Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Publicações e vídeos de exposições do Sesc para aproveitar de casa

Imagem de trecho do vídeo-passeio pela mostra
Imagem de trecho do vídeo-passeio pela mostra "Kader Attia – Irreparáveis Reparos", no Sesc Pompeia

Na plataforma Sesc Digital, é possível navegar por vídeos-passeio, entrevistas com artistas e curadores, publicações, materiais educativos e séries produzidas especialmente para o ambiente digital, a partir de exposições realizadas recentemente nas unidades do Sesc São Paulo

Há diversas maneiras de se visitar uma exposição. Cada visitante acaba encontrando uma forma de se relacionar e deixar impactar pelos conteúdos apresentados em um ambiente expositivo. E cada mostra pode acabar pedindo uma atenção diferente também. Para alguns, uma única visita é o suficiente. Outros chegam a voltar várias vezes, seja para conhecer obras e núcleos que não tiveram tempo nas passagens anteriores ou mesmo para rever, com calma, trabalhos que, de algum modo, chamaram sua atenção.

[Clique aqui para agendamento de visitas presenciais a exposições em unidades do Sesc São Paulo.]

Publicações, textos, vídeos e fotografias disponíveis no ambiente digital ampliam a possibilidade de continuar dialogando com as propostas de uma exposição e aprofundar discussões, no tempo e no espaço. Mesmo quem não tem (ou não teve) oportunidade de estar presencialmente diante das obras e instalações também acaba podendo ter algum tipo de participação nas interações propostas pela curadoria.


O QUE VOCÊ ENCONTRA NO SESC DIGITAL?

 


VÍDEOS, ÁUDIOS, FOTOS E REPRODUÇÕES DE OBRAS 

Passeio em vídeo por todas as obras da mostra Kader Attia – Irreparáveis Reparos, realizada em 2020-2021, no Sesc Pompeia, com os comentários e observações da curadora Carolin Köchling e do artista fraco-argelino. O registro poético da visita de cinco moradores de Campinas pela itinerância da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Um percurso com Daniel Rangel, curador da exposição My Name Is IVALD GRANATO Eu Sou, pela mostra na montagem apresentada no Sesc Guarulhos em 2020. Uma visita pelo espaço expositivo de FARSA. Língua, Fratura e Ficção: Brasil-Portugal, no Sesc Pompeia, com a mediação das curadoras Marta Mestre e Pollyana Quintella (adjunta).

Uma conversa com os curadores de Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira, Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, no Sesc 24 de Maio. Os bastidores da exposição Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte, aberta em 2020 no Sesc Pinheiros, sob a curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni. E o olhar do fotógrafo Sebastião Salgado e da curadora Lélia Wanick Salgado sobre GOLD – Mina de Ouro Serra Pelada, em sua mais recente montagem, no Sesc Birigui. Uma experiência 360˚ pela 15ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, no Sesc Piracicaba. Além de uma visita gravada em 2021 pela mostra Trabalhadores Ilustrados, no Sesc Santo Amaro, acompanhada do curador Chico Homem de Melo.

Estes e muito outros conteúdos audiovisuais de exposições apresentadas nas diferentes unidades do Sesc no estado de São Paulo estão disponíveis no Sesc Digital.

 


PUBLICAÇÕES DE EXPOSIÇÕES

Mais de 60 catálogos e publicações educativas de mostras realizadas em unidades do Sesc São Paulo nos últimos anos. Além de materiais de exposições recentes, estão disponíveis publicaçõs de mostras realizadas há alguns anos já, como a publicação bilíngue da mostra Levantes, realizada em 2017 no Sesc Pinheiros, sob a curadoria do filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman, e a brochura de Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI, realizada em 2015 no Sesc Pompeia, entre outras.

 

Visite a plataforma Sesc Digital.