Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Kitanda das Minas, de Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes

Priscila Novaes, idealizadora do Kitanda das Minas
Priscila Novaes, idealizadora do Kitanda das Minas

Priscila Novaes é pesquisadora, empreendedora, produtora cultural e cozinheira. É proprietária da Kitanda das Minas, empreendimento de impacto social que utiliza a gastronomia afro-brasileira como instrumento para o empoderamento feminino.

O nome Kitanda, segundo Priscila, faz referência as quitandeiras que estão em Angola, onde Kitanda se escreve com K. Já Minas, além de estar relacionada a um trocadilho com minas de mulheres, vem no sentido de resgatar a história das mulheres de nação Mina. Mulheres essas, que durante o período escravocrata, eram muito temidas pelo poder senhorial da época, pois possuíam dinheiro e tinham propriedades, onde se organizavam em movimentos de insurgência.

Assim, Kitanda das Minas atua para oferecer produtos e serviços de alimentação centrados no reconhecimento e valorização da população africana e sua diáspora.

O material abaixo faz parte do projeto [Re]memorar: Trajetórias na Zona Leste, que busca dar visibilidade para as memórias, histórias de lutas, resistências e toda a produção efervescente de arte e cultura na Zona Leste de São Paulo, idealizado pelo Sesc Itaquera em parceria com o coletivo de pesquisadores periféricos do CPDOC Guaianás. Os conteúdos foram produzidos durante a pandemia de COVID-19 e seguiram os protocolos de segurança.

 

 

Escute a entrevista completa de Priscila Novaes: 
 

 

 

 

Leia na íntegra a entrevista:

Kitanda das Minas

------ 

Conheça outras ações do projeto [Re]memorar: Trajetórias na Zona Leste em sescsp.org.br/rememorar.