Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Caminhos da Agricultura no ABCDMRR

Manejo Agroecológico, Horta Campo Verde, Santo André. Foto: Renata Teixeira
Manejo Agroecológico, Horta Campo Verde, Santo André. Foto: Renata Teixeira

Desde 2016, por meio do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, as Unidades do Sesc São Paulo mapeiam em seus territórios iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. 

No âmbito do Ideias e Ações, o projeto Caminhos da Agricultura no ABCDMRR percorreu hortas urbanas e periurbanas, bem como ações de sustentabilidade correlatas à agricultura na região, entrevistando os agricultores e mobilizadores no contexto da situação da pandemia.  

Foram selecionados depoimentos de 12 agricultores e/ou promotores de iniciativas que nos dão um panorama da importância e da diversidade de ações no tema da agricultura no ABCDMRR. Você pode acompanhar os depoimentos por meio dos 12 episódios nos canais no YouTube do Sesc Santo André e do São Caetano. Em 12 de junho será lançado o documentário que reúne todos os episódios e a publicação virtual, ambos contendo informações e depoimentos da agricultura urbana e periurbana da região.
 

 

Os temas abordados nesses depoimentos englobaram: 

Práticas e desafios da Agricultura Urbana no ABCDMRR: breve histórico da agricultura urbana e periurbana na região, que ganhou força nos anos 70 e 80, e seu percurso até os dias atuais, principalmente os desafios enfrentados durante a pandemia.  

Organização e autonomia entre os Agricultores: organização das redes de atuação e apoio entre os produtores de alimentos, e as expressões de iniciativas mais autônomas, como: encontros para trocas de conhecimentos e técnicas, a organização e participação em feiras de comercialização, a difusão do manejo Agroecológico, e as manifestações de solidariedade entre os agricultores e respeito à natureza.  

A importância do Manejo Agroecológico: modos agroecológicos de conceber e atuar na produção dos alimentos na cidade e no seu entorno, a partir do conhecimento e experiência dos agricultores.   

Estratégias de Comercialização: soluções e inovações na forma de produzir e comercializar os alimentos, com o distanciamento social.  

Conhecimento Popular e Mobilização Social: conhecimento popular no fazer da agricultura urbana, tanto no levantamento dos saberes sobre as plantas e o plantio herdados de geração a geração, como nos saberes renovados por motivações e mobilizações sociais e causas prementes. 

___

Veja a publicação virtual:
 

 

 

Assista ao documentário completo:

 

Saiba mais sobre o Ideias e Ações para um Novo Tempo