Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Campanha de conscientização da violência contra a pessoa idosa tem encontro virtual e programações online

Maria Godoy - Ponto de Encontro Virtual - Sesc Vila Mariana
Maria Godoy - Ponto de Encontro Virtual - Sesc Vila Mariana

O Sesc São Paulo, de 15 a 22 de junho, realiza mais uma edição da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, propondo como abertura o debate sobre o quanto as violências interpessoais contra idosos muitas vezes são fruto de fatores macroestruturais.

Como apontam os dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), os casos de denúncias de violações contra pessoas idosas aumentaram de 3 mil, no início de março de 2020, para quase 17 mil em maio do mesmo ano. Essa diferença se deu devido à pandemia, a necessidade de isolamento social e a um convívio maior de idosas e idosos com pessoas de suas residências. Já no primeiro semestre de 2021, foram registrados no Disque 100 mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra as pessoas idosas.

O encontro virtual, que traz o nome do tema da campanha deste ano: Não enxergamos, mas é: violência contra a pessoa idosa, acontece no dia 15 de junho, às 16h, pelo Sesc Ideias, no canal do Youtube do Sesc São Paulo. Participam Diego Félix Miguel, mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Gerencia de Salud para Personas Mayores pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS - OMS) e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Lia Diskin, jornalista, filósofa, ativista social, cofundadora da Associação Palas Athena e criadora do Projeto Gandhi e a Não Violência; e Marília Berzins, assistente social, mestre em Gerontologia Social (PUC/SP), doutora em Saúde Pública (FSP/USP) e Especialista em Gerontologia (SBGG). A mediação é de Juliana Viana Barbosa, assistente técnica do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo.

Em parceria com o Conselho Estadual do Idoso, Grande Conselho Municipal do Idoso, CRI-Norte, OLHE – Observatório da Longevidade e Envelhecimento Humano, e a ONG Eternamente Sou, a campanha, acontece nas redes digitais do Sesc São Paulo, e propõe uma série de ações socioeducativas para fomentar a visibilidade e o reconhecimento, fundamentais para uma longevidade sem violência.

Acompanhe a programação abaixo e nas redes sociais das Unidades do Sesc SP!

 

Programação

Tecnologias da convivência e a conscientização das violências invisíveis

Por meio da Comunicação Não Violenta (CNV), a proposta deste encontro é falar sobre as tipificações da violência contra a pessoa idosa, estrutural ou na esfera micro, com o objetivo de propor a visibilidade e o reconhecimento destas como passos fundamentais para uma longevidade justa e sem violência. Destinado a quem cuida de pessoa idosa e público interessado.

16, 18, 23 e 25/06, quartas e sextas, das 9h às 12h.
Inscrições de 9/06 (às 14h) até 15/06 em inscricoes.sescsp.org.br
Plataforma ZOOM – Sesc Vila Mariana

 

Envelhecimentos invisibilizados, violências estruturais 

Quatro encontros propõem a reflexão sobre as violências produzidas pelas organizações e estruturas políticas da sociedade brasileira, assim como nas crenças e atitudes que ampliam a deslegitimação/marginalização das pessoas idosas.

Plataforma Microsoft Teams – Sesc Carmo

Encontro 1 - Violência estrutural e dados históricos da realidade brasileira 

Um panorama histórico sobre os índices e as consequências da violência estrutural nas experiências e possibilidades de um envelhecimento ativo e saudável. Será que é garantido a todos os brasileiros o direito de chegar à velhice com dignidade? Quanto as desigualdades e dificuldades de acesso a bens e serviços impactam ao longo de todo processo de envelhecimento? Com Cecília Minayo.

15/06, das 19h às 21h 
Inscrições de 7 a 14/06 em inscricoes.sescsp.org.br


Encontro 2 - Violência estrutural, aparência e idadísmo - 70, mas com corpinho e mente de 30!  

A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer. Será? Por que velho é sempre o outro? Será que envelhecer com suas marcas e formas é desejado? Por que temos tanto medo da aparência da velhice? Quais são as repercussões na vida social do culto à juventude? Uma discussão sobre como as imagens e percepções acerca da velhice impactam nas possibilidades de envelhecer com liberdade. Com Andrea Lopes.

22/06, das 19h às 21h 
Inscrições de 15 a 21/06 em inscricoes.sescsp.org.br

Encontro 3 - Violência estrutural e mercado de trabalho - Já não tem mais idade para trabalhar! 

Aposentar-se, retirar-se, ir para os aposentos! Como é a despedida do mercado de trabalho? Quais são as oportunidades destinadas àqueles que desejam e aos que não podem se aposentar? Quais são os impactos na saúde física, social e psicológica dos que se aposentam? Uma abordagem sobre as possibilidades e desafios vivenciados por idosos que desejam e precisam continuar a vida laboral. Com Jorge Felix.

29/06, das 19h às 21h 
Inscrições de 22 a 28/06 em inscricoes.sescsp.org.br

Encontro 4 - Violência estrutural e Covid-19 - Velho ou jovem? A quem serão destinados os leitos e recursos?  

De onde vem a ideia de que há vidas que importam menos que outras? Por que há um critério etário para definição? Quais situações a pandemia deflagrou em relação aos idosos, das condições das ILPIS, até os altos índices de violência doméstica. Uma análise sobre como a sociedade brasileira cuidou dos idosos durante a pandemia pelo COVID-19.

6/07, das 19h às 21h 
Inscrições de 29/06 a 5/07 em inscricoes.sescsp.org.br

 

Teatro - A sociedade no reconhecimento da violência contra idosos

“Todo mundo pode fazer teatro – até mesmo os atores”, diz Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido. Por meio da metodologia de Augusto Boal, convidamos o público a reconhecer a violência contra a pessoa idosa, coletivamente, construindo uma convivência diversa, generosa e sem opressão.

19 e 26/06 e 3, 10, 17, 24 e 31/07, sábados, das 10h às 12h
Plataforma Microsoft Teams – Sesc Consolação

 

Sesc Ipiranga na Comunidade com Rádio Heliópolis - Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

O programa Bairro Educador, da Rádio Comunitária Heliópolis, realiza um debate sobre o Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. O programa conta com a participação de Fábio Rodrigues, coordenador do Centro de Acolhida para Idosos Nelson Mandela, de Nerineide Ventura, assistente social do Centro de Acolhida para Idosos Nelson Mandela, e de Renata Flores, defensora pública e coordenadora do Núcleo dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.  Mediação de Juliana Viana Barbosa, assistente técnica do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo. 

25/6, sexta, das 12h às 14h.
Transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sesc Ipiranga e da Rádio Comunitária Heliópolis.
 

Eu, Daniel Blake

Para fomentar reflexões sobre o relacionamento da sociedade com pessoas da terceira idade, a série Cinema #EmCasaComSesc traz em sua programação o longa-metragem “Eu, Daniel Blake”, de Ken Loach. Vencedor do Bafta de Melhor Filme Britânico, da Palma de Ouro e do Prêmio Ecumênico do Júri, no Festival de Cannes, entre outros, o filme traz a história de um senhor inglês que batalha por seus direitos de aposentadoria.

A partir de 15/6, terça, às 21h
Disponível na plataforma Sesc Digital
 

Clique aqui para saber mais sobre a Campanha de conscientização da violência contra a pessoa idosa