Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é: Economia Solidária? (Pílulas Solidárias #3)

Por Caio Momesso*

Por vezes, a economia é vista como um mundo que possui suas leis e funcionamento estabelecidos, sendo difícil aspirar possibilidades para além do convencional. A economia solidária é um movimento que propõe exatamente ousar na imaginação de como colocar o ser humano e o ambiente no centro das preocupações econômicas. Com essa pergunta orbitando a mente de seus adeptos, têm desenvolvido experiências e inovações na forma de organizar a produção, a distribuição, o consumo e o financiamento. É vista como uma realização, ao propor novas relações de trabalho sem exploração, em que ninguém lucra em cima do trabalho do outro. Para isso, o elemento essencial lhe dá o nome: a solidariedade entre as pessoas.

Para que as boas intenções não fiquem só no discurso, algumas práticas fazem parte do mundo da economia solidária, que caracterizam seus empreendimentos. Sua operação não tem como fim a acumulação, mas o atendimento das demandas dos envolvidos. Estes valores são garantidos na forma de organização, comumente chamada de autogestão, com negócios solidários altamente democráticos e que propõe a tomada de decisão coletiva, sem a concentração na mão de uma única pessoa.

A economia solidária é vista como uma proposta importante para combater desigualdades e o desemprego, pois possibilita a geração de renda com salários mais justos. É inspirada pelo respeito mútuo, tanto “para dentro” dos negócios, quanto “para fora”: envolve os consumidores, preza pela qualidade, utiliza de maneira sustentável os recursos e não visa a competição entre firmas, mas a colaboração para o bem-viver. Com isso, busca democratizar o campo econômico, criando uma cultura alternativa em que a imaginação possa ir além do convencional.

*Caio Momesso é economista e mestre em Administração Pública e Governo. Trabalhou como agente comunitário de saúde em Campinas e técnico de inclusão produtiva no Programa São Paulo de Braços Abertos. Hoje, atua como pesquisador no CEAPG (FGV-EAESP) e como consultor nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento comunitário.

---

Este artigo faz parte do projeto Formações Solidárias, um conjunto de ações realizadas pelo Sesc São Caetano com o intuito de difundir os princípios e conceitos de comércio justo e economia solidária. As ações se iniciaram em outubro com oficinas de comércio justo em plataformas digitais voltadas a produtores e prestadores de serviço. A partir de novembro, artigos sobre os principais temas da economia solidária serão disponibilizados na Conteudoteca do portal do Sesc São Paulo.