Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é: Cooperativismo de Plataforma? (Pílula Solidária #10)

* Por Caio Momesso

Com o avanço de novas ferramentas virtuais, modelos de negócios inovadores surgem para competir - ou mesmo substituir - antigos serviços, fato que se intensificou no contexto da pandemia de Covid-19. Esse é o caso das plataformas digitais, que oferecem alternativas de transporte, streaming de filmes e músicas, compras e entrega de comida. Resumidamente, plataformas são negócios que se propõem a conectar ofertantes de um serviço com seus consumidores por meio de um sistema digital. No entanto, discussões sobre condições de trabalho e concentração de renda presentes nesses negócios têm ganhado destaque. 

É com base nessas críticas que a ideia de Cooperativismo de Plataforma ganha forma: a união dos princípios de cooperação com o mundo dos negócios digitais. De acordo com Trebor Scholz, pesquisador e ativista sobre o tema, são três os principais aspectos deste movimento: 1) aceite da influência do digital na nossa economia; 2) a solidariedade entre os participantes, em que todos são donos da plataforma; e 3) a ressignificação da ideia de eficiência, trocando o lucro pelo bem comum como finalidade dos negócios. É um movimento que busca formas mais igualitárias de aplicação da tecnologia na vida das pessoas, conectando consumidores e produtores de maneira a distribuir os benefícios destas inovações.

 

Material complementar:

Você sabia que os produtores da economia solidária da região do ABCDMRR estão construindo uma plataforma colaborativa como forma de se organizar frente os efeitos da pandemia e do distanciamento social? Essa é uma das experiências inovadoras realizadas no país, que conta também com informações sobre os negócios e temas da economia solidária. Você pode acessar em economiasolidariadoabc.com.br.

 

*Caio Momesso é economista e mestre em Administração Pública e Governo. Trabalhou como agente comunitário de saúde em Campinas e técnico de inclusão produtiva no Programa São Paulo de Braços Abertos. Hoje, atua como pesquisador no CEAPG (FGV-EAESP) e como consultor nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento comunitário.

---

Este artigo faz parte do projeto Formações Solidárias, um conjunto de ações realizadas pelo Sesc São Caetano com o intuito de difundir os princípios e conceitos de comércio justo e economia solidária. As ações se iniciaram em outubro de 2020 com oficinas de comércio justo em plataformas digitais voltadas a produtores e prestadores de serviço.