Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é: Movimento Social? (Pílula Solidária #9)

* Por Caio Momesso


Muito se lê nos jornais e mídias sociais sobre movimentos sociais e, ocasionalmente, eles ganham destaque por alguma ação mais chamativa. Associamos logo com algumas siglas e nomes de destaque. Mas do que exatamente tratamos ao falar de um movimento social? 

Movimentos sociais são uniões de pessoas e grupos que compartilham valores, símbolos e ideias comuns, e fazem disso um projeto de mudança na sociedade. Podem buscar mobilizar a opinião pública e denunciar situações críticas, ou agir diretamente para resolver os problemas. Os objetivos variam desde o reconhecimento de direitos, na forma de leis, até a fiscalização do governo e empresas, ou mesmo a criação de políticas públicas. Agem tanto em nível local, nos bairros, ou em dimensões maiores - pense, por exemplo, no movimento antirracista internacional.

Além de trazerem para o debate público as “alternativas fora da mesa” para resolver problemas, os movimentos também criam redes de confiança entre seus membros, estimulando o suporte mútuo e aumentando o raio de ação das pessoas. Assim, movimentos são e continuam sendo essenciais para a democracia, como uma das principais formas de não deixar ninguém para trás.

 

*Caio Momesso é economista e mestre em Administração Pública e Governo. Trabalhou como agente comunitário de saúde em Campinas e técnico de inclusão produtiva no Programa São Paulo de Braços Abertos. Hoje, atua como pesquisador no CEAPG (FGV-EAESP) e como consultor nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento comunitário.

---

Este artigo faz parte do projeto Formações Solidárias, um conjunto de ações realizadas pelo Sesc São Caetano com o intuito de difundir os princípios e conceitos de comércio justo e economia solidária. As ações se iniciaram em outubro de 2020 com oficinas de comércio justo em plataformas digitais voltadas a produtores e prestadores de serviço.