Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mensagem pra Você

Carta do artista visual Xadalu Tupã Jekupé escrita para o projeto Mensagem pra Você
Carta do artista visual Xadalu Tupã Jekupé escrita para o projeto Mensagem pra Você

Diariamente, recebemos uma profusão de e-mails e de mensagens via aplicativo para celular e por meio das redes sociais. Dentre memes, assuntos de trabalho, cobranças e ofertas de produtos, quantas dessas mensagens, de fato, fazem sentido?  

Em tempos nos quais o distanciamento social foi imposto pela pandemia, o Sesc Thermas de Presidente Prudente buscou uma forma delicada e segura de contatar os seus frequentadores. Inspirado na temática do projeto Sesc Verão 2021, “Cuidar faz bem”, convidou cinco personalidades para escreverem cartas ao público. Assim nasceu a ação "Mensagem pra Você".    

Cada remetente, com a sua própria caligrafia e estilo de escrita, se apresenta, conta um pouco de sua história. Se despede com saudações afetuosas e pedidos para que os destinatários cuidem de si, de sua saúde física e mental; das pessoas que amam; de quem mais necessita; do planeta. 

A atleta Ana Moser aponta resistência e solidariedade como as forças necessárias para enfrentarmos as dificuldades do presente e lutarmos por um futuro próspero. A escritora e jornalista Elizandra Souza sublinha o papel dos livros como companheiros, oráculos, arautos de novas manhãs. O ator de cinema e televisão Vinícius de Oliveira trata da arte como bálsamo para a alma. O artista visual Xadalu Tupã Jekupé faz brotar nossa sensibilidade a partir de uma lembrança plantada na memória. A líder comunitária Elizandra Cerqueira toma o amor próprio e pelo próximo como elemento de cura. 

As cartas foram entregues para frequentadores do Sesc, de diferentes perfis e faixas etárias, no final de fevereiro. Para selar a proposta, oferecemos agora a oportunidade da leitura, por todos, das cinco cartas, na íntegra. Esperamos que você recupere aquela sensação reconfortante de receber um envelope, abri-lo e desdobrar uma folha de papel para encontrar palavras escritas em letra de mão, à caneta e com carinho. Só assim o nosso desejo de enviar alento e uma Mensagem pra Você encontrará correspondência.  
 

 

Navegue também entre as mensagens e seus autores no vídeo sobre o projeto.