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Valores, escolhas e compromissos

Por Ana Emília Cruz e Márcio França coordenam o programa Lixo: menos é mais e são assistentes, respectivamente, da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania e da Gerência de Patrimônio e Serviços

A natureza nos ensina que tudo se transforma, tudo flui em um constante devir. A própria compreensão desse estado de impermanência é uma poderosa ideia capaz de levar o ser humano atual e as próximas gerações a uma relação mais equilibrada com o planeta. Sustentabilidade é um conceito amplo, que envolve não apenas as questões ambientais, mas também aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Essa ideia vem se incorporando, pouco a pouco, no cotidiano das pessoas e chegando aos modos de existir nas cidades, nas empresas e nos governos.

O cotidiano nas cidades nos convoca a engendrar novos modos de agir, desde planejar e propor políticas públicas até organizar iniciativas privadas ou de outros grupos engajados, que estimulam a promoção da qualidade de vida, garantindo às pessoas direitos à cidade, como habitar, usufruir, ocupar, produzir, e assim por diante. Parte desse plano consiste em olhar para o território e criar estratégias para diminuir impactos socioambientais.


São bem conhecidas e recomendadas algumas práticas que podem ser adotadas, nas esferas pública e privada, como o uso racional dos insumos ou bens naturais; a utilização de fontes renováveis de energia; a colaboração para a distribuição de renda mais justa, com iniciativas e políticas públicas voltadas à inclusão social e ao desenvolvimento da sociedade, priorizando fornecedores locais e pequenos, por exemplo.


Em uma escala individual, porém, em diálogo com o coletivo, podemos fazer escolhas mais sustentáveis, tais como analisar a real necessidade de novas compras; evitar o uso excessivo de embalagens; rejeitar produtos que são usados por pouco tempo e logo jogados fora, como os descartáveis de uso único; prolongar a vida útil dos objetos; separar e encaminhar de forma responsável os resíduos recicláveis, compostáveis e os rejeitos; mobilizar e envolver outras pessoas a fazer o mesmo.

CORRESPONSABILIDADE

A sustentabilidade está presente nas diretrizes e objetivos do Sesc São Paulo, que desenvolve um trabalho educativo permanente por meio de trocas e construção de conhecimentos e experiências que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e do ambiente em que vivem. O programa de Educação para Sustentabilidade do Sesc entende que:

“(…) a responsabilidade com a conservação da natureza, aliada ao desenvolvimento humano, representa a base da ação socioambiental do Sesc. Processos educativos que discutem a interdependência entre sociedade e ambiente são desenvolvidos em favor de modos de vida mais sustentáveis. Estratégias diferenciadas e contínuas, dirigidas a diversos públicos, contribuem para a formação de sujeitos conscientes para a transformação da realidade, priorizando o contexto territorial, a diversidade cultural, a participação cidadã e o cuidado com as pessoas e a natureza”.

Consumo, geração e destinação de resíduos são temas essenciais na educação para a sustentabilidade. No ano de 2020 o programa de minimização e destinação responsável de resíduos do Sesc São Paulo Lixo: menos é mais completou dez anos de existência. Nos dois anos anteriores ao lançamento do programa, foi implantado como projeto piloto em duas unidades e na Administração Central. Ao longo desse tempo foram implantadas diversas estratégias para aplicar, internalizar e externalizar parâmetros ambientais e tornar mais evidente a responsabilidade social e ambiental presente no cotidiano da instituição.


Em sua perspectiva de atuação, é possível fazer coisas diferentes, identificando oportunidades e caminhos para melhorar as condições de trabalho relacionadas à gestão dos resíduos, identificando situações, encontrando e propondo novos caminhos e alternativas para aquilo que não está de acordo com os valores da instituição. Como o tempo tem mostrado, não é um programa passageiro; é permanente e se destaca como um instrumento que reafirma e revela qual é o compromisso da organização.


O Lixo: menos é mais está baseado na corresponsabilidade e participação dos integrantes dos grupos gestores que, com suas equipes, fazem o programa acontecer no Sesc. São profissionais que atuam nas mais diversas frentes de trabalho, responsáveis pela realização do programa. Em pouco mais de uma década, vários processos foram desenvolvidos e consolidados, tais como:

→ retirada de todos os cestos individuais das estações de trabalho, salas de reuniões e de outros espaços e adoção de duplas de cestos (recicláveis e não recicláveis), o que imprime a responsabilidade da correta triagem do resíduo por parte daquele que gera o material;

→ informações sobre o programa a todos os empregados, prestadores de serviço continuado, terceiros e público frequentador do Sesc, em linguagem de fácil compreensão e com uso de imagens e símbolos;

→ parcerias com dezenas de cooperativas ou associações de catadoras e catadores com a doação dos materiais recicláveis gerados nas unidades;
→ trabalho permanente de educação para a sustentabilidade, com comunicação visual e atividades educativas para os funcionários;

→ oferecimento de programações socioculturais destinadas a diferentes públicos;

→ implantação do projeto Água de Beber, em que se deixou de comercializar água engarrafada sem gás em todas as Unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O êxito do programa está diretamente relacionado à ampla participação dos próprios geradores, sejam funcionários ou frequentadores, o que requer um plano de comunicação e ações educativas abordando questões ambientais e o papel da coletividade em relação aos resíduos em seus aspectos ambiental, sociocultural, econômico e político.

TRANSVERSALIDADE

A metodologia de trabalho se constitui por meio da transversalidade das suas atividades, que promovem não só a difusão de informações, mas, sobretudo, a sensibilização das pessoas, estimulando a mudança de valores, sentimentos e atitudes em relação ao consumo e descarte de materiais.

Busca-se a efetiva participação das pessoas, com enfoque na corresponsabilidade dos envolvidos. Sua perspectiva transversal diz respeito à discussão e integração de critérios orientadores para as áreas de infraestrutura, administração, comunicação, operação e ação sociocultural, de modo a garantir que a temática da sustentabilidade seja abordada.

Na perspectiva de difusão de boas práticas e relacionamento com o público prioritário — trabalhadores do comércio de bens,serviços e turismo —, a experiência institucional tem sido levada como modelo para outras instituições e empresas. Um exemplo disso são os encontros com representantes de dezenas de empresas com a temática “Aspectos econômicos, sociais e ambientais da gestão de resíduos nas empresas: sua atitude é transformadora”.


Desenvolver processos educativos que visam repensar o padrão de consumo; compreender o descarte seletivo e toda a cadeia que envolve a geração e destinação de resíduos, incentivando posturas mais conscientes em relação ao impacto da ação humana sobre o ambiente; definir parâmetros conceituais e operacionais para a gestão integral de resíduos gerados em todas as atividades do Sesc, aperfeiçoando o sistema existente; fortalecer o conceito de minimização de resíduos como foco da ação educativa e de gestão de materiais e produtos; e destinar com responsabilidade todos os resíduos são os objetivos do programa.

Estímulo ao senso de corresponsabilidade é um valor cultivado por esse programa. Espera-se que ele possa chegar a diferentes lugares formando novas ideias e pessoas para caminhos mais sustentáveis.

Saiba mais em www.sescsp.org.br/lixomenosemais