Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Miradas Agroecológicas: comida-manifesto

Debates e atividade gastronômica marcam os dias do Miradas Agroecológicas | Foto: Debora Ribeiro
Debates e atividade gastronômica marcam os dias do Miradas Agroecológicas | Foto: Debora Ribeiro

Considerado um dos maiores produtores de alimentos do mundo, ainda assim, o Brasil vive um paradoxo. Segundo dados do observatório “Olhe para a Fome”, já somamos 17 milhões de bocas em situação de fome e mais 117 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. 

Atualmente, a produção nacional de alimentos possui dois grandes atores: de um lado, o agronegócio e, do outro, as famílias de pequenos agricultores, que são responsáveis por 77% da produção no Brasil, segundo o Censo Agropecuário de 2017. Ao contrário da produção em larga escala, os agricultores familiares acabam por ter outra relação com a terra e, muitas vezes, seguem os ciclos da natureza, que é traduzida na famosa pergunta ouvida nas feiras "qual é a fruta da época?". 

O modelo de produção que estamos falando tem suas bases na agroecologia. Segundo Rafael Morais Chiaravalloti, PhD em Antropologia, Desenvolvimento e Ambiente pela Universidade Colégio de Londres, e pesquisador do IPE-Instituto de Pesquisas Ecológicas em São Paulo e do Smithsonian Conservation Biology Institute, Washington (EUA), em seu artigo “O que é agroecologia”, produzido para o Sesc São Paulo, a agroecologia é “em uma definição livre, poderíamos dizer que se trata de uma prática agrícola que apresenta aspectos ecológicos”. Ou seja, não há aplicação de agrotóxicos, produções “alimentícias fora de sua época”, ou simplesmente uma monocultura. 

Para ampliar a discussão sobre estes temas, nos dias 11 e 12 de junho, o Sesc Carmo e o Sesc Parque Dom Pedro II realizam o "Miradas Agroecológicas: comida-manifesto", um ciclo de debates, organizado em parceria com a Rede Sustenta, e que integra o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo.  

 

Agenda 

11/6, sexta, das 10h às 12h  

Desafios da Agroecologia na cidade - nutrindo a soberania e autonomia alimentar

Com Islândia Bezerra (Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia/ABA), Dácio Matheus (Reitor UFABC e representante do Núcleo de Estudos em Agroecologia) e Ceres Hadich (MST). Mediação de Carla Bueno (Coletivo Sustenta).  

O Brasil é considerado potência agrícola mundial e possui condições ambientais e sociais para garantir a produção de alimentos para todos seus habitantes. Neste debate, os convidados discutem a conjuntura da agroecologia no contexto brasileiro da atualidade, abordando os desafios e as perspectivas da consolidação e ampliação da produção do orgânico em nosso país.  



 

11/6, sexta, das 14h às 16h  

Produção e comercialização de orgânicos: conjuntura atual e perspectivas

Com Rascunho (MST), Andréia Perez (Associação de Agricultores da Zona Leste de São Paulo), Juliana Braz (Instituto Chão) e Mediação de Gustavo Vidigal (Coletivo Sustenta).     

A agroecologia é uma ciência que busca compreender e embasar um modelo de produção agrícola em sinergia com os ciclos da natureza, se contrapondo ao atual modelo agrícola predominante. Este debate irá tratar sobre as dificuldades de comercialização do produto agroecológico no Brasil; seu preço, a diversificação dos produtos e das ações necessárias para o barateamento do preço do orgânico nas grandes cidades.   


 

12/6, sábado, das 12h às 13h30  

Atividade gastronômica agroecológica

Com Leila D Barsoles (Festival Terra ao Prato), Simone Gomes e Susana Prizendt (Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo).  

Como se produz e o que não é possível fazer com alimentos agroecológicos? Entre os princípios centrais estão o cultivo de espécies nativas, o respeito à sazonalidade e o fortalecimento da soberania agroalimentar, entre outros. As convidadas estarão em suas casas para ensinar os preparos e os participantes poderão experimentar fazer ao vivo seguindo as orientações. Separe os ingredientes abaixo, aprenda e divirta-se: 

Doce de Abóbora com Rapadura
1 kg de abóbora pescoço
400 gramas de rapadura 
1 ½ xícara de chá de água 
2 paus de canela 
5 cravos da índia


Cuscuz de Quirera com Plantas
200g de quirera
1 cebola
1 abobrinha
1 cenoura
1 alho poró
½ meio pimentão vermelho
50g de amendoim
50g de banana passa
Salsinha ou coentro
Pimenta preta
Óleo de coco
Sal 


 

Saiba mais sobre o Ideias e Ações para um Novo Tempo