Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Rede de leitores

Reprodução
Reprodução

Movidas pelo desejo de compartilhar interpretações e emoções sobre uma obra, milhares de pessoas decidem participar de um clube do livro. Nesse espaço, cada um divide suas impressões e apreende diversos pontos de vista sobre ficções, poesias e outros gêneros literários. É como se a leitura, esse hábito individual e silencioso, se expandisse e ganhasse várias vozes. Em grupo, os leitores observam em um único livro diferentes contornos. Na pandemia, a mudança do formato do encontro presencial para o virtual manteve a oportunidade de experientes, e também de curiosos, fazerem parte desse clube. Já encontrou o seu?

 

Clube de Leitura Casa Mário de Andrade

Todo último sábado do mês acontece o encontro do Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, o primeiro totalmente voltado à literatura de cordel na cidade de São Paulo. Nele os participantes têm a oportunidade de conhecer o movimento de cordelistas que atuam na difusão desse gênero literário. Mediados pela educadora e idealizadora do clube, Lucineide Vieira, os encontros são feitos por meio de uma plataforma online e são gratuitos. A cada encontro, o autor convidado faz uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um de seus cordéis. Para maio, foi escolhido o livro As Mulheres de Gonzaga – Presença Feminina na Vida e Obra do Rei do Baião, da cordelista e contadora de histórias Susana Morais. Interessados em participar precisam se inscrever previamente. Saiba mais: casamariodeandrade.org.br/programacao-clube-de-leitura-casa-mrio-de-andrade-iii-357.

 

 

Divulgação

 

 

Clube do Audiolivro

Voltado a crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, o Clube do Audiolivro propõe aos jovens leitores uma discussão sobre determinada obra, escolhida mensalmente, com mediação da equipe da Biblioteca de São Paulo. Em abril, foi a vez de os participantes compartilharem suas impressões sobre uma edição adaptada para o público infantojuvenil de Frankenstein, de Mary Shelley. A atividade, realizada pela Biblioteca de São Paulo em parceria com a plataforma de livros digitais TocaLivros, acontece mensalmente e requer inscrição prévia. Os participantes precisam ser sócios da biblioteca para ouvir a obra e participar do clube. O cadastro pode ser feito na página da biblioteca. Todos os inscritos recebem instruções de como realizar o empréstimo do audiolivro gratuitamente. Saiba mais: https://bsp.org.br/2021/03/29/2704-clube-do-audiolivro-online-com-equipe-bsp/.

 

Divulgação

 

 

Clube de Leitura 6.0

Com o objetivo de propiciar aos idosos e idosas um momento de escuta e de fala, o Clube de Leitura 6.0, que acontecia de maneira presencial, se adaptou ao ambiente virtual para atender os participantes de 26 cidades do estado de São Paulo e já reúne mais de 1.100 pessoas. A iniciativa, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a Fundação Observatório do Livro, é voltada para pessoas com 60 anos ou mais, residentes em São Paulo. Ao se inscreverem, os participantes têm acesso a uma biblioteca virtual com mais de 30 mil e-books. Os encontros online do grupo ocorrem semanalmente, portanto é necessário que os membros façam a leitura do livro digital previamente. Divididos em diferentes grupos, cada clube tem uma mediadora de leitura especializada, que organiza e conduz toda a atividade. Saiba mais: https://observatoriodolivro.org.br/inscricao-clube-60.

 

Clube de Leitura 6.0 na ILPI Vila Vicentina de Araraquara (SP) | Divulgação

 

CLUBE DE LEITURA VÁ LER UM LIVRO

Na pandemia, a professora Patty Leite, criadora do canal Vá Ler um Livro no YouTube, com mais de 190 mil inscritos, criou o Clube de Leitura Vá Ler um Livro. Nele, ela mistura as duas vertentes de conteúdos literários que comenta e compartilha no canal: livros educacionais e livros de entretenimento, ou seja, a leitura como prazer durante o momento de lazer. O clube ainda troca reflexões por meio de um aplicativo de mensagens, por onde votam nas próximas leituras a serem compartilhadas. São leitores cuja faixa etária vai de 15 a 50 anos. Entre as obras lidas e discutidas em conjunto numa plataforma de videochamada, Macunaíma, de Mário de Andrade (1893-1945), foi tema de sete encontros virtuais. Saiba mais: https://www.youtube.com/channel/UCS5a1_ESDuZm8pCZIbavNmQ.

 

Reprodução

 

revistae | instagram