Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Guarulhos: 2 anos com você!

Hoje é dia de comemorar. Chego ao meu segundo ano junto a vocês! Um ano difícil, a gente sabe, cheio de desafios e, é claro, marcado pela saudade. Apesar do fechamento, encontramos formas de nos aproximar de todos vocês e, mesmo distantes, ficamos conectados não só com Guarulhos, mas com o mundo. 

Com a unidade fechada, abrimos as portas das casas da nossa equipe. Por vídeo, educadores compartilharam aulas para vocês se manterem ativos em casa: alongamentos, exercícios e dicas. Na cozinha, a equipe da Comedoria ensinou os nossos pratos mais pedidos para que vocês pudessem se aventurar ao lado da família.  

Paralelamente às redes, produzi protetores faciais junto com a galera do Espaço de Tecnologias e Artes e reuni costureiras de Guarulhos para a fabricação de mais de 2.400 máscaras por meio do projeto Tecido Solidário. Os meus vizinhos contaram com a doação de alimentos pelo Mesa Brasil.

E os dias foram passando... surgiram novas ideias e projetos! Assim, reuni artistas de toda a cidade e região para falar sobre a cena cultural de Guarulhos, trabalho extenso, mas cheio de curiosidades e histórias. Conheci novos nomes e fui entendendo como os artistas, produtores e técnicos estavam se adaptando na pandemia.  

Aliás, como entender a pandemia? Em busca de uma resposta, convidei pesquisadores de várias áreas do conhecimento para falar sobre meio ambiente e os impactos da Covid em nossas vidas. E foi por meio das atividades online do Centro de Educação Ambiental que compartilhei formas para você repensar o seu cotidiano dentro de casa, com cursos e muitas conversas.  

E os cursos? Tivemos diversos encontros online, com sorrisos que vinham da janela da casa de cada um de vocês. Ensinamos nossos amigos do Ponto de Encontro como utilizar as novas ferramentas e aprendemos todas as novidades com as crianças do Curumim e jovens do Juventudes. Também houve trocas de experiência com amigos recém-chegados ao Brasil, no curso de português para migrantes e refugiados. 

A música, mesmo longe dos palcos, não parou. Nos juntamos aos amigos do Sesc Consolação e do Sesc Vila Mariana e transformamos os nossos Centros de Música em um único espaço online, cheio de sons e ritmos. Fomos às nuvens, digitalmente, juntos ao Edgar e ao Arara Saudita, em apresentações de tirar o fôlego. 

Descobri que vocês adoram yoga, afinal, as aulas mais assistidas no meu canal foram sobre o tema. Aliás, não só convidamos à prática milenar, como também reunimos diversas formas de curtir o esporte e o verão em casa, para que vocês não deixassem de praticar sua atividade física favorita no período de isolamento. 

Um ano de muitos sentimentos... Amor, saudades, decepção, angústia, surpresa e, como falei lá em cima, muitos desafios e aprendizados.

Hoje, no meu segundo aniversário, já estou voltando a receber vocês. Com distanciamento, máscaras, álcool em gel e muito cuidado, aos poucos nos encontramos novamente para uma aula na GMF, um delicioso almoço na Comedoria e para acessar o acervo da Biblioteca. Apesar de ainda incerto, desejo um futuro em que possamos nos abraçar e comemorar os meus próximos anos por aqui, com festas, música e muita alegria.  

Um forte abraço, seu amigo Sesc Guarulhos! (: 

 

Para acompanhar toda a programação do Sesc Guarulhos, não deixe de nos seguir no YouTube e também no Instagram