Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Paulera!: uma playlist para apimentar os tímpanos

 

Convidamos as pessoas que fazem o Sesc para compartilharem suas trilhas sonoras em curadorias especiais. Desta vez, a playlist do Sesc dedicada aos sons de peso traz a assinatura do colega Erico Verissimo*.

Entre shows no saudoso Olympia, festivais de rock, rádio, fitas cassete e DVDs que viraram MP3 e que hoje sobrevivem nas plataformas de streaming, ouço desde a adolescência algumas das pérolas da Playlist Paulera!. Repleta de memórias afetivas profundamente barulhentas: o que pra muitos ouvidos pode soar apenas como ruído é a trilha sonora que acompanha minha existência e chega agora pra você.

Outras dessas canções são descobertas recentes motivadas pela busca de novas possibilidades de barulho e melodia: misturas, releituras e experimentações me interessam, assim como diferentes línguas expressando sentimentos universais e a vontade indistinta de quebrar coisas. Felizmente na era da hiperconectividade e da circulação acelerada de informação somos capazes de alcançar e receber sonoridades que em outros tempos ficariam restritas a guetos, tribos e países.

Esposa, (três!) filhos e cachorro não costumam demonstrar apreço pela minha curadoria musical, mas é sempre bom saber que há público interessado em apimentar os tímpanos. Critérios para essa seleção foram, além do incômodo auditivo, a representatividade e a abrangência: não mais de uma música selecionada para cada voz representada, para não correr o risco de soar monotemático.

Punk rock, pós-punk, punk raiz, ska, pop, grunge; de Ramones a Raimundos, de Cure a Cramps, de Metallica a Massacration, de Green Day a GG Allin, de Aurora a Zumbis do Espaço; pauleira industrial, metálica, satânica, mainstream, alternativo, em inglês, português, espanhol, alemão, francês, japonês, húngaro ou gritaria indistinta; um tanto de oi! music, algum kawaii metal e um Richard Cheese por puro amor à galhofa. Barulhento, esquisito, subversivo, clichê, debochado e difícil de classificar. Como eu.

*Erico Verissimo é formado em Tecnologia da Informação, pós-graduado em Business Intelligence e mestrando em Educação. Comemora em 2021 três décadas de carreira em diferentes funções, missões e encarnações no Sesc.
 

Escute agora na sua plataforma preferida!

Deezer
 

 

Spotify
 

-----

A playlist Paulera! é parte de uma série de curadorias realizadas por pessoas que fazem o Sesc.