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Alimentos da Época: Frutas, Legumes e Verduras do Inverno

A mudança nos padrões alimentares trouxe maus hábitos como um consumo excessivo de alimentos ultraprocessados (refinados e/ou ricos em açúcar, gordura, sódio, aditivos químicos e artificiais). Esses alimentos são baseados sempre nos mesmos ingredientes, gerando monotonia alimentar e empobrecimento nutricional.

Uma boa alimentação é composta por uma variedade de frutas, legumes e verduras. Cada alimento se desenvolve melhor em uma determinada época do ano e consumi-lo na sua safra é vantajoso e traz muitos benefícios como:

:: Disponibilidade de nutrientes: quando colhido na época certa, o alimento tem maior qualidade nutricional, isso se dá devido ao aproveitamento do clima e absorção dos nutrientes presentes no solo;

:: Mais sabor: cultivado na sua época natural, o alimento aproveita o clima e o solo e, consequentemente, desenvolve melhor seu aroma e sabor;

:: Menor preço: os custos da produção serão menores, com menos interferência do produtor e de aditivos que encarecem o produto;

:: Menos agrotóxicos: o alimento cultivado em sua época correta reduz a utilização de pesticidas e agrotóxicos, ajudando a preservar o meio ambiente.

No inverno, a abóbora, a couve e a mandioca são ótimos ingredientes da estação para o preparo de sopas e caldos deliciosos, além de serem fontes de energia e nutrientes!

Dê preferência a alimentos orgânicos e agroecológicos e fique atento a sua hidratação também no inverno. Beba água e aproveite os chás com as ervas da época.

Conheça outros alimentos que estão na safra durante o inverno e invista em sua saúde: 

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