Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dicas para aproveitar o Sesc Interlagos em tempos de pandemia

Gavião-carijó (Rupornis magnirostris). Registro do Sesc Interlagos pelo biólogo Fabio Schunck
Gavião-carijó (Rupornis magnirostris). Registro do Sesc Interlagos pelo biólogo Fabio Schunck

Quem frequenta o Sesc Interlagos sabe que a natureza aqui é predominante e muito viva. A Unidade possui uma área de 500.000 m² localizada na Zona Sul de São Paulo às margens da represa Billings, importante reservatório de água da Região Metropolitana. Atua na preservação ambiental, apresentando um importante fragmento de Mata Atlântica, bosque de Araucárias e um lago.

Durante a pandemia, nossas atividades foram suspensas para combater o avanço da covid-19. Mas seguindo todos os protocolos de segurança, a unidade retomou alguns serviços e tem muitas possibilidades de curtição! 

Se você está sem saber o que fazer por aqui, siga as nossas dicas e aproveite muito seu tempo livre para cuidar do corpo, da mente e se conectar com toda essa riqueza natural que está disponível pra você!


Dica 1 - Banho de Sol 

Como está a sua vitamina D? Aqui tem espaço de montão para você pegar aquele sol e repor todas as vitaminas e energias que seu corpo precisa!

A exposição moderada ao sol traz muitos benefícios a nossa saúde. Ela proporciona a sensação de bem-estar, provocada pela liberação de beta-endorfina, além disso, segundo especialistas médicos tomar sol reduz a pressão arterial e produz a vitamina D, que por sua vez previne a osteoporose.

Então, que tal estender sua toalha nos gramados da unidade e deixar o sol te cuidar? Lembre-se de usar máscara e protetor solar, manter o distanciamento e não exagerar na exposição, afinal tudo em excesso faz mal.

Bosque das Araucárias. Foto: Tiago Fuentes. 

 

Bosque das Araucárias. Foto: Tiago Fuentes. 
 

Dica 2 - Observação das Aves

Você sabia que toda essa Mata Atlântica da unidade abriga aproximadamente 150 espécies de aves? Pois é! Por aqui habita o pica-pau-de-cabeça-amarela (ele realmente tem um topete amarelo!), beija flor tesoura (distinge-se pela sua cauda em forma de tesoura), tucano do bico verde e periquito verde, que também é conhecido como periquito verdadeiro e é muito comum em toda área metropolitana. Você conhece algum desses? Tem uma variedade enorme de aves por aqui. Vem contemplar, descobrir, observar e interagir com esse espaço privilegiado pela diversidade ambiental e natureza!

Olha só essa fotos que o biólogo Fábio Schunck fez aqui na unidade. Venha observar, e se encontrar uma espécie, conta pra gente!

Papagaio Amazona aestiva

        

O pássaro da espécie Risadinha (Camptostoma obsoletum). Ao lado, o Sabiá-una (Turudus flavipes).
 

Dica 3 - Meditação

Meditar é a prática da vez! Com a pandemia e todos os contextos diversos que ela nos trouxe, como medo de se contaminar, desemprego, reclusão social entre outros, muitas pessoas tem sentido sintomas como aumento de estresse, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir bem.

Que tal aproveitar toda essa natureza em volta, jogar uma toalha no nosso gramado e meditar? Já pensou como isso pode fazer toda diferença na sua qualidade de vida?

Neste vídeo, o professor Gerson D'Addio apresenta técnicas simples e rápidas para você meditar e usufruir de muitos benefícios na sua vida e saúde mental. 

 

Dica 4 - Corrida e/ou Caminhada


A pandemia mudou completamente os nossos hábitos. Para alguns houve melhora na alimentação e na prática de atividades físicas e para outros, isso tudo se tornou um caos. Mas independente de onde você se enquadra nesse processo, o Sesc Interlagos possuí uma pista de atletismo aberta para você começar a se exercitar e/ou ampliar e intensificar seus treinos. Afinal a prática regular de atividades físicas é fundamental para a saúde do corpo e da mente. “Quando colocamos nosso corpo em movimento acontece a liberação de vários hormônios, entre eles, podemos citar a ENDORFINA e a SEROTONINA, que promovem a sensação de prazer, alívio, relaxamento e bem-estar de forma geral”, afirma Henrique Silva, profissional de educação física e Monitor de Esportes do Sesc Interlagos.  

Praticar corrida ou caminhada melhora a coordenação motora tornando os movimentos do corpo mais eficientes. Qualquer pessoa saudável pode praticar atletismo, nossa dica é que iniciantes comecem devagar e que cada um respeite os limites do seu corpo.

 


Pista de Atletismo. Foto: Thiago Tadeu. 

Gostou das dicas?

Agora é só preparar seus aparatos: protetor solar, chapéu, água, roupas e calçados confortáveis e correr pra cá! Durante a pandemia, o Sesc Interlagos funciona de quarta a sábado, das 10h às 16h.

Todas essas dicas dever ser seguidas com todos os cuidados necessários de prevenção a COVID-19, portanto, não se esqueça de usar a máscara mesmo nas áreas abertas, evite aglomerações e cuide-se!

 

Saiba mais sobre o funcionamento do Sesc Interlagos clicando nas fotos relacionadas:

Fotos relacionadas