Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Turismo para todos, solidário e sustentável em pauta no Ideias #EmCasaComSesc. Assista aos encontros

O Ideias #EmCasaComSesc é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O Turismo esteve na pauta dos encontros em diversas ocasiões, com a abordagem de temas que ampliam sua visão tradicional como atividade econômica e evidenciam as questões humanas, culturais, sociais e éticas que são fundamentais para o entendimento desse fenômeno tão complexo e tão representativo da contemporaneidade. Reunimos aqui bate-papos que envolvem a prática turística focada na diversidade, solidariedade e sustentabilidade para você ver ou rever.

Continue acompanhando a série no canal do Sesc no YouTube, sempre às 16h. Pesquisadores, pensadores, atores, médicos e articuladores sociais ativos se encontram para debater e refletir sobre as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea.
 

Cartografias do (In)visível: turismo, memória e ação educativa

Neste encontro, a luta pelo reconhecimento e visibilidade de narrativas negras, indígenas, operárias, LGBTQIA+ no espaço público permeia as discussões. Para falar sobre esta dimensão política do turismo, foram convidadas Caróu Oliveira (historiadora e co-fundadora do projeto História da Disputa: Disputa da História) e Camila Cardoso (arte educadora, gestora na Quilombaque e coordenadora da Agência Queixadas). A mediação é de Silvia Hirao (coordenadora do Sesc Memórias) e a apresentação é de Fernanda Vargas (assistente técnica de Turismo Social do Sesc São Paulo).
 

Assista:


Realizado em 20 de outubro de 2020.

 

Turismo, fotografia e contemporaneidade

O encontro propõe uma reflexão sobre as relações construídas historicamente entre o turismo e a fotografia. O bate-papo destaca o quanto a fotografia tem papel relevante quando se trata do ato de viajar, seja como forma de alimentar o imaginário, instigar a curiosidade e criar expectativas, como forma de compartilhar experiências, de interação com as localidades visitadas, ou ainda como registros de memórias. Com Lívia Aquino (doutora em Artes Visuais pela UNICAMP) e Bianca Freire-Medeiros (professora de Sociologia da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP). A apresentação e a mediação são feitas por Carolina Paes de Andrade, assistente técnica de Turismo Social do Sesc São Paulo.

Assista:


Realizado em 26 de novembro de 2020.


Memória, turismo e espaço urbano: narrativas em disputa

Os convidados deste encontro narram personagens, lugares e produções culturais importantes da cidade que devem ser reconhecidas, assim como memórias difíceis de histórias muitas vezes marcada por violências e opressões. O que este tipo de prática turística pode representar tanto no exercício de educação e cidadania quanto no desafio de uma cidade mais plural e democrática? Para responder a esse questionamento, a mesa virtual reuniu Daniel Munduruku (doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Literatura pela UFSCar), Thais Avelar (especialista em cultura e relações étnico-raciais e doutoranda pesquisando arte, memória e patrimônios negros pela USP) e Renato Cymbalista (professor da FAU-USP e coordenador do grupo de pesquisa Lugares de Memória e Consciência (USP-CNPq). A apresentação e mediação são de João Paulo Guadanucci, assistente técnico da Gerência de Estudos e Desenvolvimento do Sesc São Paulo.

Assista:


Realizado em 4 de dezembro de 2020.
 

Turismo, Território e Áreas Naturais

O crescimento das práticas de lazer em áreas naturais é o tema deste bate-papo, que propõe um debate acerca das potências e tensões dos encontros entre turistas, comunidades visitadas e a natureza, nas perspectivas das populações. Participam Robson Possidônio (guia de turismo de base comunitária e integrante do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba e da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras), Alemberg Quindins (Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri e Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará e criador da Fundação Casa Grande (CE). A mediação é de Andrea Rabinovici (doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp e Vice-Reitora da Unifesp). A apresentação é feita por Mayra Vergotti. assistente técnica de Turismo Social do Sesc São Paulo.

Assista:


Realizado em 28 de janeiro de 2021.


Turismo em áreas naturais: preservação e desafios de gestão

A importância da proteção de áreas naturais foi novamente debatida no Ideias. Na ocasião, o debate considerou o planejamento e a gestão do turismo em áreas naturais protegidas e propôs uma reflexão sobre como a atividade turística pode ser uma ferramenta de apoio à conservação da diversidade socioambiental em áreas naturais protegidas. A mesa é composta por Cristina Cuiabália (doutora em Ciências pela USP e gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal), Juliana Fukuda (analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio) e Marta de Azevedo Irving (professora dos programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social /UFRJ). A apresentação e a mediação são de Emerson Luis Costa, supervisor de Educação para Sustentabilidade da Reserva Natural Sesc Bertioga.

Assista:

Realizado em 25 de fevereiro de 2021.

 

Turismo de observação da vida silvestre: práticas, possibilidades e limites

Este encontro discute a situação ética do turismo de vida silvestre e apresenta exemplos de práticas turísticas que respeitam os animais, seus entornos naturais e as comunidades anfitriãs. Participam Flávio Lima (doutor em psicobiologia e fundador do Centro Golfinho Rotador-Fernando de Noronha), Neiva Guedes (doutora em Zoologia e presidente do Instituto Arara Azul) e Pedro Meloni Nassar (mestre em gestão de áreas protegidas pelo INPA e coordenador do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá). A mediação é de João Almeida (mestre em ecossistemas costeiros e gerente de Vida Silvestre na Proteção Animal Mundial - World Animal Protection) e a apresentação é feita por Mayra Vergotti (assistente técnica em Turismo Social do Sesc São Paulo).

Assista:
 


Realizado em 25 de março de 2021.


Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades - Lançamento Edições Sesc

Em "Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades", livro de Hélio Hintze em lançamento pelas Edições Sesc São Paulo, o autor apresenta uma reflexão sobre os discursos que vêm validando o turismo contemporâneo, analisando a atividade como um importante mecanismo de produção de subjetividade do capitalismo. Para apresentar essa reflexão, foram convidados o autor da obra, Helio Hintze (doutor em Ciências (USP) e coordenador do Observatório do Machismo) e Fabio Alberti Cascino (doutor em educação e pesquisador em educação ambiental). A apresentação e mediação são de Sabrina da Paixão, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Assista:


Realizado em 27 de abril de 2021.


Turismo afrocentrado: rotas diaspóricas no mapa

O reconhecimento do racismo durante as viagens e a adoção de práticas turísticas voltadas para a valorização de narrativas negras sobre a história e a memória dos destinos turísticos são alguns dos elementos importantes nas ações afrocentradas e são o ponto de partida da conversa deste encontro. Para dialogar sobre como essas ações contribuem para a constituição de experiências mais democráticas e para as lutas pela consolidação de tais narrativas pelo turismo, foram convidados Natália Araújo de Oliveira (doutora em Sociologia pela UFRS e pesquisadora sobre as relações entre turismo e racismo) e Carlos Humberto da Silva Filho (diretor-executivo e fundador da Diaspora.Black). A mediação é de Michel Alves Ferreira (doutorando em Tecnologia e Sociedade e membro do coletivo de ativistas e pesquisadores Campus Comum) e a apresentação feita por de Roberta Oliveira dos Santos, assistente de Turismo Social do Sesc São Paulo.

Assista:

Realizado em 20 de maio de 2021.

---

De 21 a 27 de junho, o Turismo Social do Sesc SP participa da Semana Internacional Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, com uma série de atividades virtuais que convidam à fruição e à reflexão sobre o universo das viagens.

Saiba mais sobre o evento