Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

[Re]memorar: Trajetórias na Leste

A reconfiguração mundial ocasionada pelo surgimento do novo Coronavírus, além de tornar evidentes as profundas desigualdades socioambientais, econômicas e políticas, também nos coloca em posição de espera e incertezas.  

No momento de mentiras, negligências e negacionismos, o ato de ouvir e registrar ações, criações e a complexidade do contexto de produtores e agentes locais do entorno do Sesc Itaquera se faz importante e reafirma o compromisso da instituição com os direitos culturais destas pessoas. 

Na tentativa de materializar esse compromisso, propomos uma ação transversal baseada nos pontos de vista dos sujeitos e coletivos que constroem parte da realidade sociocultural da Zona Leste. Dando continuidade, portanto, à já tradicional relação do Sesc Itaquera de envolvimento com os agentes culturais do território, apresentamos o [Re]memorar: trajetórias na Zona Leste.  

Parafraseando o historiador Pierre Nora, a memória é a vida, sempre carregada por grupos vivos e em permanente evolução, aberta à dialética da lembrança e do esquecimento, inconsciente de suas deformações sucessivas, vulneráveis a todos os usos e manipulações, suscetíveis de longas latências e de repentinas revitalizações. Rememorar é, então, preservar memórias por vezes silenciadas de um território.  

Quais vozes constituem a narrativa das memórias de uma região? Se tal pergunta é importante em tempos de alegada normalidade, ganha ainda mais relevância numa circunstância como a que vivemos agora. Nesse sentido, o projeto “[Re]memorar: trajetórias na Zona Leste” busca estar à altura desse panorama complexo aproximando ação no território, valorização da memória e protagonismo dos cidadãos. 

Na busca por garantir espaço e visibilidade do contexto sociocultural e seus protagonistas, convidamos o Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás (CPDOC Guaianás) a integrar o projeto. Este é um coletivo de pesquisadores periféricos, que por estarem imersos neste território, constroem uma pesquisa que nos permite o acesso a uma produção com e não sobre o território.   

Nesse sentido, o CPDOC organizou, registrou e documentou entrevistas de 20 iniciativas e personalidades cujas trajetórias coincidem com a história recente da região, que resultou em um conjunto de vídeos, entrevistas gravadas em áudio e suas transcrições que têm em si um substrato de identidades e memórias, um terreno fértil que, quando investigado, desvela a complexidade das relações, da constituição desses sujeitos que ao mesmo tempo que demarcam o território com suas ações, são marcadas por este.  

Temos a intenção que tais informações coletadas possam contribuir para o registro e salvaguarda dessa produção. Lançamos então o conjunto das entrevistas no portal junto ao relato dessa experiência produzido pelo CPDOC, vivências essas de rememorar. Leia o relato aqui.

Ficha Técnica
Direção: Allan Cunha e Renata Eleutério
Produção: Renata Eleutério
Pesquisa e Entrevistas: Renata Eleutério, Nisia Oliveira, Ireldo Alves e Fernando Filho
Fotografia: Allan Cunha e Rodrigo Nobre
Edição: Daney Carvalho, Matheus Leandro e Cassimano
Interpretação de Libras e legendagem: Cíntia Santos, Adriano Paiva e Ricieri Palha
Realização: Sesc

------ 

Conheça outras ações do projeto [Re]memorar: Trajetórias na Zona Leste em sescsp.org.br/rememorar.