Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Trilha Acessível do Sentir

(Fotos: Ignacio Aronovich)
(Fotos: Ignacio Aronovich)

#PraCegoVer #PraTodosVerem

A imagem apresenta uma trilha no meio de uma floresta. O piso e os corrimãos são em madeira. Há folhas secas no chão. A trilha é suspensa, segue um caminho sinuoso sob a floresta repleta de árvores altas. No centro da imagem há um retângulo preto com contornos brancos com o texto: Trilha Acessível do Sentir.

 

Você sabe de onde são estas imagens?

Aproveite que elas têm 360 graus e dê uma volta! Mexa o mouse e veja o que tem acima, abaixo, aos lados... gire quantas vezes quiser, escute os sons. Com o celular fica ainda mais legal!

#PraCegoVer #PraTodosVerem Esse vídeo possui versão com recursos de acessibilidade: https://youtu.be/8ukTC3F-B8c

Estamos na Mata Atlântica, litoral de São Paulo, dentro da cidade de Bertioga! Mais precisamente, no começo de uma das trilhas da Reserva Natural Sesc Bertioga, Área Protegida que, desde o seu planejamento, conta com a participação da vizinhança, de moradores de outros bairros da cidade, além de especialistas e interessados (de diversas idades) que colaboraram compartilhando seus conhecimentos e saberes.

Foram diversos encontros com esses públicos, tais como rodas de conversas, vivências, oficinas, cursos e bate-papos. Após muito diálogo, escuta e boas risadas, elaboramos a proposta da primeira trilha da Reserva com base na arquitetura com desenho universal. A intenção é proporcionar interações e vivências educativas na natureza, para pessoas com e sem deficiência.

E mesmo longe, nestes tempos de distanciamento social, continuamos a estimular a participação das pessoas. Assim, convidamos o público de nossas redes sociais, bem como diversos atores que participaram de momentos distintos de nossa jornada, para votarem e ajudarem a escolher qual seria o nome da trilha acessível.

Disponibilizamos um formulário em nossas redes e a votação ficou aberta de 17 a 31 de março de 2021. Ao todo, 156 pessoas responderam a enquete. Em terceiro lugar ficou o nome Trilha Acessível da Diversidade, com 26%; em segundo lugar, Trilha Acessível da Floresta Urbana, com 33,8%: e, finalmente, o nome mais votado foi Trilha Acessível do Sentir, com 40,3% dos votos.

Com isso, escolhemos o nome da trilha juntos! Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso de seguir dialogando com vocês, como fizemos desde o planejamento da Reserva Natural Sesc Bertioga, afinal, incluir é de nossa natureza.

A Trilha Acessível do Sentir será inaugurada no futuro, quando for seguro para todas as pessoas com e sem deficiência. Será um momento de muita alegria e faremos o convite para que venham nos visitar!

Enquanto nos preparamos, não deixe de fazer um passeio virtual pela trilha!

#PraCegoVer #PraTodosVerem: Esse vídeo possui versão com recursos de acessibilidade, acesse: https://youtu.be/k5Y4mdS7TjM

Agradecemos demais pela colaboração!

Continuem se cuidando e cuidando dos seus.

#ReservaNaturalSescBertioga #MeioAmbiente #Sustentabilidade #Trilha #RPPN #Acessibilidade #Bertioga #SescBertioga #SescSP #TrilhaAcessívelDoSentir