Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

É hora de solidariedade!

A fome é assunto urgente. As consequências sociais e econômicas da pandemia de COVID-19 agravaram a fome no Brasil e a insegurança alimentar grave ou moderada chegou a cerca de 28% da população, atingindo 58 milhões de brasileiros.    

Segundo estudo recente realizado no final do ano passado pelo grupo "Alimento para Justiça", da Universidade Livre de Berlim em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Brasília (UnB), cerca de 15% dos brasileiros estão em insegurança alimentar grave e 13% em insegurança alimentar moderada, o que significa que corriam o risco de deixar de comer por falta de dinheiro, porcentagens que equivalem a 58 milhões de pessoas. Outros 30% vivem o momento em insegurança leve - há a preocupação de que a comida acabe antes de se ter dinheiro para comprar mais ou faltam recursos para manter uma alimentação saudável e variada. De acordo com a pesquisa, 59% da população, ou seja, 125 milhões de brasileiros, enfrentam hoje algum grau de insegurança alimentar.   

Diante de números tão expressivos, o programa Mesa Brasil Sesc São Paulo reafirmou seu compromisso com o combate à fome e ao desperdício. Como muitas instituições sociais suspenderam suas atividades presenciais, mas passaram a atender as famílias dos seus assistidos com doações de alimentos, o programa - que antes tinha como premissa que os alimentos doados fossem usados apenas para consumo interno no preparo das refeições nas instituições sociais - entendeu que o momento era de ajudar os mais vulneráveis, permitindo que as instituições repassassem os alimentos doados para as famílias. Além de alimentos, o programa passou a receber também doações de materiais de limpeza e higiene pessoal, afinal, a higienização das mãos, dos objetos e ambientes são importantes ações para conter a disseminação do vírus.    

Em Ribeirão Preto, o Mesa Brasil está à serviço de cerca de 80 instituições da cidade e região, que semanalmente recebem toneladas de alimentos arrecadados pelo programa. Ao todo, o programa atende mais de 10.000 pessoas, vinculadas a asilos, abrigos, comunidades terapêuticas e hospitais. Muitas instituições seguem em lista de espera para efetivarem o seu cadastro, para receber alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal para seu público. Em 2021, com a pandemia, o Mesa em Ribeirão alcançou recorde de arrecadações – foram 220 toneladas!  

 

Quem pode doar?  
Pessoas físicas e jurídicas podem ser doadoras do programa Mesa Brasil. Empresas de alimentos e produtores rurais, por exemplo, podem entrar em contato pelo e-mail mesabrasil.ribeirao@sescp.org.br para disponibilizar excedentes ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo.  
 
A novidade é para pessoa física: o Sesc agora é ponto de arrecadação para receber alimentos como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho, farinha de mandioca ou qualquer outro item similar, não perecível. As doações podem ser feitas diretamente no Sesc Ribeirão Preto ou em qualquer uma das unidades do Sesc da capital, grande São Paulo, interior e litoral - todas estão preparadas para receber os itens cumprindo os protocolos de distanciamento, higiene e segurança, com sinalizações para orientar e organizar o processo. Para participar, o uso da máscara é obrigatório.   

É importante lembrar que o Sesc continua fechado para visitas espontâneas, funcionando apenas com serviços agendados e agora com a coleta de doações.  

  
O programa  
Criado em 1994 pelo Sesc SP, o Mesa Brasil é um modelo propositivo de programa de combate ao desperdício de alimentos e à fome. A FAO, Organização da Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, estima que 30% de todo alimento produzido no mundo vai para o lixo em alguma etapa do processo produtivo. Ao mesmo tempo, estima que 820 milhões de pessoas passam fome no mundo. O programa começou suas atividades em São Paulo como Mesa São Paulo no Sesc Carmo e em 2003 tomou dimensão nacional, passando a se chamar Mesa Brasil. Em Ribeirão Preto o programa começou suas atividades em 2014.  

Em um sistema de coleta urbana, o Mesa Brasil recolhe de empresas de alimentos como varejões, supermercados, centrais de abastecimento, indústrias de alimentos, produtores rurais excedentes de produção ou alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo), para distribuir no mesmo dia esses alimentos entre as instituições sociais da cidade e região cadastradas  

Em Ribeirão Preto, o programa conta com dois caminhões que realizam a coleta diária de alimentos nas empresas doadoras no período da manhã. No período da tarde, os caminhões fazem a distribuição dos alimentos entre as instituições da cidade e da região. Além de um motorista e um ajudante por caminhão, o programa conta com nutricionista, responsável técnica e equipe administrativa, que lançam as doações em um sistema, para a geração de relatórios e prestação de contas.  

Um diferencial do programa é sua frente educativa. Palestras, oficinas culinárias, cursos de formação são ministrados para cozinheiras e educadores das instituições sociais sobre temas de alimentação e nutrição, para um aproveitamento integral das doações recebidas.  

Mais informações em sescsp.org.br/doemesabrasil
 

 Doadores    Instituições cadastradas
Banco de alimentos CEAGESP
M Dias Branco - CD Jaboticabal
Santa Helena Ind. de Alimentos S.A
Centro de Distribuição Supermercado Dia
Extra Hiper Supermercado
Makro
Regina Picadinhos
Varejão Ribeirão
Atacadão
Savegnago
Tenda Atacado
FRONERI
Gold Pão
Supermercado Canesin Ltda.
Flormel Industria de Alimentos
GFS Comercio de Frutas
Assaí
Lagazzi Agronegócios Ltda.
Casa São Lucas
SENAC Ribeirão Preto
CDO Companhia das Obras
Bacio di Latte
 
Ribeirão Preto
Centro Comunitário de Assistência Social
Creche Alvorada
CORASSOL
Casinha Azul
Casa do Vovô
Lar dos Velhos
Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira
Creche Maria de Nazaré
APAE Ribeirão Preto
Instituto Iris de Luz
Adevirp
FAC Dom Bosco
Instituto Crescer Cidadão
OCA
Cantinho do Céu
AMA
Creche Nave da Saudade
Centro Espírita Aprendizes do Evangelho
Creche Santo Antônio
Centro ANN Sullivan do Brasil Ribeirão Preto
Casas de Betânia
Escola Sathya Sai
Amostra
Casa das Mangueiras
GACC
Lar Santa Rita de Cássia
SOBERP
Lar Escola da Criança 25 de Dezembro
AAPSI
ACERP
Padre Cícero
CRECEI (Espaço Veredas)
Gewo Haus
Lar Irmã Izolina
Ong Dona Nair - Acolhimento (UAI)
Creche Pingo de Leite
Sociedade Espirita Obreiros do Bem
Creche Vovó Meca
Círculo Operário
Marista Escola Social Irmão Rui
Frasol
Lar da Criança
Caminho da Paz
Casa de Emmanuel Benção de Paz
RAREV
CARIB - Centro de acolhimento de Ribeirão Preto
Lar do Vovô Albano
Sanatório Espírita Vicente de Paula
Lar Padre Euclides
República Caminho da Paz
Programa Mãos Estendidas
Santa Casa de Ribeirão Preto
Hospital Imaculada Conceição
Semeadores do Bem
Projeto Gabi
Mãos Dadas
Barretos
Hospital do Amor de Barretos

Franca
Santa Casa de Franca

Guariba
Associação Casa da Criança Centro Social Comunitário Educacional São Mateus
Lar São Vicente de Paulo – Guariba
Centro Social Comunitário Cristo Rei
Jaboticabal
Recanto Menina
SOS Esperança
Casa de Passagem Maria

Santa Rosa do Viterbo
Asilo São Vicente de Paulo de Sta. Rosa
Instituto Acolher Sta. Rosa de Viterbo
Casa da Criança Luiza Garcia Ribeiro – Sta. Rosa

Serrana
Associação Casa dos Velhinhos de Serrana
Nova Vida
Abrigo Santo André / ACAS
APAE Serrana

Sertãozinho
Lar de Amparo a Criança Filhos de Deus
Sanatório Espirita Vicente de Paula
GRAAUS
Albergue Noturno "Octavio de Oliveira Campos
Nosso Lar
Lar Escola Espirita Professor Eurípedes Barsanulfo
Casa Pia São Vicente de Paulo
Santa Casa de Sertãozinho