Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O lugar da Ação Política no terreno cultural e na sociedade

"Para pensar a importância da cultura em nossa sociedade, é preciso olhar para a realidade das cidades, nas instâncias estadual e municipal, que são o lugar onde os sujeitos habitam e onde se gesta e realiza sua ação. Muitos coletivos, espaços culturais e lideranças locais mobilizaram-se em busca de apoio neste momento inédito e criaram novos meios de realização de suas ações, primordialmente pela Internet. O movimento que se seguiu, em que artistas e profissionais puderam dar vazão a certas realizações (as que foram suspensas devido ao isolamento, mas também novas ações), deveu-se sobretudo à participação social cidadã, em claro demonstrativo de que cultura faz falta, de que cultura é central para a vida humana" - Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, refletindo sobre o atual quadro enfrentado pelos agentes culturais brasileiros, que integram o setor mais afetado pela crise ocasionado pela pandemia e a necessidade de fechar espaços e cancelar eventos.

Tais palavras compõem o texto de abertura da publicação "Cultura e Participação", que se originou do ciclo de debates "Cultura e Participação - Políticas Culturais no Brasil", realizado para celebrar os 10 anos da instalação do Conselho Nacional de Politica Cultural e que ocorreu no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, entre os dias 21 e 23 de outubro de 2019.

Encabeçado pelo pesquisador Gustavo Vidigal, o ciclo apresentou um panorama das políticas culturais no Brasil, refletindo coletivamente sobre os horizontes e desafios da área cultural e explorou como ações participativas podem contribuir para sua consolidação e para o fortalecimento democrático.

A publicação condensa, em artigos escritos pelos próprios palestrantes, os caminhos do debate público que ocorreu nesses três dias e está disponível para consulta e para download no nosso site.

 
Para ter acesso a esse material, é só clicar aqui.