Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Miradas urbanas

Aqui caberia um poema, Coletivo Transverso e casadalapa / Foto: Zeca Caldeira
Aqui caberia um poema, Coletivo Transverso e casadalapa / Foto: Zeca Caldeira

"Cada caminho é um risco”, aponta um lambe-lambe do Coletivo Transverso, colado num poste no bairro de Perdizes, na capital paulista. No bairro de Santa Cecília, no alto do Minhocão, outra frase salta aos olhos: “Eu sabia que você existia”, declara, em letras garrafais, na cor preta, a intervenção do artista e presidente do Parque Minhocão, Felipe Morozini, na empena de um prédio. Já em linhas rosa-choque, o crochê do Coletivo meiofio abraça o concreto com “eu te amo você” alinhavado nas grades de um trecho da Rua Pedroso, no Bairro do Bixiga.

Com esses encontros artísticos, a cidade ganha novos significados e seus moradores são provocados e sensibilizados, principalmente, hoje, quando a possibilidade de fruição da arte visual significa olhar para o lado ou abrir a janela. Experimente e permita-se a surpresa de mirar diversas expressões da arte urbana pela cidade de São Paulo.

 

Coletivo Transverso

“Cada esquina passa a representar a oportunidade do acaso, a chance de encontrar uma resposta, de descobrir novos sentidos, de formular novas perguntas. Andamos pela rua não mais contando os minutos que escorrem de nossos pulsos, mas procurando a poesia que se esconde nos espaços compartilhados”, explica o Coletivo Transverso na página www.coletivotransverso.com.br.

 

Coletivo meiofio

“Através de fios imaginários e reais, ligamos presente, passado, pessoas e memórias. Buscamos o valor de elementos ignorados e esquecidos da cidade com o objetivo de construir um futuro viável, acolhedor e convidativo”, define o Coletivo meiofio em sua página no Facebook.

 

Coletivo meiofio e Sampapé / Foto: Carol Stoppa

 

 

Felipe Morozini

“Lembro de quando comecei a verbalizar minhas frases e depois materializá-las em guardanapos de papel, depois lambes, em camisetas, fronhas, tatuagens, pôsteres, enfim. Hoje, aniversário de São Paulo (25 de janeiro de 2020), eu entrego um mural do tamanho da cidade pra todo mundo saber que sim, eu me vejo em vocês. Num dos lugares mais democráticos da cidade, o Parque Minhocão”, escreveu o artista em sua página no Instagram.

 

Felipe Morozini

 

MAR – Museu de Arte de Rua

O Museu de Arte de Rua é um projeto, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e as subprefeituras, que incentiva o desenvolvimento da arte urbana pelas ruas e avenidas da metrópole, promovendo intervenções. Em 2020, com temática ligada à pandemia da Covid-19 em dois eixos distintos, propostos pela Secretaria Municipal de Cultura, artistas realizaram painéis em empenas de prédios e em muros espalhados pelas cinco macrorregiões da cidade. Mais informações e visita virtual a algumas obras: https://www.mar360.art.br/.

 

Luna Buschinelli / Reprodução

 

revistae | instagram