Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto Inspira coloca a saúde mental em foco

De 7 a 18 de abril, a quarta edição do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável apresenta reflexões sobre a saúde mental nos campos do trabalho, da sociedade e do indivíduo, a partir de uma série de atividades online que destacam o autoconhecimento como exercício para uma vida equilibrada e saudável.  

Conheça a programação online:

 

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO

Facebook | Instagram | Youtube

curso 
Perspectivas sobre saúde entre Coletivos Quilombolas 
Com Cristina Maria Arêda Oshai 
De 20/4 a 4/5, terças, das 16h às 17h 
Inscrição – de R$16,50 a R$55,00

Compartilhamento de noções sobre saúde aprendidas com coletivos quilombolas que vivem no Arquipélago do Marajó, na região amazônica, que levam em conta as dimensões espiritual, psicossocial, socioambiental e biológica 

Cristina Arêda Oshai é professora da Universidade Federal do Pará, tem formação em Serviço Social e Antropologia, e atua na área da saúde. 
 

 

24 DE MAIO

Facebook | Instagram | Youtube

mini curso
Práticas de Equilíbrio Emocional em meio ao caos
Com Isabella Ianelli e Nathália Roberto
7 e 14/4, quartas, das 19h às 21h
Não recomendado para menores de 12 anos
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Apresentação de práticas de equilíbrio emocional que possam ajudar aos participantes neste momento turbulento de pandemia

Isabella Ianelli é formada em Pedagogia (USP) e pós-graduada em Arte-educação(USP). Professora certificada do programa Cultivating Emotional Balance, do Santa Barbara Institute for Consciousness, estuda práticas de meditação para crianças na rotina escolar, tendo conduzido grupos de estudos e ações práticas. 

Nathália Roberto é professora formada pelo programa CEB (Cultivating Emotional Balance, do Santa Barbara Institute for Consciousness) e sócia fundadora da Kind.
 

 

BAURU

Facebook | Instagram | Youtube

curso
Arte, Saúde e Práticas
Com Elisa de Castro e Daniele Machado
De 6 a 27/4, terças, das 19h às 21h
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Curso teórico-prático que procura ir além das práticas terapêuticas da saúde mental para dar visibilidade às interlocuções entre saúde e arte no contexto da pandemia. Propõe, por meios plásticos (pintura, escultura e desenhos bordados), rever os motivos que geram os conflitos internos e que podem colaborar para um desequilíbrio físico, mental e social. 

Elisa Castro é artista, educadora e analista em formação. Tem como eixo principal do seu trabalho ações de escuta e o desenho bordado como possibilidade poética e prática artística. Mestra na linha de Processos Artísticos Contemporâneos (UERJ). 
Daniele Machado é doutoranda em História da Arte (UERJ). Pesquisa processos coletivos de luto a partir de grandes destruições como incêndios, desastres naturais e projetos de Estado. Atua no ensino de arte em instituições de formação continuada para profissionais de saúde.

curso
Clínica Poética
Com Juliana Bom-Tempo, Isabela Giorgiano e Giovanna Paula.
De 14 a 28/4, quartas, das 14h às 17h
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Reflexões sobre o corpo e as relações de saúde e doença por meio da experimentação. Com o uso de estratégias artísticas, poéticas, políticas e clínicas, busca-se colaborar para a construção de outros olhares para os conflitos de si e do outro.

Juliana Soares Bom-Tempo é coordenadora do projeto “Por uma Clínica- Poética - Performer e Psicóloga” e professora do curso de dança da UFU. 
Giovanna Paulo Menezes psicóloga da equipe Clínica-Poética. 
Isabela Giorgiano é arquiteta e dançarina. Mestranda do PPG em Arquitetura. Também integra a equipe Clínica-Poética. 

palestra
Saúde mental em meio aos discursos de ódio na contemporaneidade
Com Silvia Sato e Barbara Muglia e Alexandre Rodrigues.
14/4, quarta, das 19h às 20h30
Disponível no canal do Youtube da unidade

Bate-papo que problematiza as formas de lidar com o equilíbrio da saúde em meio a intolerância nos discursos atuais. Durante a palestra ocorrerá uma intervenção que traz respiro, contemplação e reflexão poética. 

Silvia Sato é psicanalista, membro da EBP/AMP e coordenadora do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade em Ribeirão Preto.

aulas abertas
YogaSom
Com Anaí Floret
17/4 a 22/5, sábados, das 9h30 às 10h30
Disponível nas redes sociais da unidade

Espaço para a auto-observação e o reencontro de equilíbrio e harmonia a partir das vibrações dos sons. 

Anaí Floret é terapeuta do som, instrutora de yoga, reikiana, idealizadora do YogaSom e facilitadora na construção de tambores nativos. 
 

 

BELENZINHO

Facebook | Instagram | Youtube

ação virtual
A Jornada em Mim
De 7 a 18/4
Disponível nas redes sociais da unidade.

Saúde mental não é simples ausência de um transtorno psiquiátrico: tem a ver com qualidade de vida, capacidade de mudar sempre que possível e se adaptar quando necessário. Essa série de cartões digitais traz pequenas reflexões que podem ajudar no autocuidado em sua forma de pensar e agir.
 

 

BIRIGUI

Facebook | Instagram | Youtube

bate-papo
Esporte e Saúde Mental 
Com Mauricio Pinto Marques e mediação de Natália Fonsati.
8/4, quinta, das 19h às 20h30

O encontro promove discussões sobre a influência da psicologia esportiva no trabalho com atletas, permeando os aspectos de saúde mental e seus impactos na sociedade. 

oficina
Entendendo as Mandalas 
Com Monique Rocha 
10 e 11/4, sábado e domingo, das 15h às 18h
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Confecção artesanal de mandalas com a técnica do pontilhismo, buscando o autoconhecimento, a redução de ansiedade e stress, o aumento da criatividade e a concentração. 

Monique Rocha é artesã e representante da Moon Mandalas. 

 

CAMPO LIMPO

Facebook | Instagram | Youtube

palestra
Luto: Saúde Mental no Trabalho
Com a psicóloga Natália Barbosa de Sena
22, 23 e 24/4, às 18h.
Disponível no canal do Youtube da unidade.

Cada encontro conta um pouco sobre a promoção da saúde ao lidar com o luto em tempos de pandemia e nas relações profissionais.

Natália Barbosa de Sena é. psicóloga, com certificação em Neurociência e Pós Graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUCRS. Trabalhou com Recursos Humanos com foco em Cultura Organizacional e atualmente atua como Psicóloga Clínica.

 

CARMO

Facebook | Instagram | Youtube      

aula-aberta
Cuidado integrativo e saúde: corpo 
Com Adriana Fabozzi
7 e 21/4, 5 e 19/5, quartas, das 19h às 20h30
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Encontros sobre o cuidado integrativo a partir do corpo, da mente, das emoções e da espiritualidade, e suas contribuições para a saúde. 

Adriana Fabozzi é especialista em cuidado integrativo, psicóloga e profissional de educação física.

vivência
Concerto meditativo
Com Som de Cristal
Dia 12/4, segunda, das 9h30 às 10h30
Disponível no canal do Youtube da unidade

Concerto meditativo é realizado com tigelas de cristal de quartzo em que vários instrumentos ressoam de forma harmônica auxiliando no equilíbrio das emoções, qualidade do sono, relaxamento profundo e meditação.

 

GUARULHOS

Facebook | Instagram | Youtube      

bate-papo
Saúde mental dos profissionais de saúde 
Com Dr. Fernando Fernandes 
7 e 13/4, quarta e terça, das 19h às 20h
Não recomendado para menores de 18 anos

Atividade destinada aos profissionais da saúde de Guarulhos, que tem como objetivo apresentar orientações de abordagem a um paciente com pensamento suicida, refletir sobre a saúde mental dos profissionais de saúde e sobre práticas que podem ser incorporadas no dia a dia para aliviar o estresse diante desses casos desafiadores.   

Fernando Fernandes é médico psiquiatra, palestrante e pesquisador  do  Programa de Transtornos do Humor - Instituto de Psiquiatria - HC-FMUSP

oficina
A dança circular no processo terapêutico da saúde mental
Com Denise Antunes
8 e 14/4, quinta e quarta, das 19h às 20h30
Não recomendado para menores de 18 anos

Atividade destinada aos profissionais de saúde de Guarulhos, que utilizará a Dança Circular como recurso terapêutico, incentivando as interações entre o grupo, promovendo o diálogo entre as pessoas e desenvolvendo o senso rítmico proporcionado pela música e o movimento corporal que ela cria.

Denise Castanho Antunes é terapeuta ocupacional, focalizadora de Danças Circulares Sagradas há 16 anos, atua intensamente na promoção e difusão do movimento de danças circulares através de eventos e rodas, membro da Rede Internacional Método de Harmony. É também coordenadora do Projeto Tear em Guarulhos.

bate-papo
Saúde mental e violência de gênero: práticas para o empoderamento feminino
Com Inês Choueri, Vera Aparecida dos Santos e mediação de Fernanda Beda
15/4, quinta, das 19h às 20h30
Não recomendado para menores de 18 anos

Reflexões sobre a saúde mental das mulheres vítimas de agressão, apresentação de legislação e direitos dessas mulheres, além de orientações e atividades para superação como as terapias integrativas.

Vera Aparecida dos Santos é assistente social, especialista em prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes. Pós-graduada em Politicas Públicas para América Latina e Saúde da Família. Funcionária Pública da prefeitura de Guarulhos. Ativista Social das PLPs (Promotoras Legais), Grupo Marielle Franco e ativista da Educafro.

Inês Amazilis Choueri é psicóloga, terapeuta integrativa e terapeuta floral. PLP em Guarulhos (Promotoras Legais Populares) e militante pelos direitos das mulheres

 

 

INTERLAGOS

Facebook | Instagram | Youtube     

bate-papo 
Saúde Mental da mulher da periferia
Dia 10/4, sábado, das 11h às 12h
Disponível nas redes sociais da unidade.

Conversa sobre a saúde mental da mulher e mãe da periferia e suas redes de apoio, com a participação do coletivo da região "Mãe Correria" e a psicóloga Elânia Francisca do Coletivo Sexualidade Aflorada. 

bate-papo
Saúde Mental do trabalhador da periferia. 
Dia 17/4, sábado, das 11h às 12h 
Disponível nas redes sociais da unidade.

Abordagem sobre a saúde Mental do trabalhador da periferia, a partir da pergunta: quarentena pra quem? O bate-papo conta com a participação do coletivo "Periferia em Movimento" e da psicóloga Elânia Francisca do Coletivo Sexualidade Aflorada. 
 

 

IPIRANGA

Facebook | Instagram | Youtube      

encontro
Educação para Saúde e Educação dos Sentimentos  
16/4, sexta, às 12h
Transmitido nas páginas do Facebook do Sesc Ipiranga e Rádio Comunitária Heliópolis

Fernando Andrade de Oliveira, fala sobre o programa de Saúde no Sesc e o projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, Luana Serrano sobre o auto cuidado, Maria Gabriela dos Santos aborda à importância dos exercícios respiratórios no controle emocional e Tatiana Mascara à prática da atividade física e direitos humanos. 

oficina
Criatividade na ponta do lápis e a obra de Portinari
Com Cristinane Pomerans
17/4, sábado, às 11h
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Encontro que aborda a criatividade como caminho positivo para a saúde mental em todas as fases do viver. Por meio da obra de Portinari, importante artista brasileiro que fez do lápis de cor um recurso explorado com maestria, iremos exercitar nossa criatividade com uma proposta prática e envolvente. 
 

 

JUNDIAÍ

Facebook | Instagram | Youtube

oficina
Yoga: autocuidado e bem estar do corpo e da mente
Com Fernanda Perlatti
De 11 a 25/4, domingos, das 10h às 11h
Disponível nas redes sociais da unidade

Série de vídeos com experimentações e noções de bem-estar, autocuidado, percepção e expressão corporal, reeducação do movimento, técnicas respiratórias e relaxamento.

oficina
Relaxando a mente pela leveza do corpo 
Com Plenitude Bem Estar
De 12 a 16/4, segunda, quarta e sexta, das 15h às 16h
Disponível no canal do Youtube da unidade

O binômio mente e corpo possui elos de sinergia altamente consistentes na vida diária, onde a regulação de um afeta diretamente o funcionamento do outro. São unidades indissociáveis na representação do ser e estar humano.

Série de vídeos que orientarão sessões de automassagem guiada e preparação de pindas chinesas. 

curso
Yoga e o Equilíbrio Corpo e Mente 
Com Fernanda Perlatti
De 13 a 22/4, terças e quintas, das 10h30 às 11h30
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Prática de posturas de Yoga (ásanas) com atenção na respiração (pranayamas) e como ela pode influenciar a nossa mente. O objetivo é aprender a nos livrar dos excessos que deixamos entrar pelos órgãos dos sentidos, através da respiração no Asana (postura de Yoga) e depois com uma prática de respiração e meditação.

orientação
Postura, Saúde e Equilíbrio
Com Educadores do Sesc
8, 13 e 15/4, terças e quintas, às 17h30
Disponível nas redes sociais da unidade.

Série de cards que apresenta as diversas possibilidades e desafios do Yoga, por meio de movimentos e técnicas de respiração. Além de uma grande aliada para a saúde física e mental, a prática do exercício auxilia, também, na força, na flexibilidade e no alívio do estresse.

 

 

PIRACICABA

Facebook | Instagram | Youtube 

roda de conversa   
Música: aglutinar pessoas e cuidar da alma    
Com Pa Moreno, Rafinha Barros e Profa. Dra. Patrícia Vanzella. Mediação: Antonio Filogênio de Paula Junior.
15/4, quinta, das 19h30 às 21h30. 
Transmissão pelo canal do Youtube.

Tida como uma linguagem universal, a música tem a capacidade de envolver e atrair as pessoas. Da apreciação individual aos rituais coletivos, ela provoca emoção, euforia, relaxamento, alegria e toca ao coração. Além disso, música faz bem à saúde! Nesse encontro, artistas e cientista dialogam sobre os benefícios comprovados que a música faz à saúde. 

Pa Moreno é cantora, compositora e apresentadora de rádio.
Rafinha Barros é músico multi-instrumentista, arranjador e professor.
Profa. Dra. Patrícia Vanzella  é coordenadora do Grupo Neurociência e Música na UFABC (Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC).
Mediação de Antonio Filogênio de Paula Junior - pesquisador, educador e percussionista.
 

 

SANTANA

Facebook | Instagram | Youtube

oficina
Encontros Terapêuticos: nossos passos vêm de longe
com Instituto Afro Amparo e Saúde
De 10 a 24/4, sábados e domingos, das 10h às 12h
Inscrições a partir das 14h do dia 2/4 em sescsp.org.br/inscricoes

Voltado para pessoas negras (pretas e pardas).

Ao longo de cinco encontros serão trabalhadas algumas perspectivas de saúde integral da população negra, com o intuito de oferecer um espaço de regeneração e força a pessoas que estão sofrendo ou já sofreram discriminação racial: 

SANKOFA - Coloca participantes em contato com a psicologia para compreender e identificar no hoje as experiências do passado, para planejar e enxergar o futuro por outra perspectiva.

UBUNTU - O segundo encontro une psicologia e atividade física para perceber que nós somos um único corpo, convidando a um novo olhar sobre o próprio corpo e como isso influencia a saúde mental.

LUDICIDADE - Momento de se voltar aos valores culturais africanos para aprender a cuidar da nossa morada através de práticas simples e de muita potência.

ANCENSTRALIDADE - Saúde, nutrição e estética caminham juntas e retomam princípios do primeiro encontro para entendermos como o ontem reflete no hoje e de que maneira isso interfere no amanhã.

CORPOREIDADE - Estética e psicologia encerram o ciclo de encontros com uma celebração dos nossos pontos fortes e uma pergunta: 

Qual parte do seu corpo carrega uma história de que você se orgulha?

O Instituto Afro Amparo e Saúde oferece serviços de saúde humanizado com atenção à população negra, formado por profissionais negros de diferentes áreas de atuação: educação física, psicologia, estética, saúde, comunicação e cultura. Promove valores como conscientização, cuidado e amparo do próprio corpo por meio de ações preventivas e práticas com acompanhamento multidisciplinar específico levando em consideração recortes raciais e interseccionais.

 

SANTO AMARO

Facebook | Instagram | Youtube

oficina
Vivência de Yoga 
Com professora Priscila
9/4, sexta, das 18h40 às 19h40
Disponível nas redes sociais da unidade.

Prática de origem indiana com o objetivo de explorar o autoconhecimento, o relaxamento e o bem-estar por meio de exercícios respiratórios (pranayamas), posturas físicas (ásana) e meditação. 

bate-papo
Mão na Terra - Rotina na Roça 
Com Albert Sassaki, da Cooperapas
Dia 10/4, sábado, das 10h às 10h30
Disponível nas redes sociais da unidade.

Apresentação do dia a dia na roça, do manejo orgânico e escoamento da produção da cooperativa dos produtores rurais e de água limpa da região Sul de São Paulo

oficina
Vivência de Pilates
Com Professora Elaine. 
14/4, quarta, das 18h40 às 19h40
Disponível nas redes sociais da unidade.

Apresentação dos 12 movimentos do Pilates-Solo que serão ensinados de forma processual e progressiva.

bate-papo
Roda de Conversa Online - Saúde Mental Para Todos 
Com Profa. Ms. Silmara Meireles.
15/4, quinta, das 19h às 21h.
Não recomendado para menores de 18 anos.
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes  

Encontro que busca promover o cuidado com a saúde mental, estimulando o olhar profundo para si e o reconhecimento dos afetos e o que nos afeta.

Silmara Meireles é psicóloga e psicanalista clínica há mais de 20 anos, especialista em Rede de Apoio em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia da Educação pela Unicamp.

performance
Tempo do Chá 
Com Nathalia Leter
17/4, sábado, das 10h às 11h
Disponível nas redes sociais da unidade.

Apresentação do ritual do chá, que nos prepara para a experiência de sincronizar-nos com o tempo, esvaziando nossos desejos e nos conectando com a vida maior que pulsa novos modos de ser a cada instante.

oficina
Tapioca: da Goma ao Recheio 
Com Emerson Camargo
17/4, sábado, das 15h às 15h15
Disponível nas redes sociais da unidade.

Atividade para pais e filhos em que será apresentado o preparo da tapioca, com diversas possibilidades de cores e sabores.

 

SANTOS 

Facebook | Instagram | Youtube

bate-papo
Saúde Mental e Minorias Sociais: a importância do olhar sensível
Com Thomaz Oliveira e Aurélia Rios
9/4, sexta, às 19h
Disponível nas redes sociais da unidade.

Encontro que visa sensibilizar e conscientizar a população geral sobre a importância do cuidado a saúde mental de minorias sociais, pessoas negras, LGBTQIA+ no atual contexto.

video
Sorrindo em Cartuns
Disponível nas redes sociais da unidade

A proposta Sorrindo em Cartuns foi criada pela equipe da odontologia do Sesc e ilustrada pelo artista e sociólogo Toni D'Agostinho com o objetivo de dialogar com a questão da saúde mental, além de valorizar a importância do sorriso e das ações positivas no cenário de pandemia de COVID-19.

 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Facebook | Instagram | Youtube

aula aberta 
Yoga - Postura e respiração 
Com Katia Xamberlem e Maria Kamozaki
A partir de 9/4, sexta, às 10h 
Não recomendado para menores de 12 anos
Disponível nas redes sociais da unidade.

Série de quatro vídeos que utilizam técnicas da yoga - com ênfase na respiração e nas àsanas para a coluna vertebral, com a proposta de contribuir e auxiliar as pessoas na melhor qualidade do sono e no controle da respiração em momentos de maior tensão no dia a dia. 

aula aberta 
Yogaterapia 
Com Juliana Priyah
11/4, domingo, ás10h. 
Não recomendado para menores de 12 anos
Disponível nas redes sociais da unidade.

Aula voltada para a saúde da coluna, que oferece diversas possibilidades de relaxamento e alívio de tensões do cotidiano e mostra que Yoga é para qualquer pessoa, de qualquer idade ou condição física.  

Juju Priayah é professora e estudiosa da cultura do yoga, com estudos na tradicional escola de Yoga da Índia, do mestre Sivananda. 

aula ao vivo 
Movimentação Natural & Flow 
Com Eden Carlos de Jesus, mestre em Ciências da Saúde. 
18/4, domingo, às 10h
Não recomendado para menores de 12 anos
Transmissão pelo Instagram.

Durante a aula os participantes serão conduzidos ao método e as diferentes formas de praticar e pensar movimento, a fisicalidade do corpo a partir de reflexões acerca de nossas vidas e maneira de ser. 

podcast
HUMANUS
18/4, domingo, às 15h. 
Disponível no canal do Youtube.

Série que receberá convidados de saberes e vivências diversos para, a partir da ferramenta “Pentáculo do Bem-estar”, contribuir na construção de reflexões e práticas de saúde e bem-viver. Nas conversas, serão abordados os temas relacionamento social, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e atividade física.

Com a apresentação de Aline Souza, roteiro e locução de Patrícia Ioco, trilha de Felipe Gomes, participação de Dra. Paula Carnevale e design de Pedro Dias.
 

 

SOROCABA

Facebook | Instagram | Youtube

bate-papo
Redes de cuidados: encontros de fala e escuta afetiva 
Com Patricia R. U. V. Sanches
6/4, terça, das 8h30 às 10h e das 15h às 16h30. 
7/4, quarta, das 16h30 às 18h
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes

Rodas virtuais de conversa, por meio da plataforma do zoom, com receptividade às falas espontâneas e provocações de percepção sócio-afetivas sobre saúde mental, com questões sobre depressão, ansiedade e solidão.

oficina
Automassagem meditativa
Com Regiany dos Santos
11/4, domingo, das 10h30 às 12h
Disponível nas redes sociais da unidade.

Técnicas de automassagem que favorecem a meditação.

oficina
Inspira... e expira: Momento de despertar
15/4, quinta, das 15h às 15h30
Disponível nas redes sociais da unidade.

Um breve instante de autocuidado para praticar com rotina, logo depois de acordar. Esse tipo de prática favorece o bem estar e confere disposição e equilíbrio para seguir o dia.

bate-papo
Bem viver para bem estar: uma mandala pessoal
Com Dr. Flávio Luís Gurgel de Oliveira, Maria Géssica de Carvalho Ribeiro e Renata Lellis.
15 e 22/4, quintas, das 19h às 20h30
Transmissão pelo canal do Youtube.

Encontros que discutem os diferentes aspectos do bem estar, que abordam os âmbitos mental e espiritual, físico e social, apresentados sob o olhar e entendimento de profissionais de cada área. Na sequência de cada bate-papo, um momento sensível de construção de uma mandala pessoal. 

oficina
Meditação em movimento: a paz no seu dia a dia
com Djanira Ribeiro - educadora em atividades físico esportivas do Sesc Sorocaba
18/4, domingo, das 10h30 às 11h30
Disponível nas redes sociais da unidade

Vivência meditativa em Tai Chi Chuan que promove o controle da respiração e a harmonia das emoções e dos pensamentos.  

oficina
Inspira... e expira: Pausas de respiração
22/4, quinta, das 15h às 15h30
Disponível nas redes sociais da unidade

Um breve instante de autocuidado para praticar ao longo do dia, favorecendo o bem estar, a disposição e o equilíbrio.

 

TAUBATÉ

Facebook | Instagram | Youtube

bate-papo
Saúde Mental: Desafio e superação durante a pandemia
Com Profa. Ms. Silmara Meirele. 
16/4, sexta, das 15h às 16h30
Não recomendado para menores de 18 anos.  
Transmissão pelo Youtube.

Reflexões sobre os sentimentos que nos acometem, buscando nomeá-los e compreender sua natureza, para construirmos estratégias de autocuidado e superação destes tempos difíceis.

Silmara Meireles é psicóloga e psicanalista clínica há mais de 20 anos, especialista em Rede de Apoio em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia da Educação pela Unicamp. 

 

VILA MARIANA

Facebook | Instagram | Youtube

bate-papo 
Vivemos para trabalhar ou trabalhamos para viver? O valor do trabalho e da vida
Com o Instituto Sedes Sapientiae. Mediação de Laurinda Sousa e convidadas Cleide Monteiro e Eva Wongtschowski
 7/4, quarta, das 19 às 20h30
Disponível no canal do YouTube

Neste encontro será abordado o lugar do trabalho como via para a construção dos laços sociais e reconhecimento da pertinência a um coletivo e as vicissitudes dessa experiência tão determinante na vida. Suas derivações possíveis tanto para a realização criativa quanto para o sofrimento. Serão considerados, também, os efeitos traumáticos do momento contemporâneo, não só em função da pandemia, mas também como efeito de um sistema econômico e político que produz exclusões, desigualdades e precarizações.

vivência
Psicodrama Público: cenas do trabalho e da vida hoje, no Brasil
Com o Instituto Sedes Sapientiae. Com direção de Pedro Mascarenhas. Assistentes: Rosane Rodrigues e Blevio Antonio Zanon.
 9/4, sexta, das 19h30 às 21h30
Inscrições a partir de 6/4 em sescsp.org.br/inscricoes

O Psicodrama Público é um dispositivo de criação coletiva com o objetivo de acolher diversidades de ideias, valores, sentimentos, experiências de vida e subjetividades. Através da construção dramática coletiva vai se construindo um espaço comum criativo.

No Psicodrama "Cenas do trabalho e da vida hoje, no Brasil" pretendemos apontar coletivamente algumas linhas de elaboração para este acontecimento tão traumático da crise atual: a pandemia, sua gestão, o isolamento, as reformas trabalhistas, o horror e os cuidados/descuidados deste momento.
 

 

24 DE MAIO, BOM RETIRO, CARMO, CONSOLAÇÃO, FLORÊNCIO DE ABREU e PARQUE DOM PEDRO

bate-papo
Cartografias afetivas do desamparo social
Com Coletivo Margens Clínicas
13, 20 e 27/04 das 17h30 às 20h00
Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes
Os participantes serão convidados a mapear suas vidas antes e depois da pandemia, buscando auxiliá-los no reconhecimento das dificuldades e na elaboração dos lutos diários, mas também dos recursos para existir e resistir.

 

SESC 24 DE MAIO, CONSOLACÃO E PARQUE DOM PEDRO II

bate-papo
Como evitar o esgotamento no trabalho?
Com Izabella Camargo e Daniel Cunha
13/4, terça, das 19h às 20h
Transmissão pelo canal do Youtube das unidades

Reflexões sobre o fenômeno ocupacional relacionado ao excesso de estresse por longos períodos, principalmente após mais de um ano de pandemia, em que o trabalho remoto se divide com os afazeres domésticos.

Izabella Camargo é jornalista com foco em produtividade sustentável e autocuidado para o bem-estar da mente, autora do Best Seller "Dá um tempo!" Como encontrar limite em um mundo sem limites, apresenta o Jornal Primeira Hora na Rádio Bandeirantes em 90,9FM.

Daniel Cunha é jornalista, professor certificado do programa Cultivating Emotional Balance, do Santa Barbara Institute for Consciousness. Atua com produção de textos e vídeos em veículos especializados na área da saúde e medicina integrativa. É um dos produtores e idealizadores do Podcast Coemergência.

 

 

ARARAQUARA, BAURU E SÃO CARLOS

bate-papo
Tempo, incertezas e solidão - reflexões para o momento 
Com Fabricio Carpinejar e Barbara Muglia e Alexandre Rodrigues.
7/4, quarta, das 19h às 20h30
Disponível no Facebook das unidades Araraquara, Bauru e São Carlos.

Buscando refletir sobre a realidade de nossos tempos, as incertezas diárias e a preocupação em estar sozinho, convidamos Fabrício Carpinejar para um bate-papo em que os sentimentos e as fragilidades são colocados em pauta a partir de conexões entre a literatura e a saúde mental. Durante o encontro, Bárbara Muglia e Alexandre Rodrigues realizarão uma intervenção para o respiro, contemplação e reflexão poética. 

Fabricio Carpinejar, é um poeta, cronista e jornalista brasileiro. Escritor performático e irreverente, foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet

 

 

CATANDUVA E RIO PRETO

oficina
Escuta ativa e Saúde Mental
Com Benedito Roberto Manoel
7 e 9/4, quarta e sexta, das 19h às 20h
Disponível nas redes sociais das unidades.

Vídeos que refletem a linguagem verbal e a não verbal, a importância do saber escutar e ter uma escuta ativa, e também a apresentação do que são doenças psicossomáticas e como se desenvolvem.

 

Para mais atividades, acompanhe as redes sociais das unidades do Sesc São Paulo.