Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Reconhecer e transformar

Editoria de Arte
Editoria de Arte

CAMPANHA ALERTA PARA O AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS IDOSAS E DISCUTE CAMINHOS PARA A VALORIZAÇÃO DESSE GRUPO SOCIAL

A necessidade de restrição ao ambiente doméstico como medida de combate ao contágio da Covid-19 afetou de diversas formas a vida da população de idosos no Brasil. Enquanto alguns receberam o cuidado de parentes e amigos, outros passaram a sofrer diferentes tipos de violência no próprio lar. Atualmente, pesquisas apontam para um crescimento de 59% dos casos de violência geriátrica durante a pandemia. Entre os agravantes estão a carência de recursos linguísticos, éticos e afetivos nas relações interpessoais com os idosos, em especial no âmbito familiar.

Em abril de 2020, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), a violência geriátrica quintuplicou, saindo de 3 mil denúncias em março para quase 17 mil no mês seguinte, um aumento de 567% nos casos. Tendo em vista esse cenário, o Sesc São Paulo realiza, entre os dias 15 e 22 de junho, a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o tema Não enxergamos, mas é: violência contra a pessoa idosa. Criada em parceria com o Conselho Estadual do Idoso, Grande Conselho Municipal do Idoso (SP), CRI-Norte, Observatório da Longevidade e Envelhecimento Humano (Olhe) e a ONG Eternamente Sou, a campanha fomenta debates e outras atividades em uma programação online.

“A valorização da pessoa idosa consiste numa medida essencial para a construção de uma conjuntura que, ao garantir os direitos de igualdade postulados constitucionalmente, também oportuniza a riqueza própria à existência humana na variedade de suas instâncias, inclusive etárias, que muito têm a partilhar e comunicar coletivamente”, ressalta Juliana Viana Barbosa, assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc.

Na abertura da programação, dia 15/6, às 16h, participam da live Não enxergamos, mas é: violência contra a pessoa idosa, no canal do YouTube do Sesc São Paulo, Marília Berzins, presidente do Observatório do Envelhecimento Humano (Olhe), Diego Félix Miguel, padrinho da ONG Eternamente Sou, e Lia Diskin, presidente da Associação Palas Athena. Mais informações: www.sescsp.org.br.

 

 

DENTRO DA TOCA DE ALICE

Os cenários surreais criados pelo escritor inglês Lewis Carroll (1832-1898) para contar as aventuras de uma jovem heroína instigam até hoje a imaginação de adultos e crianças, que tornaram a obra Alice no País das Maravilhas (1865) um clássico da literatura. Imaginar esses lugares pelos quais a protagonista passeia foi o convite feito pela equipe de artes visuais do Sesc Santo André a oito artistas. O resultado pode ser visto pelo público na exposição reAlices: narrativas artevisuais, sob curadoria de Tatiana Fujimori e Priscila Xavier, em cartaz na unidade. Entre os artistas participantes estão Mauro Yamaguti (representante do muralismo), Renan Santos (ilustração em grandes proporções) e Nicole Bustamante (ilustração em prato). Acesse o livreto da exposição em: http://bit.ly/LivretoReAlices.

E saiba como visitar reAlices: narrativas artevisuais: www.sescsp.org.br/santoandre.

 

Fotomontagem (detalhe) de Mariana Ser | Registro fotográfico: Everton Ballardin

 

 

GOSTOSO E SAUDÁVEL ATÉ O CAROÇO

Mostrar como fazer escolhas conscientes e manter uma alimentação saudável no seu dia a dia é o objetivo da websérie Alimentação #EmCasaComSesc. Em cada episódio, nutricionistas do Sesc São Paulo falam sobre a escolha dos alimentos, a importância do cozinhar, a higienização adequada de frutas, legumes e verduras, questões comportamentais associadas à comida, entre outros temas. E, claro, ensinam receitas nutritivas e saborosas, como no episódio 10, “Sem desperdício”, em que a nutricionista Aline Oliveira e o cozinheiro Aldenor Silva ensinam a aproveitar cascas, talos e folhas dos alimentos. A partir de receitas desenvolvidas pelas equipes das Comedorias com ingredientes acessíveis e modos de preparo simples, a websérie convida o público a colocar a mão na massa. Confira: www.youtube.com/sescsp.

 

 

 

MEU PRIMEIRO PODCAST

Assim como adolescentes, jovens e adultos possuem um grande leque de opções de podcasts em plataformas online, as crianças começam a ganhar espaço nesse segmento. Pensando nisso, a equipe de educadores do Sesc Ipiranga criou a série Conta uma História, composta por quatro episódios. Desta vez, famosos personagens de contos infantis vivem divertidas aventuras que têm as redes sociais e os avanços tecnológicos como cenário. No primeiro episódio, A Bruxa Espinhosa e a Torta de Maçã, a Bruxa Má precisa lidar com a inveja provocada por fotos felizes no Instagram e outros dilemas da internet. Aperte o play: www.youtube.com/sescipirangasp.

 

Divulgação

 

 

EDGAR MORIN PRESENTE

Um mês antes do aniversário de 100 anos de Edgar Morin, um dos mais importantes pensadores vivos do século 21, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza a homenagem Jornadas Edgar Morin: A Vida em Tempos de Incertezas e a Construção do Futuro. Nos dias 28 e 29 de junho serão transmitidas mesas de debate com a participação de renomados professores e pesquisadores da obra de Morin, como Danilo Santos de Miranda, Conceição Almeida, Michel Maffesoli e Mario Sergio Cortella, sob a coordenação de Edgard de Assis Carvalho, pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo. O próprio Edgar Morin participa, diretamente da França, onde vive, na live do dia 28, às 15h. Em pauta, a pluralidade das reflexões dos participantes sobre o ser, o viver e o conviver na atualidade para a construção de uma política de civilização planetária que regenere o humanismo, em tempos de pandemia da Covid-19. Saiba mais: www.sescsp.org.br/cpf.

 

Alexandre Nunis

 

 

NOVOS CAMINHOS DO TURISMO

A pausa forçada nas viagens dentro e fora do país mudou a forma como o turismo se apresenta e é vivenciado pela população. A fim de refletir sobre este segmento e pensar em novas práticas e experiências, o Sesc São Paulo realiza uma programação voltada para a Semana Internacional Turismo para Todos, Solidário e Sustentável. De alcance global, o evento é promovido pela Organização Internacional de Turismo Social (Isto/Oits), da qual o Sesc São Paulo é membro desde 1980. Na programação digital do Sesc São Paulo, que acontece de 21 a 27 de junho, o público poderá participar de bate-papos, palestras e oficinas, passeios virtuais, além de outras atividades. Confira a partir de 21/06 em www.sescsp.org.br/semanaturismoparatodos

 

Vanessa Kinoshita

 

 

 

 

 

Novidade na programação online do Sesc Carmo, o Clube do Disco recebe mensalmente um artista, pesquisador ou especialista para compartilhar impressões sobre um álbum musical. Na estreia, em maio, foi a vez da cantora Vanessa Moreno (foto) falar sobre Eu e Meu Coração (2001), da compositora, violonista e cantora Rosa Passos. Neste mês, o músico Thiago França compartilha suas impressões sobre o disco Confusão Urbana, Suburbana e Rural (1976), do saxofonista e clarinetista Paulo Moura (1932-2010). Confira: www.sescsp.org.br/carmo.

 

 

revistae | instagram