Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc na Semana Internacional de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável

Forte de São João, em Bertioga | Foto: Fotonativa
Forte de São João, em Bertioga | Foto: Fotonativa

De 21 a 27 de junho, o Sesc São Paulo participa da Semana Internacional de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, realizada pela Organização Internacional de Turismo Social – ISTO/OITS, da qual é membro desde 1980. 

Assim como na primeira edição, o evento será totalmente online e pautado nas mudanças e impactos incalculáveis que a Covid-19 gerou para toda a cadeia do turismo: turistas, empresas, trabalhadores, comunidades receptoras, destinações turísticas consolidadas, governos.  

Para o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, a participação da instituição no evento reforça o conceito pelo qual o turismo social se baseia: na democratização do acesso à atividade turística. 

“No caso do Sesc, esse conceito é acompanhado por uma constante reflexão sobre a prática. Com as viagens em grupo impossibilitadas por conta do contexto de pandemia, esse momento de pausa permitiu reforçar as discussões sobre os impactos da ação humana junto às comunidades locais e biomas visitados, assim como experimentar outras formas de deslocamento. A Semana Internacional Turismo para Todos, Solidário e Sustentável reúne algumas dessas iniciativas e propostas, fazendo uso dos meios digitais”, explica. 

A programação preparada pelas unidades do Sesc SP conta com a reexibição de uma série de ações virtuais de Turismo Social oferecidas ao público ao longo do último ano, além de atividades inéditas. São passeios virtuais, bate-papos, palestras, oficinas, guias turísticos virtuais, entre outros formatos. Acompanhe e participe! 

 

Ações inéditas 
 

Turismo Astronômico – Conexões Turísticas
Com Emerson Roberto Perez (astrônomo) e Paulo Sérgio Ramos Filho (turismólogo e guia de turismo) 

Este bate-papo online, realizado pelo Sesc Campinas, apresenta um tipo de turismo que desperta a curiosidade, a imaginação e os conhecimentos sobre tudo que compõe o Universo e o Turismo Astronômico, mostrando um panorama dos observatórios e museus do Brasil, com destaque nos espaços de Campinas, Piracicaba e Americana. 

Quando: 21/06, segunda, das 19h às 20h30 
Onde: Plataforma Zoom (informações para participação em bit.ly/ProgramaçãoSescCampinasJunho)

 

Nos Trilhos da História: Herança da Ferrovia


A ferrovia faz parte da história de várias cidades do Brasil, de diversas pessoas e de suas memórias e em Araraquara esta presença ainda é forte até os dias atuais. A linha férrea passa no meio da cidade e seus sons podem ser ouvidos em diversos bairros. Essa história será contada em um vídeo produzido por profissionais da cidade.    

Quando: 22/6, terça, às 15h 
Onde: Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Araraquara 

 

Turismo e Relações de Trabalho: panoramas e desafios
Lançamento da edição especial da Revista do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

O dossiê “Turismo e relações de trabalho: panoramas e desafios” traz discussões iniciadas em 2019, antes da pandemia que suspendeu as atividades turísticas em todo o mundo, e apresenta diferentes análises sobre este tema tão diverso quanto quanto complexo. Ao propor este debate, o Turismo Social do Sesc SP pretende ecoar a necessidade de reflexão sobre o turismo no presente, cuja importância extravasa o próprio campo desta atividade e nos provoca a refletir sobre nosso contexto atual e sobre os desafios que enfrentamos para o exercício pleno da cidadania. 

A edição especial da Revista do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo apresenta um dossiê com artigos que espelham a amplitude das discussões atuais que perpassam as relações de trabalho no setor turístico, enfocando desde a flexibilização trabalhista, a economia de serviços e o desenvolvimento local, até uma análise sobre a saúde dos trabalhadores no setor.  

Os artigos foram escritos por professores e pesquisadores vinculados a diferentes contextos brasileiros de investigação, como Marcio Pochmann (da Universidade Estadual de Campinas), Diomira Faria (da Universidade Federal de Minas Gerais), Paulo Fernando Meliani (da Universidade do Estado de Santa Catarina), Kerley dos Santos Alves e Rodrigo Meira Martoni (da Universidade Federal de Ouro Preto) e Maíra Fontenele Santana (analista de projetos de economia criativa no Sebrae Nacional). O dossiê traz também a análise da pesquisadora espanhola Daniela Moreno Alarcón para um tema cada vez mais relevante no âmbito do trabalho em turismo: as questões de gênero.  

Participam do debate de lançamento deste número especial: 

• Ernest Cañada, coordenador do Alba Sud, centro de pesquisa catalão especializado em turismo responsável e trabalho digno, que escreveu o prefácio da revista; 

• Rita de Cássia Ariza da Cruz, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo, que escreveu o artigo "Trabalho no turismo: reflexões acerca do caso brasileiro"; 

• Mediação de Angela Teberga, professora da Universidade Federal do Tocantins, que escreveu o artigo "Trabalhadores sem destino: uma análise preliminar dos impactos da pandemia à classe trabalhadora do turismo"; 

• Apresentação de Danilo Praxedes Barboza, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e supervisor da programação socioeducativa do Sesc Consolação, em São Paulo. 

Quando: 22/6, terça, às 16h 
Onde: YouTube do Sesc SP 

 
Camadas da Cidade

Convite a um passeio em vídeo pelo centro de São Paulo por meio de animações que retratam as histórias de ruas importantes do centro de São Paulo: Rua do Glicério e Rua da Glória. O tour virtual revela costumes e transformações ao longo do tempo e propicia reflexões sobre os contextos histórico, cultural, social e seus atravessamentos. 

Quando: 23/06, quarta, às 18h 
Onde: YouTube e redes sociais do Sesc Carmo 

 

Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade - Parte 2

Os mercados municipais de vários municípios do mundo e do Brasil foram e ainda são lugares por meio dos quais conseguimos nos situar e nos definir como pertencentes a um grupo com identidade bastante particular. Ribeirão Preto possui uma história valiosa em torno deste objeto urbano, rico em estímulos olfativos, visuais e gustativos e que há mais de um século faz parte do cotidiano dos moradores do município. Os professores Toni de Souza e Nainora de Freitas apresentam, em vídeo, históricas e curiosidades deste ponto turístico tão adorado pelos ribeirãopretanos. 

Quando: 26/6, sábado, às 10h 
Onde: YouTube do Sesc Ribeirão Preto 

 

Memórias Viajantes

Poesias e ilustrações, inspirados em relatos de viagem de guias turísticos que já atuaram no programa de Turismo Social do Sesc, ganham uma narrativa poética neste vídeo.  
 
Quando: 24/6, quinta, às 17h 
Onde: Facebook e Instagram do Sesc Itaquera 

 

Projeto Brasil Vivo! Cavalhadas de Pirenópolis (GO)

O campo de futebol da cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás, transforma-se, durante alguns dias, numa arena de embate e de gracejo. A arena para onde todo mundo vai para assistir às famosas Cavalhadas nos dias da Festa do Divino e interagir com os personagens dessa encenação. Os cavalos são as figuras centrais do evento. São eles que levam para a batalha os 24 cavaleiros adornados e conduzem os Mascarados, figuras bem-humoradas que usam roupas coloridas e máscaras de papel machê com longos chifres adornados com flores de papel crepom. Para bater um papo sobre esta festa popular, Vandreza Freiria e a fotógrafa Andrea Goldschmidt se encontram com Adail Luiz Cardoso, o Rei Cristão das Cavalhadas, e Tereza Caroline Lôbo, pesquisadora de festas populares.  

Quando: 24/6, quinta, às 19h30 
Onde: YouTube do Sesc Ribeirão Preto 

 

Projeto Brasil Vivo! Caminhos do Divino


Foto: Andrea Goldschmidt


A fotógrafa e diretora Andrea Golschmidt acompanhou a Festa do Divino, em São Luis do Paraitinga, ao longo de 6 anos, registrando imagens, histórias, memórias e afetos. Tudo isso está estampado no filme que revela diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade do Vale do Paraíba.   

O documentário Caminhos do Divino é resultado dessa pesquisa e traz para a tela um recorte das diversas manifestações culturais, tradições e da religiosidade, além de servir como tributo aos "festeiros" e moradores do local, resgatando suas tramas pessoais. 

Onde: na plataforma Sesc Digital
Quando: disponível até julho de 2021 

 

Percursos de memórias e histórias afetivas da cidade de Guarulhos
Com Abílio Ferreira (escritor e jornalista) e Suzy Santos (educadora, historiadora e museóloga)  

Os espaços de memória e histórias afetivas da cidade de Guarulhos são evidenciados neste bate-online realizado pelo Sesc Guarulhos. O ponto de partida são os caminhos, relatos, narrativas e experiências pessoais, com o objetivo de difundir a memória cultural desses personagens que compõem a identidade da cidade. Abílio Ferreira e Suzy Santos traçarão percursos por importantes pontos e possibilidades turísticas da cidade de Guarulhos.  

Quando: 26/06, sábado, das 15h às 17h. Inscrições a partir do dia 15/06 às 14h em sescsp.org.br/inscricoes 
Onde: Plataforma Zoom 

 

Viagem ao pé da letra
Com o jornalista e editor João Correia Filho 

Planejar, traçar roteiros e se inspirar na literatura para conhecer (ou reconhecer) lugares, paisagens, personagens, histórias e "causos" de Piracicaba. A partir da leitura da obra de grandes escritores, esta oficina do Sesc Piracicaba propõe uma nova forma de ver a cidade e seu entorno.  

Quando: 26/06, sábado, às 15h30 
Onde: Plataforma Teams (participe em bit.ly/viagempedaletra

 

Mulheres do Vale – Mulheres guardiãs das tradições

Este é o segundo vídeo da série "Mulheres do Vale" e é um passeio virtual pelo Vale do Café, com destaque para a região de Vassouras e a proposta de apresentar a realidade onde vivem as mulheres que dão continuidade às manifestações como  Jongo, Folia de Reis, Caninha Verde e capoeira. A liderança destas manifestações é predominantemente de homens, porém em alguns casos as mulheres se apresentam como protagonistas ou têm um papel importante na preservação e continuidade destas manifestações. São mulheres oriundas da área rural, mas que migraram para a periferia das cidades a partir do êxodo rural provocado pelo empobrecimento do campo.   

Quando: 26/06, sábado, às 16h 
Onde: Facebook e Instagram do Sesc Santana 

 

Mais viagens virtuais para você:  
 

Guia para se perder em Bertioga

Neste guia de viagem em 16 vídeos, o historiador e guia de turismo Carlos Eduardo de Castro apresenta a cidade de Bertioga e explora alguns dos locais mais interessantes do município, sua importância ambiental e sociocultural. 

Dê o play para se perder em Bertioga, na série de vídeos disponível no YouTube do Sesc Bertioga:  

 

“Candim - Nos Caminhos de Portinari", com a Cia. da Casa Amarela

Uma adaptação produzida da peça homônima, especialmente para a internet, pela Cia da Casa Amarela, com as belíssimas imagens do Museu Casa de Portinari em um passeio pelo universo do desenhista, poeta e artista Cândido Portinari.  

Comece agora seu passeio disponível no YouTube do Sesc Catanduva:  

 

Turismo na Aldeia

O guia turístico indígena Alex Mimbi, também conhecido em idioma guarani como Karai Rembiguay, conduz nossa visita virtual à Aldeia Boa Vista, que desde o início da pandemia permanece fechada para visitação do público. Em quatro episódios, vamos conhecer a aldeia e seus espaços, saber como funciona o turismo de base comunitária, quais são os elementos da cultura Guarani e características da aldeia Boa Vista em Ubatuba, assim como pensar sobre as consequências da pandemia de Covid-19 para estes indígenas e para o turismo na aldeia.  

Acompanhe os episódios disponíveis no YouTube do Sesc Taubaté: 

 

João de Camargo e os Territórios Negros em Sorocaba

Sorocaba possui uma rica história ligada à cultura e aos povos negros. Nesta série documentário, é apresentado o protagonismo negro na cidade por meio da história de João de Camargo, ícone da religiosidade sorocabana, o Clube 28 de Setembro, que foi e é palco importante de agremiação e luta da população da cidade, e o Quilombo Cafundó, referência icônica da comunidade negra de Sorocaba e Região. Os vídeos contam com recursos de acessibilidade: libras e legendagem para surdos e ensurdecidos. 

Assista a os episódios disponíveis no YouTube do Sesc Sorocaba: 

 

Ideias #EmCasaComSesc

Selecionamos também - nesta matéria - bate-papos que envolvem a prática turística focada na diversidade, solidariedade e sustentabilidade, realizados pelo Ideias #EmCasaComSesc, uma iniciativa do Sesc SP de incentivo ao debate e à reflexão.  

Os encontros trazem temas que ampliam a visão tradicional do Turismo como atividade econômica e evidenciam as questões humanas, culturais, sociais e éticas que são fundamentais para o entendimento desse fenômeno tão complexo e tão representativo da contemporaneidade.  
 

Acompanhe a Semana Internacional de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável