Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Perambulando por países lusófonos

Lucialina
Lucialina "Lutcha" Reis de Cabo Verde na série Perambulando por países lusófonos

Se você acompanhou as redes do Sesc Carmo, sabe que em 2020 a exposição Perambular que esteve no primeiro andar da unidade ganhou vários desdobramentos. A exposição, que tinha curadoria de Selma Maria e José Santos, tematizava semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal com brinquedos e palavras. Através da internet, tivemos acesso em casa ao catálogo da exposição, ao Expressário Perambulático e à websérie Perambular e Brincar.

Além dessas ações, convidamos quatro imigrantes que residem em São Paulo, para dar seu depoimento sobre a lusofonia, esse mundo de países que tem o português como idioma oficial. De Timor Leste, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau, os participantes falaram sobre o processo de colonização de seus países, da independência, das resistências linguísticas e também da adaptação aqui no Brasil. Aqui você pode conferir o que Inu Berê, Lutcha Reis, Vensam Lala e Ermi Panzo apresentaram de suas trajetórias na série de vídeos Perambulando por países lusófonos. As entrevistas foram feitar por Ermi Panzo e a captação de som e imagens são de Sérgio Silva.

Inu Berê (Timor Leste): Vive no Brasil há 3 anos e trabalha desde 2008 como artista plástico. Já realizou várias exposições coletivas e individuais na África, Ásia e no Brasil.
 

Lucialina "Lutcha" Reis (Cabo Verde): Palestrante, folclorista e ativista cultural africana na diáspora. Mora no Brasil desde 1963, atualmente é Diretora de Artes do Grupo Cultural Caboverdiano e trabalha com narrativas antropológicas do trânsito Cabo Verde-Brasil no processo da imigração escravagista.
 

Vensam Lala (Guiné-Bissau): Residente no Brasil há 10 anos, é ator, modelo, professor de idiomas e ativista cultural africano diaspórico. É idealizador do projeto VISTO ÁFRICA, onde atualmente desenvolve atividades sobre desmitificação das matrizes africanas no Brasil sob o lema "África não é um país!"
 

Ermi Panzo (Angola): É escritor, poeta, artista plástico, coreógrafo e bailarino. Atualmente desenvolve projetos de culturas matriarcais e narrativas da ancestralidade africana, como o Movimento Cultural Afrikanse (arte e cultura africana nas diásporas). É autor dos livros "Ópio", "Desassossego" e "Até a próxima vez".