Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mulheres do Vale: um passeio virtual que conta a história de mulheres que fizeram - e fazem - a história do Vale do Café

Estação Ferroviária de Barão de Jurupanã, em Vassouras
Estação Ferroviária de Barão de Jurupanã, em Vassouras

Durante a Semana Internacional de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável você vai embarcar na websérie "Mulheres do Vale", que conta a trajetória de mulheres que ajudaram a construir, reconstruir e seguem sendo parte fundamental na história do Vale do Café. Localizado no Vale do Paraíba Sul Fluminense, o Vale é uma região que abriga 15 municípios, entre eles a cidade de Vassouras, a princesinha do café, de onde vem a maioria de nossas personagens.

De Marianna Crioula, Eufrásia Teixeira Leite, Mestre Claudia, Dona Terezinha a Tiza Vidal, as Mulheres do Vale atravessam por diferentes períodos da história, com realidades distintas, mas todas com papéis fundamentais no pioneirismo, na luta pela liberdade, na conservação da memória, na preservação ambiental e no resgate de saberes da região.

O primeiro episódio, as "Mulheres que lutaram pela liberdade", destaca duas mulheres que viveram no século XIX, em situações sociais antagônicas, e que não se conformaram com suas condições de cerceamento de liberdade. Marianna Crioula, negra escravizada, liderou a maior rebelião de escravizados da região e cravou com coragem o seu nome na história. Já Eufrásia Teixeira Leite, sinhá nascida em uma família poderosa, desafiou os entraves da época e tornou-se a primeira mulher brasileira investidora.

Mulheres que lutaram pela liberdade:

 

As "Mulheres guardiãs das tradições", título do segundo episódio, são as grandes protagonistas na preservação e continuidade de manifestações culturais da região como Jongo, Folia de Reis, Caninha Verde e a capoeira.

Mulheres guardiãs das tradições:

 

Remanescente de uma sociedade escravocrata, o ciclo do café também deixou na região um rastro de destruição ambiental, social e econômica. O terceiro e último episódio, as "Mulheres  que recuperam  o Vale do  Café", apresenta Dona Terezinha e Tiza Vidal, que, por meio da arte ancestral dos povos nativos e na releitura de negócios familiares, resgatam os saberes e geram sustentabilidade.

Mulheres  que recuperam  o Vale do Café:

---

Esta programação faz parte da Semana Internacional de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, que acontece online, de 21 a 27 de junho, nas redes do Sesc SP e é realizada pela Organização Internacional de Turismo Social – ISTO/OITS.

Para conhecer a programação completa, acesse: sescsp.org.br/semanaturismoparatodos.