Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Flanar pela rede

Imagens: Reprodução
Imagens: Reprodução

Sabia que é possível fazer um passeio pela cidade de São Paulo com ajuda da internet? Aliás, o famoso termo “flanar”, cujo significado é andar sem rumo e de maneira ociosa, teve que se ajustar à necessidade de isolamento doméstico e restrição social. Na pandemia, o ato de flanar ganha o ambiente virtual e os amantes da prática percorrem parques, museus, teatros e outros espaços adaptados para visitas online. Sem lenço, sem documento, sem ingresso e até mesmo de pijamas, podemos visitar lugares a que ainda não tivemos oportunidade de ir ou a que gostaríamos de voltar.

Escolha sua programação e aproveite!

 

Arte de perto

Desta vez, não precisa entrar na fila ou se preocupar com horários para visitar essas exposições. Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, na Praça da Luz, OSGEMEOS: Segredos oferece um tour virtual. Nele é possível ver de perto mais de mil criações que compõem o acervo criado pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, dispostas em dez espaços da Pinacoteca: sete salas expositivas, o Octógono, o Hall e o Pátio. Saiba mais: http://pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos.

 

Outro destaque é a visita interativa à 15ª edição da Bienal Naifs, no Sesc Piracicaba. O passeio começa na fachada do edifício e adentra o espaço expositivo, onde é possível clicar e ver mais detalhes de 250 imagens de obras, entre esculturas, xilogravuras e outros suportes, de mais de 120 artistas de diferentes regiões do país. Aperte o play durante o passeio para uma experiência imersiva. Acesse: https://viva360.com.br/sesc/bienalnaifs/expansiva.

 

 

Dentro do Municipal

Localizado na praça Ramos, Centro de São Paulo, próximo à estação do metrô Anhangabaú, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes cartões-postais da cidade e patrimônio cultural. Palco da Semana de Arte Moderna em 1922, neste ano o Municipal completa 110 anos. Ao visitá-lo, repare bem em cada detalhe da arquitetura, esculturas, vitrais e outros elementos apresentados durante o tour virtual. Na opção Visita Livre, você escolhe seu itinerário e passeia pelos ambientes – saguão, varanda, restaurante, sala nobre, cúpula, entre outros – sem seguir uma ordem predeterminada. Conheça: https://viva360.com.br/sesc/bienalnaifs/expansiva.

 

 

Pela natureza

Já imaginou fazer uma caminhada por uma reserva da Mata Atlântica na cidade litorânea de Bertioga (SP) sem sair do lugar? Esse é o convite feito pelo Sesc Bertioga, que criou uma expedição virtual pela Trilha Acessível do Sentir. As orientações são simples: mexa o mouse e veja o que tem acima, abaixo, aos lados. Depois, gire quantas vezes quiser, e fique atento aos sons. Dá para escutar o canto dos passarinhos e até o farfalhar das copas das árvores. Basta apertar o play para fazer esse passeio sensorial, que também conta com recursos de acessibilidade. Clique aqui: www.youtube.com/watch?v=8ukTC3F-B8c.

 

 

Avenida Paulista

Outra experiência diferenciada é realizar um audiotour e deixar que narrador e outros sons do ambiente se encarreguem de guiar sua imaginação. No passeio sonoro Da Casa das Rosas ao Mirante do Sesc Avenida Paulista, disponível na plataforma Sesc Digital do Sesc São Paulo, é possível recriar asfalto, semáforos, carros, árvores, transeuntes, aspectos tão comuns de quem caminha por essa icônica avenida da cidade. Também dá para “puxar conversa” com o dono da banca de jornais em frente ao Parque Trianon, que conta sua história na Paulista, ouvir uma dupla de repentistas ou observar o Vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e aprender um pouco mais sobre esse projeto criado pela arquiteta Lina Bo Bardi. Experimente: https://sesc.digital/conteudo/musica/24557/audiotour-avenida-paulista/19055/da-casa-das-rosas-ao-mirante-do-sesc-avenida-paulista.

 

 

revistae | instagram