especial, outros vídeos trazem dicas sobre cultura esportiva, exercícios e orientações: é a série Digi...tals - Esportes, publicada toda quarta, às 14h. Já para aprender posturas da yoga, o Digi...tals - Práticas Corporais traz vídeos todas as quintas, às 14h. Essa programação acontece exclusivamente no Instagram do Sesc Sorocaba.

Incentivando toda a família a cuidar da saúde, a atividade Corpo a Corpo – Cuidados a Flor da Pele apresenta um programa matinal, com a participação de profissionais da cidade e região, estimulando a prática de atividade física, dicas de alimentação, brincadeiras e bem-estar. Se você quer aproveitar esse momento de autocuidado, não pode perder a transmissão ao vivo pelo Youtube do Sesc Sorocaba no dia 13/2, sábado, às 10h

--

Todas as atividades da programação de fevereiro estão reunidas em um calendário, que você pode acessar aqui: