Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Se inspirando e se desafiando

Entre as edições do Inspira: ações para uma vida saudável e do Dia do Desafio de 2021 passou-se um pouco mais de um mês. No Sesc Carmo, estes projetos deixaram um legado de cuidado e movimento que compartilhamos com você por aqui. Em comum, as duas atividades nos fazem lembrar de tirar um tempo para nós, para o nosso corpo e para nossa mente. Deitados de olhos fechados ou em pé se movimentando pela sala, o foco é o nosso bem-estar.
 

INSPIRA: AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

O Concerto Meditativo foi conduzido pela dupla do Som de Cristal com o uso de instrumentos de quartzo que ressoam de forma harmônica. Isto auxilia o alinhamento dos chacras, o equilíbrio das emoções, a qualidade do sono, o relaxamento profundo e a meditação. Nos dias atuais quem não precisa de uma ajudinha para manter o equilíbrio?

Durante o concerto, são utilizadas tigelas, taças, pirâmides e harpas, cada uma com seus sons específicos. A tigela de quartzo, por exemplo, emite uma única nota musical, sendo que quanto maior a tigela mais grave o som. Já as taças ressoam por mais tempo e possuem um som sutil, suas hastes permitem movimentá-las e criar outras possibilidades de sons. As pirâmides são mais complexas, por produzem muitos harmônicos não é possível identificar uma nota musical específica. A harpa é formada por tubos ocos ou maciços sobre uma estrutura de acrílico e assim como as harpas de cordas possuem um som angelical característico.

A combinação desses instrumentos é um convite para relaxar o corpo, esvaziar a mente, acalmar as emoções e pensamentos e se conectar com a sua essência. Os sons são uma ferramenta para o autocuidado escute durante sua prática de yoga, meditação ou quando estiver precisando simplesmente descansar. Mas, antes de dar o play no vídeo, algumas observações:

- Trata-se de um concerto ao vivo e não de uma gravação de estúdio. Assim, você poderá ouvir sons externos durante a transmissão, que às vezes são ruídos;

- Para aproveitar ao máximo o concerto, prepare um espaço reservado onde você possa deitar ou sentar de forma confortável e em que possa não ser interrompido;

- Se puder, use fones de ouvido para uma melhor experiência. Se for daqueles que cobrem toda a orelha, melhor;

- Se você sentir sono e dormir, fique tranquilo! Tá tudo certo. Muitas vezes o corpo pede um nível mais profundo de descanso;

- Quando o concerto terminar, se puder, descanse um pouco para que a energia assente no corpo.
 


DIA DO DESAFIO

Em maio, aconteceu o Dia do Desafio, campanha internacional que tem como intuito promover a prática de atividade física. O Sesc Carmo recebeu Puma Camillê, multiartista, que, a partir da sua vivência na capoeira e na dança vogue, nos mostra como expressar sua essência e sua identidade por meio da expressão corporal.

Em uma aula que une a capoeira e a dança vogue, manifestação da cultura ballroom, Puma apresenta a manifestação popular e a expansão das formas de expressão corporal como meio de existência e resistência. Entrevistado para a dissertação de mestrado da pesquisadora Eduarda Gava Caciatori*, ele contou que a capoeira foi sua principal lente para enxergar o mundo durante muito tempo e que foi por meio dela que se libertou e conseguiu novas perspectivas de vida. Ao mesmo tempo, passou por dificuldades nesses ambientes de aceitar sua sexualidade e precisou lutar contra a homofobia em alguns locais em que convivia.

Também descobrimos, por meio daquela pesquisa, que foi a partir do contato com a comunidade LGBTQIA+ que foi possível para Puma um olhar mais consciente para as problemáticas opressoras que o atingiam, inclusive nos espaços de capoeira. Ele passou a perceber outros corpos e formas de expressão que a capoeira - por ser uma arte ainda muito relacionada aos conceitos de cismasculinidade heterossexual - não costuma abarcar. Seu contato com a dança vogue foi de grande importância neste processo de percepção, inclusive acerca de seu próprio corpo e movimentos.

Puma compreende que a capoeira respeita a diversidade de corpos e formas de se movimentar e estar no mundo. É, portanto, uma forma de vivenciar os processos e a educação como prática da liberdade em uma pedagogia engajada, em prol da emancipação humana (dentro da possibilidade concreta de uma proposta educativa feminista, antirracista, antihomofóbica). E você pode fazer uma aula com ele a qualquer momento dando play no vídeo abaixo!

* CACIATORI, Eduarda Gava. A capoeira entre os fundamentos e movimentos de criação: um estudo sobre cultura, gênero e sexualidades. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, 2021.